: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Duna Parque Group, em Vila Nova de Milfontes, está a mudar de mãos. Os atuais proprietários estão a transferir as suas participações para o grupo hoteleiro dos Países Baixos, Dormio. Para ficar a conhecer a nova administração que tomará as rédeas do grupo, a Mais Magazine entrevistou Roel de Boer, acionista e CEO da Dormio Resorts & Hotels, com Paul Rodrigues, o novo diretor do Duna Parque Group, e Jan Wiggert Kuijvenhoven, o atual administrador que está a passar o testemunho para a nova empresa.

À esquerda, Ben Suers: co-owner and CCO/Senior Developer Dormio Group; ao centro, Don van Schaik: owner/founder and CEO Dormio Group; à direita, Roel de Boer: co-owner and CEO Dormio Resorts & Hotels

Por que razão a Dormio quer expandir a sua marca para Portugal e porque é que optaram por adquirir o Grupo Duna Parque no Alentejo?

Roel de Boer: A Dormio gostaria de se expandir para Portugal e, mais especificamente, para o Alentejo, porque esperamos que esta área se desenvolva ainda mais em termos turísticos num futuro próximo. Conhecemos muito bem o Duna Parque e, para além de ser um local onde passamos muitas vezes férias, mantemos contacto com o atual proprietário há mais de 18 anos. Vemos no Grupo Duna Parque uma fantástica oportunidade de nos estabelecermos em Portugal e como uma espécie de trampolim para outras localidades do país. Vila Nova de Milfontes, em particular, é uma joia – e quem não gostaria de fazer parte de uma joia destas?

O que nos pode contar sobre a Dormio?

Roel de Boer: Originalmente, a Dormio era uma empresa que desenvolvia empreendimentos turísticos. Foi fundada em 2001 e, a partir de 2011, a Dormio também criou um departamento operacional. Desde então, os parques de férias e hotéis que construímos foram incluídos no nosso portfólio operacional. A Dormio tem três acionistas, todos apaixonados pela profissão, e a hospitalidade é a nossa principal prioridade. Atualmente, a empresa tem cerca de 20 mil camas para alugar, espalhadas por 45 localidades na Europa.

Quais as ambições da Dormio para o seu futuro em geral e para Portugal em particular?

Roel de Boer: A Dormio é uma organização prática, onde os acionistas têm uma mentalidade empreendedora saudável. Atualmente, estamos a construir novos resorts em três locais. Além disso, existem diversos planos de aquisição e expansão de mais unidades. Nesse sentido, vemos Portugal como um fantástico destino de férias, com um povo muito hospitaleiro e uma excelente mentalidade de trabalho. Esta vertente aliada à beleza natural, ao mar, e sem falar nas especialidades culinárias que o país tem para oferecer, leva a que Portugal seja um destino que não pode faltar no portfólio da Dormio.

Como surgiu a ideia de criar o Duna Parque Hotel Group? Por que razão o Alentejo foi o destino eleito para dar asas a este projeto?

JWK: O meu pai, Jan Gerard Kuijvenhoven, trabalhava nos anos 50 do século passado para uma “trading company” de Roterdão, a Internatio Muller, e apaixonou-se por Portugal durante as suas viagens em trabalho. Durante a sua lua de mel acabou por descobrir o Alentejo e Vila Nova de Milfontes.

Qual o motivo que levou a sua família a vender a empresa?

JWK: Foi o sonho dos meus pais. Como eles já não estão cá neste mundo, já não faz o mesmo sentido. Obviamente, colocámos muita coisa na balança antes de tomar esta decisão, mas penso que a empresa chegou a um patamar em que faz mais sentido que a gestão passe a ser feita por um grupo maior. Nos últimos anos, com cerca de 200 funcionários no verão e perto de mil pessoas hospedadas diariamente, chegámos a um ponto em que a nossa integração numa estrutura maior oferecerá melhores garantias para o nosso futuro. Eu tenho acompanhado a empresa Dormio, os seus acionistas, diretores e diversos técnicos, e estou convencido de que o projeto da minha família, os nossos muitos parceiros, hóspedes de longa data e funcionários, ficam bem entregues. A Dormio já é uma referência nos Países Baixos desde que o resort na cidade de Maastricht abriu as suas portas, por ser um empreendimento inovador e de grande qualidade. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer o apoio e confiança que a minha família e eu recebemos durante as últimas décadas (desde 1980). Sem todos eles a nossa viagem nunca teria chegado a este ponto.

Por onde passará o seu futuro em termos profissionais após a venda da empresa?

JWK: Vou continuar ligado à empresa de várias formas. Vou continuar a trabalhar na empresa, na área de desenvolvimento de projetos novos em Portugal, para a Dormio, visto que a empresa tem a ambição de desenvolver mais projetos a nível local e nacional. Alguns empreendimentos e apartamentos da minha família vão estar entregues à exploração da Dormio.

Desde novembro do ano passado, o Paul Rodrigues assumiu a função do Diretor do Duna Parque Group e começámos a trabalhar em conjunto com o Roel de Boer e com os outros técnicos da Dormio, de forma a facilitar a transição da operação em Milfontes. Penso que a escolha do Paul por parte da Dormio foi muito positiva. O Paul Rodrigues, para além de ter muita experiência profissional (Pestana Marraquexe, Penina Golfe e Donna Filipa, no Vale de Lobo), consegue colocar-se bem nas diversas perspetivas sociais e culturais, estabelecendo as pontes necessárias num ambiente cada vez mais internacional.

Quais as razões que levam a que o Duna Parque Hotel Group a ser o local ideal para quem procura pernoitar/relaxar na região do Alentejo?

PR: O Duna Parque Hotel Group é composto por vários tipos de alojamento, como apartamentos e villas, hotéis e também moradias em espaço rural, constituindo uma oferta bastante heterogénea e interessante para os vários tipos de visitantes. Tem hotéis e outros alojamentos junto à praia com uma vista deslumbrante para o mar ou empreendimentos com piscinas exteriores e interiores, sauna, jacuzzi e wellness centre com serviço de massagens, campo de padel e parque infantil.

A alguns quilómetros de Vila Nova de Milfontes, o Duna Parque Hotel Group tem também um pequeno resort com espaçosos quartos na Quinta Da Samoqueirinha, onde existe uma pequena quinta pedagógica com animais: aqui, é possível interagir com todos os animais da quinta e assistir à sua alimentação, diariamente, entre as 10h e as 11h da manhã, sendo especialmente divertido e interessante para famílias com crianças.

Mais para o interior, na Mina de S. Domingos, em Mértola, o grupo hoteleiro tem também um hotel de cinco estrelas, no espaço de um antigo palacete, situado junto à praia fluvial da Tapada Grande, considerada uma das melhores do país.

Do seu ponto de vista, quais as principais valências que o Alentejo, nomeadamente Vila Nova de Milfontes, tem para oferecer a quem por aqui passa?

PR: Há vários fatores que atraem as pessoas ao Alentejo. Muitas vezes, procuram a segurança e a tranquilidade desta região, a comunhão com a natureza e, claro, a gastronomia local. A nível de oferta turística, já existe muito por onde escolher, aproveitando a proximidade do rio e do mar e também toda a paisagem rural. Há várias empresas que organizam passeios pedestres com grupos de pessoas que pretendem conhecer os vários caminhos e percursos da conhecida Rota Vicentina: é uma boa forma de ficar a conhecer o Sudoeste Alentejano. Existem também opções para todos aqueles que apreciam desportos náuticos com oferta de canoagem, surf, kitesurf e wingfoil ou, simplesmente, aproveitar as muitas praias desta parte do Alentejo.

Depois temos a gastronomia local que se pauta pela simplicidade, destacando-se os pratos de arroz de marisco, caldeirada, açorda de marisco, migas à alentejana, amêijoas à Bolhão Pato, entre muitas outras iguarias.

Quais as metas a curto e médio prazo que ambiciona implementar no Duna Parque Hotel Group?

PR: Pretendemos elevar as expetativas e experiências dos nossos clientes, fazendo com que se sintam em casa. Haverá um grande investimento financeiro no que concerne à melhoria das nossas propriedades, começando pelo Duna Parque Beach Club, HS Milfontes Beach Hotel e The Blue Bamboo Hotel, modernizando tanto os alojamentos como os espaços públicos e exteriores.

Ambicionamos ainda realizar uma forte aposta na restauração, implementando um novo conceito no nosso Restaurante Panorâmico, tornando-o mais moderno e atrativo para todos aqueles que nos visitam, proporcionando uma experiência única e inesquecível.

Irá haver uma agregação a nível comercial e de marketing com a empresa mãe, Dormio Resorts & Hotels, contando com o seu “know how” de forma a atrairmos mais clientes internacionais, melhorando o nosso CRM e, consequentemente, os nossos resultados.

A nível de gestão, contando também com a ajuda da Dormio, queremos implementar novos modelos, tornando-a mais profissional e eficaz. Somos um grupo dinâmico e em constante crescimento, procurando sempre atrair novos métodos de gestão de modo a melhorar o nosso desempenho, tendo sempre como objetivo a satisfação, tanto dos nossos clientes, como do staff, já que são eles a verdadeira riqueza da nossa empresa.

O Duna Parque Hotel Group é composto por várias unidades, como:

Duna Parque Beach Club – Complexo turístico com apartamentos e casas com 1 ou 2 quartos, mais indicado para famílias com crianças. Dispõe de jardim com piscina exterior, piscina interior aquecida, sauna, jacuzzi, centro de wellness com massagens, parque infantil e campo de padel.

HS Milfontes Beach – Hotel de 4 estrelas situado em frente à praia. Dispõe de 37 quartos de hotel (alguns dos quais têm jacuzzi), piscina exterior e restaurante.

Quinta da Samoqueirinha- Quartos em espaço rural com piscina exterior e quinta pedagógica.

Alentejo Star Hotel – Localiza-se ao lado da praia do rio, o que torna fácil o desfrutar de uma variedade de desportos aquáticos e caminhadas.

Para relaxar na propriedade, temos uma piscina encantadora, um restaurante elegante e o nosso observatório com um telescópio de alta tecnologia para a visualização das estrelas mais incríveis.

Quinta Moinho de Vento – Quinta com quartos e apartamentos, piscina exterior e court de ténis.

Moinho da Asneira – A primeira unidade hoteleira que deu origem ao Duna Parque Hotel Grupo. Constituído por moradias em espaço rural com uma vista maravilhosa para o Rio Mira. Também tem piscina exterior.

Milfontes Guest House – Embora obedeça ao conceito de “guesthouse”, esta casa oferece todo o conforto aos seus hóspedes, sendo que cada um dos seus quartos tem casa de banho privativa. No jardim tem uma grande piscina coberta e um jacuzzi, que os hóspedes podem aproveitar ao longo de todo o ano.

Para além destas unidades principais, o grupo hoteleiro tem ainda vários alojamentos em Milfontes com quartos e/ou apartamentos, sempre com o intuito de agradar a todos os gostos e proporcionar boas experiências no Sudoeste Alentejano.