: Mais Magazine:: Comentários: 0

Vila Viçosa é conhecida como a “Princesa do Alentejo”. Apesar de pequena, é uma das mais preciosas e encantadoras jóias do Alentejo, uma “vila-museu”.

Deve-se o nome Vila Viçosa à fertilidade dos solos e aos encantos do seu território. Esta vila alentejana é a terra de uma das mais ilustres poetisas portuguesas, Florbela Espanca. A autora escreveu extraordinárias obras de arte da nossa literatura e foi pioneira do movimento feminista em Portugal. Conseguiu levar longe o então desconhecido nome da povoação.

Vila Viçosa é uma vila cheia de História, com um património riquíssimo e invejável criado pelo Homem ao longo dos séculos. Foi e continua a ser a Natureza que providencia a matéria-prima para a criação de variadíssimas peças de rochas decorativas. O destaque vai para o mármore, que há muito tempo tem um papel fundamental na economia do concelho.

O mármore da região, de qualidade superior e conhecido internacionalmente, abunda na região e é explorado e extraído das cerca de 160 pedreiras existentes. Um dos primeiros lugares a visitar em Vila Viçosa deverá ser, portanto, uma destas pedreiras. Assim perceberá como esta rocha é em bruto e como, depois de muito trabalho, chega até nós plena de beleza nas mais inesperadas formas. Mas, primeiro, vamos conhecer a origem da vila.