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A Doolibar é uma empresa reconhecida nos quatro cantos do mundo pela qualidade e excelência dos seus produtos. Em entrevista à Mais Magazine, Luís Mila (CEO), revela mais detalhes sobre o mais recente lançamento: o Azeite Gaiato.

Luís Mila sempre demonstrou um enorme interesse pela indústria oleica. Foi precisamente no momento em que se começou a dar ênfase à cultura internacional do Azeite Virgem Extra, bem como à sua qualidade que Luís vislumbrou a oportunidade perfeita para adicionar à área à qual todas as gerações da sua família se haviam dedicado, a sua visão do mundo dos negócios e deste mercado, em particular.

Assim, em 2019, nasce a Doolibar, no concelho de Macedo de Cavaleiros, com o intuito de oferecer azeites e óleos alimentares de elevada qualidade, produzidos com excelência e com capacidade para superar as expetativas dos consumidores.

Atualmente, a Doolibar dedica-se a 4 grandes áreas de atividade: o azeite, os óleos alimentares, o embalamento e a produção de biodiesel e, para além de Portugal, está presente em Espanha, na Colômbia e agora também nos Estados Unidos da América (EUA). Relativamente a este último, Luís Mila não esquece o orgulho que sentiu quando viu o seu produto ser publicitado em Times Square (Nova Iorque), “foi, sem dúvida, um momento que nunca irei esquecer na minha vida empresarial, uma surpresa feita pelo nosso parceiro que patrocinou uma marca transmontana na praça onde se encontram as melhores marcas do mundo”.

No que às marcas diz respeito, de realçar a Olvila, o Flor e, mais recentemente, o Gaiato.

Quanto à primeira, a Olvila, trata-se de uma marca de óleos alimentares que se destaca devido à qualidade e variedade dos seus produtos que são produzidos segundo os mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar, garantindo que os clientes possam desfrutar de alimentos saudáveis e saborosos, oferecendo, assim, uma vasta gama de opções de óleos alimentares, incluindo: Óleo de Girassol, Óleo de Sementes, Óleo de Alto Rendimento e o famoso Tempero Português.

No que concerne ao Azeite Flor, este tem como missão levar azeites excecionais para a mesa dos amantes da gastronomia, oferecendo-lhe a pureza e a qualidade que merecem em cada garrafa Flor. Esta marca oferece uma linha distinta de azeites de alta qualidade, cada um com caraterísticas e sabores únicos. Até ao momento, são três as variedades de azeite: Azeite Virgem, Azeite Virgem Extra e Azeite Clássico.

O novo lançamento: Azeite Gaiato

O Lagar do Gaiato foi a mais recente adição à empresa que permitiu levar a produção do azeite para um patamar mais elevado, oferecendo um produto ainda mais autêntico e saboroso aos seus consumidores. A partir deste lagar é possível ter um maior controlo sobre todo o processo de produção, desde a colheita das azeitonas até ao engarrafamento do azei-te; garantir uma maior qualidade, uma vez que este lagar é equipado com as mais avançadas técnicas de extração de azeite, permitindo manter o sabor e os benefícios nutricionais das azeitonas em cada gota do azeite; e beneficiar das melhores condições para a produção, sobretudo ao nível do solo e do clima, sendo que até ao momento possuem uma plantação de 14 mil oliveiras que permitem produzir azeite de alta qualidade de forma sustentável e responsável.

Nesta marca está a ser implementada a grande distribuição com o objetivo de levar um pouco de Trás-os-Montes às grandes superfícies comerciais, isto porque se verificou que esta zona não se encon-trava representada a grande escala nas estantes dos supermercados nacionais. Pelo contrário, cerca de 92% deste mercado é representado por empresas do sul do país.

Posto isto, o Azeite Gaiato já se encontra à ven-da no continente americano e também no africano, com o azeito de primeiro preço – Azeite Gaiato Clás-sico. Em contrapartida, em Portugal, serão lançadas em dezembro as primeiras unidades para o mercado com uma edição especial do Azeite Gaiato – 1934 – para comemorar a renovação total que foi feita na quinta, sendo essa a data que simboliza o primeiro ano em que laborou o lagar que a empresa adquiriu e renovou para ser o cerne da marca. “Esperamos dar a oportunidade às pessoas para que neste Natal possam cear com uma garrafa de Azeite Gaiato à mesa”, refere Luís Mila.

O compromisso com o meio ambiente

Neste momento o departamento de I+D+I da Doo-libar está a tentar melhorar alguns processos no lagar, uma vez que, segundo o entrevistado, existem muitos subprodutos que poderiam ser aproveitados no olival ou até mesmo como biomassa. Concomitantemente, está a ser estudada a hipótese de produção das suas próprias embalagens de plástico 100% reciclado. “O nosso objetivo principal é poupar mais o planeta do que o estragar com a nossa indústria”, sublinha o CEO. Em suma, o grupo DOOLIBAR SGPS pretende ser ecologicamente sustentável, fazendo o cálculo da sua pegada em cada processo e plantar olival até que o saldo ecológico esteja a seu favor.