: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior presente na região de Leiria e Oeste através das suas 5 escolas e 15 unidades de investigação localizadas em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande, e dois núcleos de formação em Torres Vedras e Pombal. Disponibiliza formação de qualidade e orientada para o mercado de trabalho nas áreas de Artes e Design, Ciência e Tecnologia do Mar, Ciências Empresariais e Jurídicas, Educação e Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, Saúde e Desporto, e Turismo.

Com um universo de 14.500 estudantes, promove atualmente cerca de 50 cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), 45 licenciaturas, mais de 90 cursos de mestrado e pós-graduação, e dois doutoramentos em associação. O Politécnico de Leiria procura desenvolver formação, investigação e inovação que capacitem os cidadãos com competências relevantes para a sociedade e com impacto no desenvolvimento sustentável da região de Leiria e Oeste, mas também a nível nacional e global. Através da Universidade Europeia RUN–EU, liderada pelo Politécnico de Leiria nos últimos três anos, contribui para o reforço da identidade europeia suportada pela inovação e pelo conhecimento, destacando-se a inovação pedagógica, os percursos curriculares flexíveis, a qualificação avançada, bem como a criação de European Degrees. Têm sido inúmeros os reconhecimentos nacionais e internacionais recebidos. Destaca-se a certificação máxima “Healthy Campus”, atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), um programa destinado à promoção e estilos de vida saudável e ativa nas comunidades académicas, alinhado com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Mais recentemente, obteve o selo de “Excelência Alimentação Saudável”, o selo de qualidade “Academia Voluntária” e o selo “Estudante-Atleta” no Ensino Superior, este último atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Ao nível da investigação, a estratégia passa por uma busca contínua por soluções sustentáveis e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, que possam impactar o tecido empresarial e a sociedade em geral. Pretende-se fortalecer as parcerias com a indústria, fomentar a interdisciplinaridade, promover a formação e retenção de jovens talentos, capacitando e preparando os estudantes para enfrentarem os desafios globais. O Politécnico de Leiria tem hoje as condições necessárias para se afirmar como uma Universidade plena, sem perder a sua génese atual nem abandonar, naturalmente, o ensino politécnico, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei.

Em outubro de 2023, foram submetidos para avaliação dois novos doutoramentos na área da transformação digital para a indústria e na área das ciências de dados para a sustentabilidade, encontrando-se mais dois programas doutorais em processo de submissão. No futuro, a criação da Universidade aumentará a perceção social da relevância e qualidade do ensino superior na região de Leiria e Oeste, contribuindo para inverter a tendência de êxodo de jovens para universidades de distritos limítrofes e a fixação de mais talento e de mais financiamento competitivo, essenciais para a afirmação do território a nível nacional e internacional.