No próximo sábado, dia 16, um evento em Braga, que reúne prova de vinhos com cerca de 20 produtores, uma prova “às cegas” e passatempos, marcará o décimo aniversário de um grupo de enófilos que tem marcado o panorama vínico nacional.
São 10 anos de tours vínicos, muitas provas cegas e eventos. A Associação “Cegos Por Provas” organiza no próximo sábado dia, 16, entre as 15 e as 20 horas, no restaurante Delicatum, em Braga (Rua da Universidade, 12), o evento comemorativo do 10º aniversário deste grupo de enófilos que surgiu com base na paixão que os seus membros tinham pelo vinho, pelo conhecimento e pela descoberta, às cegas, dos sabores e saberes que a partilha de experiências à volta do vinho permite.
Para Carlos Ramos, um dos fundadores, “desde a partilha do conhecimento até à organização de eventos, sempre pretendemos marcar a diferença com a organização de provas cegas, que permitem a discussão e partilha de conhecimentos e o dar a conhecer as castas e sabores de Portugal e o mundo, daí termos organizados provas temáticas, seja por castas ou regiões, um pouco por todo o país”.
Para comemorar este décimo aniversário, organizam no próximo sábado, dia 16 de dezembro, em Braga, um evento onde reúnem cerca de 20 produtores – alguns dos que mais os acarinharam – permitindo a todos a prova de vinhos, e organizando passatempos e, claro, uma didática e pequena prova “às cegas”.
Do Algarve (Marchalégua) aos Vinhos Verdes (Sem Igual, os Vinhos do António Sousa, por exemplo), e passando pelo Alentejo (XXVI Talhas), Lisboa(Joaquim Arnaud), Dão (Quinta dos Roques), Bairrada (Mário Sergio), Beira Interior (Quinta da Biaia), Douro (Pormenor, Quinta do Infantado) até à Madeira (vinho Ilha), haverá muitas oportunidades de quem passar pelo evento conhecer o país vínico e conviver com outros enófilos!
Os bilhetes estarão em em pré-venda – 20 € com direito a 2 petiscos + oferta do copo de prova edição comemorativa do 10º aniversário sendo que no dia do evento, o custo será 20€ sem petiscos (mas com o copo na mesma), As inscrições fazem-se com envio do comprovativo de pagamento para : info@cegosporprovas.pt que pode ser efetuado por MBWay : 912164152 ou IBAN. : PT50 0007 0435 0003 1914 8003 2
Sigam o evento para mais pormenores – https://fb.me/e/3i5EyZkgA
Os “Cegos por Provas” são uma associação formada por um grupo de 11 enófilos dedicados, espalhados um pouco por todo o país (Porto, Lisboa, Algarve, Coimbra e Açores), que desde há mais de oito anos se vem afirmando como um dos maiores veículos de catalisação de todos os interessados e apaixonados pelo mundo do vinho, e de fomento da cultura vínica nacional.
A sua história começou em 2013 e, desde então, já têm mais de 12.000 membros que acompanham através deste grupo notícias, partilhas, eventos e tudo o que gira em torno do vinho, dos produtores e do panorama vínico nacional.
Realizam “provas cegas” de vinhos, promovem visitas a produtores, organizam palestras e debates sobre o vinho, gerem o grupo e a respectiva página do Facebook, bem como a conta de Instagram e o canal de YouTube e, através do site do grupo, desenvolvem artigos de opinião, notas de prova e crónicas vínicas que alimentam uma base de dados, já bastante alargada e ao alcance de todos.
Para além da participação regular de vários dos seus membros como júri em concursos de vinhos, nacionais e internacionais, os “Cegos Por Provas” têm-se destacado também na organização de eventos vínicos, com destaque para o “Tavira os dias do vinho“, uma feira de vinhos que, durante 3 dias, vem sendo realizada nesta cidade desde 2018 com a presença, em cada edição, de mais de 40 produtores.
Apaixonados desde a primeira hora pelos vinhos dos Açores, têm participado também no “Wine in Azores”, no qual organizam o concurso “Best Wine in Azores” e a “Prova Cega de Brancos dos Açores“, evento este que, na sua última edição (2019), contou com a maior presença simultânea, até hoje, de vinhos autóctones açorianos.
Durante o confinamento, entre outras iniciativas levadas a cabo através de canais digitais, realizaram o “Cegos por Regiões”, programa no qual, de uma forma descontraída e com a intervenção activa de dezenas de pessoas, entrevistaram enólogos e outras personalidades do universo vínico, tendo sido pioneiros no uso, no âmbito dos circuitos comunicacionais, do live online, como ferramenta de comunicação entre enófilos, produtores, enólogos e outros profissionais do mundo do vinho, nesse período particularmente difícil para todos.
Face à larga experiência angariada com o desenvolvimento destas actividades, estão disponíveis para assegurar a cobertura, acompanhamento e divulgação de eventos, provas e encontros, nos quais a temática do vinho, do enoturismo ou de outros assuntos relacionados estejam patentes.