O I Encontro Nacional da MetaRedx Portugal realizou-se na passada terça-feira (dia 207), no Pólo II da Universidade de Coimbra, e o empreendedorismo que se pratica nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, bem como os caminhos futuros, foram alguns dos temas que estiveram em cima da mesa. Foram ainda entregues diplomas aos participantes do curso ‘Como criar um gabinete de empreendedorismo’, organizado pela MetaRedX Portugal e pela Universidade de Coimbra e dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes.
Amílcar Falcão, o presidente da MetaRedx Portugal e Reitor da Universidade de Coimbra, afirmou que este é um dos projetos mais interessantes que o grupo Santander lançou”, tendo em conta que é essencial que as IES, ainda que concorrentes, “trabalhem em rede” com o objetivo de “ganhar escala” para “levar para o mercado valor acrescentado”.
Por sua vez, Inês Rocha de Gouveia, diretora do Santander Universidades Portugal, explicou que a instituição pretende “fomentar o ensino, a empregabilidade e o empreendedorismo”, sendo que este projeto aborda o terceiro objetivo.
No encerramento do evento, Gabriela Fernandes, a Pró-Reitora para o Empreendedorismo da UC, salientou que este é o “primeiro de muitos encontros, pois o objetivo é que o evento seja anual”, acrescentando que as IES têm de trabalhar em colaboração para terem impacto.
A MetaRed X Portugal promove a colaboração entre os Gabinetes de Transferência de Tecnologia e de estímulo ao empreendedorismo das IES portuguesas na área do empreendedorismo. Esta iniciativa da Fundação Universia e do Santander Universidades insere-se numa rede global ibero-americana que está presente em oito países e conta, de momento, com 731 IES.