: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundado em 2001, o Colégio Novo da Maia nasceu de uma forte vontade de inovar na educação. Atualmente, com cerca de 1350 alunos, desde a creche aos diferentes cursos científico-humanísticos do ensino secundário, o CNM procurou, desde sempre, responder às expectativas da sua comunidade educativa, com o propósito de deixar uma pegada educacional no mundo, pelos valores, pelas metodologias e pela visão da capacidade dos educadores e professores, na construção de um mundo melhor!

Em tempos de incerteza, o CNM apresenta uma ação educativa disruptiva, através de um ensino inovador, visionário e inclusivo, onde as crianças, jovens, docentes e não docentes vivem numa verdadeira comunidade de aprendizagem, desenvolvem os seus talentos e são felizes. É com base nesta ação que desenvolvemos uma cultura empreendedora pela descoberta das aprendizagens, através da soma das hard skills, num ensino rigoroso e de excelência, e das soft skills, pelo saber ser em comunidade, agregando-as nas power skills para a resolução de problemas, tomada de decisões inteligentes, saber comunicar, desenvolver a autorregulação, saber colaborar e desenvolver a capacidade de uma visão criativa e resiliente. Assim, procuramos operacionalizar estratégias diferenciadoras em cada uma das áreas curriculares, promovemos uma clara articulação interdisciplinar assente na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e delineamos uma matriz curricular ambiciosa pela integração da Filosofia, da Expressão Dramática, da Ciência Política, da Literacia Financeira, Musical e Artística, da Língua Inglesa através da certificação Cambridge, de uma Educação para a Sustentabilidade, de um Ensino Experimental das Ciências, na Educação para a Saúde, na Robótica e Multimédia, na Mat+ e PT+, na Skills 4Life, no Projeto A+ pela sua interdisciplinaridade e do Projeto B.U+ na esfera do desenvolvimento pessoal. Consideramos que, com esta filosofia educacional, estamos a ajudar os nossos alunos a tornarem-se cidadãos conscientes do seu papel no mundo e capazes de pensar em soluções inovadoras, com rigor científico, que colocam em prática os valores que, afincadamente, defendemos: responsabilidade; liberdade; solidariedade; excelência; empreendedorismo; inovação; confiança; superação; paixão; compromisso; compaixão. Os alunos do CNM podem, ainda, obter uma dupla certificação do Ensino Secundário Português e Norte-Americano, ao participarem no programa Diploma Dual / High School Diploma.

Caminhar em conjunto

O Colégio Novo da Maia acredita que os seus resultados são um reflexo de um trabalho consolidado e que, naturalmente, surgem como consequência do acompanhamento diário e individualizado que todos fazemos desde as primeiras valências de ensino ao culminar da escolaridade obrigatória. Temos a noção de que os nossos alunos têm objetivos pessoais e académicos a cumprir, e ajudámo-los, inclusivamente, a pensar em estratégias que possam orientar esse caminho, tendo ao seu dispor uma equipa multidisciplinar e de orientação vocacional. Com as famílias, proporcionamos momentos de partilha, discussão e reflexão com profissionais de saúde e bem-estar, na procura das melhores estratégias para uma parentalidade consciente e positiva.

Uma Happy School e um Happy Place to Work

O corpo docente destaca-se pelo sentido de pertença à instituição, pela forte noção de interajuda e pela motivação com que assume cada uma das suas funções. Procuramos que cada professor encontre nesta instituição um projeto com o qual se identifique e com que possa transformar a vida dos seus alunos. Simultaneamente, investimos na formação contínua do corpo docente e não docente para que possam responder aos desafios de uma profissão num contexto em constante mutação. Recentemente, o Colégio Novo da Maia foi distinguido como uma das empresas mais felizes para se trabalhar, em Portugal. Este reconhecimento advém do esforço que diariamente todos fazemos para que este seja um local em que o bem-estar seja uma constante. O poder da comunicação gentil é trabalhado com todo o pessoal docente e não docente em prol de um ambiente saudável, tranquilo e propício ao desenvolvimento dos talentos e capacidades de todos. De acordo com as mais recentes orientações da UNESCO Paris no seu movimento global de projeto de escolas felizes, e impulsionado pela DGAE/Ministério da Educação e Instituto Universitário Atlântica, o Colégio Novo da Maia foi distinguido como uma Happy School, num caminho diferenciador com sucesso escolar e felicidade. Estas são as premissas que sustentam a nossa missão, “Qualidade no Sucesso que permita, pela exploração de todas as nossas potencialidades, a construção conjunta de um mundo melhor”.