: Mais Magazine:: Comentários: 0

O 1º Encontro Nacional da Cor tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Cor, contribuindo para a literacia da cor junto da comunidade em geral. É organizado pela Associação Portuguesa da Cor (APCor), em parceria com a Arte Central e a Magjacol. Dirige-se a professores, artistas, designers, arquitetos, investigadores e a outras pessoas interessadas no tema.


O Dia Internacional da Cor, celebrado anualmente a 21 de março, nasceu por iniciativa da Associação Portuguesa da Cor e foi instituído internacionalmente em 2009 pela International Colour Association, representante de associações nacionais da cor em mais de 30 países. O Encontro de 23 de março será dinamizado através de palestras, workshops práticos e uma mesa redonda, sempre em alusão ao tema da cor, e funcionará também como uma formação acreditada para professores. As crianças também poderão participar através da intervenção num painel colaborativo, numa atividade contínua durante todo o dia.

A sessão de abertura conta com a presença de Maria João Durão, fundadora da APCor, que fará a apresentação de uma publicação inédita sobre o Dia Internacional da Cor. As palestras serão realizadas por especialistas em diversas áreas, nomeadamente Miguel Neiva (ColorADD), Filipa Santos (arquiteta), Rui Vasques (Live With Earth), Margarida Ribeiro (Studio Immagine), Maria Gaspar (Magjacol) e Sílvia Louro Santos (arquiteta de interiores). A mesa redonda, moderada por Wiliam Cantú (professor e investigador na área das artes e da cultura), contará com a presença de Rosa Alice Branco (poetisa), Maria João Durão (artista e investigadora em cor) e Verónica Conte (investigadora em cor e design). Os workshops ficarão a cargo se Susan Fischer (Unbox.Color), Filipa Rodrigues (professora e investigadora em artes e educação), Luísa Martinez (arquiteta, investigadora, e especialista em cor e ambientes), Marta Ornelas (Arte Central) e Ricardo Guerreiro Campos (professor, artista, investigador e performer).

O Encontro tem o apoio das seguintes entidades: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Junta de Freguesia do Lumiar, Associação para Formação ATEXXI, Faber-Castell, Edding, Fabriano, Pébéo, IADE – Universidade Europeia.