O município de Braga alcançou este ano uma tripla coroação de praias com Bandeira Azul, juntando a Praia Fluvial de Merlim São Paio às já anteriormente premiadas de forma interrupta Praia Fluvial de Adaúfe, desde 2016, e Praia Fluvial de Ponte do Bico, desde 2022. O plano da autarquia é continuar a apostar no desenvolvimento de praias fluviais na região, criando uma rede de cinco praias fluviais distinguidas com o galardão Bandeira Azul.
Braga é uma cidade muito rica em património, desde o material como o Santuário do Bom Jesus do Monte, distinguida pela UNESCO, até ao natural como as três praias fluviais da região galardoadas pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) com Bandeira Azul. Este último aspeto tem sido, aliás, desenvolvido pelo município sob o programa “Braga Natural”, onde as Praias Fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e, mais recentemente, Merlim São Paio são o ex-libris do projeto.
As praias fluviais de Braga disponibilizam uma oferta balnear bastante diversificada e distinta daquela que pode ser encontrada nas praias de mar
O trio de praias que formam o cardápio de premiações da ABAE na capital do Minho faz com que a cidade seja um destino balnear cada vez mais procurado, onde se pode encontrar um conceito de praia diferente daquele encontrado nas praias de mar de todo o país. O trabalho desenvolvido pela autarquia desde 2016 tem permitido, por um lado, desenvolver e promover territórios que estavam esquecidos e abandonados, bem como incentivar a proteção da fauna e da flora que compõem todo o ecossistema da região, e, por outro lado, dinamizar novos espaços balneares que dispõem de serviços diversificados para toda a família. As três praias contam com oferta de alimentação, churrasqueiras para os banhistas, espaços para prática de desporto, parques de merenda e, como não podia faltar, desportos náuticos, com a presença de canoas, escorregas aquáticos e gaivotas. Naturalmente, a água é o bem central para o bom funcionamento de todas as praias, sendo que o município regularmente realiza trabalhos de análise da qualidade da água presente nas praias fluviais da região. O Rio Cávado é o agente principal no panorama balnear de Braga, uma vez que atravessa todas as praias Bandeira Azul do concelho, sendo usado pelos banhistas para se refrescarem. Também ao nível da água a autarquia teve um papel fundamental, visto que não só aproximou o rio dos bracarenses, criando um sentimento de maior pertença, como também desenvolveu uma série de trabalhos que permitem que, atualmente, a água tenha as componentes ideais para um bom mergulho.
A cidade de Braga foi pioneira no desenvolvimento de praias fluviais merecedoras do galardão de Bandeira Azul
Quando a cidade teve a sua primeira praia distinguida pela ABAE, em 2016, existiam apenas mais duas praias Bandeira Azul acima do Douro. Por isso mesmo, Braga foi um município pioneiro no desenvolvimento de uma rede de praias fluviais que reunissem condições de excelência, refletidas, atualmente, no grande número de banhistas que frequentam os espaços durante toda a época balnear. Neste sentido, o município pretende seguir com o seu projeto “Braga Natural”, alargando a sua rede de praias fluviais com Bandeira Azul para cinco, com a introdução da Praia Fluvial de Navarra e da Praia Fluvial do Cavadinho, em Crespos, nos próximos dois anos. Assim, não faltam razões para visitar as praias fluviais de Braga durante a época balnear deste ano, que decorre de 10 de junho a 17 de setembro.