Segundo o ranking de Xangai, onde são analisados cerca de 2500 instituição de ensino superior em todo o mundo, existem 6 universidades portuguesas que figuram no top1000 e 5 no top500. As universidades do Porto e Lisboa foram as que alcançaram melhores resultados, estando presentes entre as 300 melhores universidades de todo o mundo. A instituição da cidade invicta manteve o patamar que alcançou no ano passado, destacando-se na área da ciência e tecnologia alimentar, ao passo que a universidade da capital portuguesa se destacou nas áreas da engenharia naval e oceânica, na qual atingiu o sexto lugar do ranking. Já a Universidade de Coimbra consegui, este ano, entrar no top500 deste ranking, ao lado da Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, esta última que já ocupa este patamar desde 2021. A última universidade em Portugal que marcam presença neste ranking, entre o top1000, é a Universidade Nova de Lisboa, que caiu de posição, estando agora classificada entre os lugares 600 e 700.
Salientar ainda que o ranking continua a ser dominado por instituições de ensino superior americanas e britânicas, sendo a Universidade de Harvard considerada a melhor do mundo, seguida pela de Stanford. A melhor universidade europeia aparece em 4ª lugar, a Universidade de Cambridge. A primeira fora da esfera anglo-saxónica é a de Paris.
O Ranking de Xangai pondera fatores como o número de alunos, vencedores de prémios Nobel, número de citações e artigos publicados nas principais revistas científicas.