: Mais Magazine:: Comentários: 0

O IP Santarém é uma instituição de ensino pública composta por cinco escolas que se distribuem entre a cidade de Santarém e Rio Maior: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Desporto, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde. Em conversa com a Mais Magazine, João Moutão, Presidente do IP Santarém, falou sobre a alargada oferta formativa do politécnico e da vertente prática que carateriza o ensino deste IP.

A panóplia de cursos formativos que o IP Santarém disponibiliza aos estudantes é bastante alargada e diversificada, sendo lecionada por profissionais que asseguram que, no final do curso, os alunos possuam um quadro de competências aprimorado. Assim, o politécnico oferece 21 licenciaturas, 16 mestrados, bem como cursos superiores não conferentes de grau, tais como os 18 cursos TeSP e pós-graduações. João Moutão, Presidente do IP Santarém, considera que os “grandes esforços da Instituição no desenvolvimento de novas ofertas formativas” têm se refletido num aumento do número de candidatos “de forma consistente nos últimos anos” de uma “instituição líder e de excelência na formação de pessoas e no valor que oferece à sociedade”, fator que motiva o politécnico a continuar o trabalho de diversificar a oferta educativa. “No próximo ano letivo estamos a apostar na deslocalização de ofertas formativas para a Região Norte de Lisboa, ao abrigo do PRR, onde vamos disponibilizar os cursos TeSP de: tecnologias e programação de sistemas de informação em Vila Franca de Xira, viticultura e enologia em Arruda dos Vinhos, surfing no treino e na animação turística na Ericeira e cuidados veterinários em Torres Vedras”, salienta João Moutão.
Simultaneamente, o presidente do politécnico de Santarém destaca ainda que se encontram já em fase de aprovação mais dois cursos de TeSP: curso de produção de insetos, na Escola Superior Agrária de Santarém e curso gaming e esports, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. João Moutão realça que toda esta panóplia de cursos é desenvolvida em “ligação estreita com a comunidade e tecido empresarial regional e estabelecida através da oferta de 40 cursos breves conferentes de microcredenciação, adaptados às necessidades regionais, aproveitando o financiamento do PRR”.

Ensino prático, possibilidade de experiência internacional e localização privilegiada são alguns dos fatores que fazem do IP Santarém uma intuição com adesão crescente
Escolher prosseguir os estudos no IP Santarém apresenta várias vantagens benéficas para a obtenção do sucesso escolar, que surgem fruto da oferta de um ensino de excelência e direcionado para uma vertente prática, onde “se aprende a fazer fazendo, com acesso a laboratórios, equipamentos e instalações de excelência, num contexto de forte inovação tecnológica e de ligação ao mundo do trabalho”. Paralelamente, o IP Santarém dá aos estudantes a possibilidade de obter experiência internacional, oferecendo bolsa de estudo, disponível a toda a comunidade académica, para a realização de um “semestre numa instituição de ensino europeia, através do Erasmus+, ou no Brasil e outros países de língua portuguesa, através do programa Pedro Álvares Cabral.”

Situada numa região que pode oferecer aos alunos um custo de vida baixo e, ao mesmo tempo, de qualidade e segurança, o IP Santarém continuará a desenvolver esforços no sentido de captar mais estudantes e proporcionar-lhes as condições necessário para uma rápida inserção no mercado de trabalho. “A união entre a comunidade académica é muito grande, e a proximidade e a disponibilidade dos docentes e funcionários são uma imagem de marca do Politécnico de Santarém. No Politécnico de Santarém os alunos saem direto para o mercado de trabalho e a taxa de desemprego nos diplomados é quase nula. Isso faz toda a diferença”, conclui João Moutão.