: Mais Magazine:: Comentários: 0

A cidade de Portimão, todos os anos, é um destino de excelência para todos aqueles que gostam de praia, calor e mar. Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, falou à Mais Magazine sobre o trabalho desenvolvido durante a sua presidência e as expectativas para este verão.

Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão

Presidente da Câmara Municipal de Portimão desde outubro de 2013, o que é que já conseguiu concretizar?

A grande prioridade ao longo deste período tem sido recuperar a estabilidade económica e financeira do Município, que quando tomei posse era um dos mais endividados do país. Tem sido um processo difícil, mas posso afirmar que a resolução desse problema é um dos motivos que mais me deixa orgulhosa, quando faço um balanço desta década de gestão autárquica. Essa estratégia vem-nos permitindo recuperar, de forma sustentada, a capacidade de investir e de lançar projetos de recuperação e requalificação do espaço público, construção de habitação social, novas vias rodoviárias e novos espaços verdes, concretizando em paralelo outra das prioridades, que passa por acabar com as barracas no centro da cidade. Também devo realçar a aposta na videovigilância da Praia da Rocha, que é a primeira estância turística portuguesa com esta importante resposta, já implementada na sua plenitude. A nossa política municipal tem uma meta simples: estar sempre ao lado dos portimonenses e conseguir perceber os seus anseios e necessidades, mesmo nos momentos mais penosos, como foi o caso da Covid-19, quando conseguimos erguer uma resposta espetacular, mesmo a nível nacional. Em suma, o meu maior objetivo é deixar uma Câmara de contas certas e com capacidade de investir.

Portimão é conhecido pela beleza das suas praias, de que são exemplos a Praia da Rocha e a Praia dos Três Castelos. Que outros locais, considera serem de visita obrigatória?

O centro da cidade e a zona ribeirinha são espaços cheios de pontos de interesse para quem nos visita, com inúmeras propostas ao nível do comércio local e da restauração .Além disso, temos equipamentos culturais e desportivos de referência, com o Museu de Portimão, a Biblioteca Municipal, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Portimão Arena ou o Autódromo Internacional do Algarve, sem esquecer a grandiosidade dos edifícios religiosos, como a Igreja do Colégio ou as Igrejas Matriz de Portimão e de Alvor. Mas o concelho possui muitos outros pontos altos, da tipicidade da vila piscatória de Alvor, famosa pela sua animação noturna, até à ruralidade da Mexilhoeira Grande, em pleno barrocal algarvio.

Sendo o turismo a vossa principal atividade económica, principalmente nesta altura, quais são as expectativas para este ano?

As informações que disponho apontam para uma ocupação hoteleira elevada, com diversas unidades esgotadas até setembro. Depois da complicada fase resultante da Covid-19, verifica-se uma gradual recuperação das taxas de ocupação e o setor turístico vem registando um significativo aumento da procura, aos níveis pré-pandemia.

Um dos maiores desafios enfrentados pelo Algarve desde sempre é a questão da sazonalidade. De que forma procuram combatê-la?

Diversificando a nossa estrutura económica com projetos como o Autódromo Internacional do Algarve, que recebe testes das principais marcas do desporto motorizado e grandes eventos ao longo do ano. Por outro lado, e entre outros projetos em carteira, está a ganhar forma a criação de um novo campus académico em Portimão, pensado para atrair mais alunos e professores à cidade, numa aposta clara entre o Município e a Universidade do Algarve, o que possibilitará novas oportunidades em termos de empregabilidade duradoira.

Afro Nation, Rolling Loud e MEO XL Games World são alguns dos eventos a não perder em Portimão nos próximos tempos. Conte-nos mais sobre os mesmos e, se for o caso, destaque outros programas previstos na agenda cultural para este verão.

Os dois festivais internacionais de música voltaram a atrair à Praia da Rocha largas dezenas de milhares de fans e tiveram um forte impacto na economia local e na projeção de Portimão além-fronteiras. Quanto ao MEO XL Games World, que se realizará de 28 de setembro a 1 de outubro no Portimão Arena, tem por base as novidades dos videojogos e os principais lançamentos da Nintendo, PlayStation ou Xbox, os quais poderão ser experimentados em primeira mão. Permitam-me destacar mais uma edição do popular Festival da Sardinha, agendada para o período entre 1 e 6 de agosto na zona ribeirinha de Portimão, marcado por noites de boa comida e animação musical com Carlão, Áurea, André Sardet, Virgul, Cuca Roseta e Tony Carreira, merecendo referência especial a descarga da sardinha que terá lugar na tarde do dia 1. Antes, sublinho o regresso a Portimão da exposição com os trabalhos vencedores da World Press Photo 2023, o maior concurso de fotojornalismo do mundo, que poderão ser apreciados na antiga Lota e zona envolvente a partir de 27 de julho e até 15 de agosto .Por fim, o Portimão Arena recebe mais uma edição da International Masters Futsal, que de 22 a 27 de agosto juntará as equipas que discutiram a mais recente Final four da Liga dos Campeões (Palma Futsal, Sporting, Benfica e Anderlecht Futsal), ao Kairat Almaty e ao SC Braga, o que garante jogos de elevado nível competitivo.

Em termos futuros, como é que vê o concelho de Portimão? Enquanto presidente, que metas ainda espera alcançar?

O nosso sonho é contribuirmos para um município onde as pessoas gostem de viver, que seja amigo do ambiente e que proporcione respostas eficazes e equipamentos sustentáveis, no sentido de proporcionar a qualidade de vida da comunidade e de quem nos visita. Tudo isto, porque é bom viver em Portimão!