: Mais Magazine:: Comentários: 0

Miguel Melo, Administrador da MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO, faz um balanço destes 25 anos de liderança no comércio de peças automóveis em Portugal.

Inserida no GRUPO MCOUTINHO, a MCOUTINHO PEÇAS celebra este ano o seu 25º aniversário. Nesse sentido, qual a análise que faz do percurso percorrido pela empresa até ao momento.

A MCOUTINHO PEÇAS, ao celebrar o seu 25º aniversário, realiza uma reflexão profunda sobre o percurso de duas décadas e meia dedicadas ao setor do comércio de peças automóvel em Portugal. Este marco representa não apenas uma conquista temporal, mas também um testemunho do comprometimento da empresa com a excelência e a satisfação dos seus Clientes. Ao longo destes anos, a MCOUTINHO PEÇAS consolidou a sua posição como uma referência no fornecimento de peças automóvel, destacando-se pela qualidade dos produtos e pela eficiência dos serviços oferecidos. O compromisso com padrões elevados de profissionalismo e integridade contribuiu para a construção de relações sólidas com Parceiros e Clientes, estabelecendo um legado de confiança no mercado. A MCOUTINHO PEÇAS surge no mercado em 1999 com um modelo de negócio disruptivo. A inovação é parte integrante do ADN, e a capacidade de criar disrupção no mercado levou a que a MCOUTINHO PEÇAS entrasse no negócio de peças Aftermarket, com a aquisição da AZ AUTO em 2009. A celebração do 25º Aniversário não é apenas uma ocasião para reconhecimento, é também um motivo para reforçar o compromisso com a evolução sistemática, o que sempre permitiu à MCOUTINHO PEÇAS antecipar as tendências de mercado, aprimorando constantemente os seus serviços, mantendo-se na vanguarda das exigências do setor automóvel. Este é um momento para expressar gratidão a todos os colaboradores, Clientes e parceiros que contribuíram para o sucesso da empresa ao longo destes anos e com quem contamos para os desafios e oportunidades que o futuro reserva.

Miguel Melo, Administrador da MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO

Quais os serviços que a MCOUTI-NHO PEÇAS+AZ AUTO disponibiliza aos seus clientes, nomeadamente ao nível do Aftermarket?

A AZ AUTO destaca-se como uma empresa que valoriza verdadeiramente o ne-gócio no setor de Aftermarket, ao integrar e selecionar cuidadosamente marcas que oferecem produtos de qualidade original (OE) no canal do mercado independente. De forma transversal, entre os negócios MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO, são vários os serviços disponibilizados aos nossos Clientes, de quadrantes totalmente díspares: uns totalmente tecnológicos, e outros com suporte totalmente humano. Diariamente, a MCOUTINHO PE-ÇAS+AZ AUTO desenvolve e põe em prática estes serviços. De forma sucinta, e para destacar apenas 2, chamamos a especial atenção para a nossa webshop, e aproveitamos a oportunidade para anunciar que será lançado dentro de dias um portal novo, com funcionalidades diferenciadoras. Por outro lado, destaca-se o serviço de acompanhamento comercial, ao qual é prestada particular atenção – a MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO tem uma equipa de Gestores de Cliente altamente bem formada, dinâmica e com uma capacidade extraordinária de acompanhamento dos nossos Clientes. A estes serviços, junta-se o Call Center, a Logística, as equipas internas de Gestão de Produto, Gestão de Marca, entre outras. Esta sinergia resulta naquilo que a MCOU-TINHO PEÇAS+AZ AUTO é especialista, aquilo que faz parte do seu ADN e que é um objetivo permanente: prestar um serviço de excelência aos nossos Clientes.

De que forma a MCOUTINHO PE-ÇAS+AZ AUTO tem procurado fazer a diferença num mercado cada vez mais competitivo?

A MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO é reconhecida no mercado por possuir uma abordagem muito proativa e focada nas necessidades do Cliente. Pode ser destacado o investimento em desenvolvimentos tecnológicos personalizados, que permite à MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO competir num mercado automóvel em constante evolução. Um bom exemplo é o lançamento do novo Portal Peças, que num futuro muito próximo, colocará a empresa ainda mais próxima dos seus Clientes e permitirá uma maior autonomia, maior produtividade e maior enfoque para o dia a dia dos seus negócios. Na mesma linha de pensamento, a oferta de soluções integradas reforça a posição da MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO como um parceiro diferenciador, confiável e líder no setor de distribuição de peças automóvel. A MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO tem desenvolvido soluções diferenciadoras que são reconhecidas pelos seus Clientes. O portfólio de marcas, aliado a uma grande variedade de stock, tem sido um dos principais fatores que tem permitido crescer ano após ano.

Segundo as informações que obtivemos, a MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO está neste momento a alargar o seu portefólio de marcas. O que nos pode adiantar sobre este assunto?

De facto, a MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO está a expandir o seu portefólio de marcas. Este é um passo estratégico que visa atender à crescente procura e às ne-cessidades específicas dos nossos Clientes. No final de 2023, a AZ AUTO incorporou duas marcas novas: a RUFRE (que oferece soluções de injeção) e a ZF (fabricante de caixas de velocidades automáticas).A MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO está constantemente em busca de novas parcerias e marcas de qualidade, alinhadas com a missão de fornecer um serviço de excelência aos nossos Clientes. Ao longo dos próximos meses, perspetivamos comunicar a entrada de novas marcas e gamas no nosso portefólio, começando já em fevereiro com o relançamento em Portugal da marca RUVILLE.

Outra das novidades será a abertura de um novo armazém. Porque decidiram dar esse passo e o que irá acrescentar à empresa?

A abertura de um novo armazém faz parte da estratégia de expansão e melhoria contínua da logística da MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO. Esta decisão permite responder às necessidades de espaço decorrentes do crescimento do portefólio de marcas e da recente incorporação como placa Distrigo. Com esta expansão, a MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO também está preparada para futuros desafios e oportunidades de mercado. O novo armazém é um passo importante na trajetória de crescimento sustentável das empresas, reforçando o compromisso de fornecer um serviço de excelência aos Cliente.

Por fim, que desafios antevê para o futuro do setor e de que forma a MCOU-TINHO PEÇAS+AZ AUTO se está a preparar para dar uma resposta à altura?

A indústria automóvel está em profunda transformação. Várias disrupções estão a acontecer no mercado, nomeadamente relacionadas com a mobilidade, a transição de motores a combustão para motores elétricos, a introdução de viaturas autónomas, e a telemática e Internet das Coisas. O facto de a média do parque automóvel ser de cerca de 13 anos, o que poderia permitir um adiamento no impacto do negócio de peças, não tira o foco da MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO se adaptar às mudanças que previsivelmente irão trazer ao sector. Ao nível do mercado de distribuição de peças auto em particular, é expectável que se mantenha a tendência de consolidação e crescente competição. Neste mundo de profunda incerteza em que as empresas operam, é essencial que as organizações estejam preparadas para as mudanças que surjam no mercado. A MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO tem-se destacado ao longo dos anos pela sua capacidade de inovação e transformação. Para o efeito, a MCOUTINHO PEÇAS+AZ AUTO tem o foco em ler constantemente o mercado, o que permite detectar e agarrar oportunidades, reconfigurando recursos e capacidades. A combinação entre agilidade e ganhos de eficiência permitem à MCOU-TINHO PEÇAS+AZ AUTO destacar-se no mercado, oferecendo produtos e serviços únicos. Esta oferta só é possível graças a uma equipa dinâmica, altamente qualificada e focada, o permanente desenvolvimento inhouse de soluções tecnológicas, totalmente orientadas para este mercado, uma oferta integrada e crescente de peças originais e de aftermarket, uma logística de referência e em constante transformação, e o aprofundamento e fortalecimento de parcerias estratégicas. É esta combinação única que permitirá à MCOUTINHO PE-ÇAS+AZ AUTO oferecer uma qualidade de serviço imbatível, e continuar a ser reconhecida como A Referência nas Peças.