A Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny, na Madeira, é uma instituição de ensino de referência de formação na área da enfermagem. Regida pela Província Portuguesa das Irmãs de São José de Cluny, sua entidade instituidora, a ESESJCluny tem um papel ativo na formação de profissionais competentes que ajudem a melhorar a prestação de serviços de saúde não só na Madeira, mas em todo o país.
A ESESJCluny proporciona a todos os seus alunos um programa educativo que privilegia a formação humana aliada ao rigoroso ensino da ciência de enfermagem baseada na mais recente evidência científica e no respeito pela dignidade de todos os intervenientes. Através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem implementadas num ambiente de proximidade e excelência sempre orientados por professores com elevado nível de diferenciação técnico-científica e pedagógica, esta instituição de ensino promove a participação dos estudantes e a sua autonomia na construção do seu projeto académico e profissional.
A oferta pedagógica que a ESESJCluny tem ao dispor dos estudantes inclui licenciatura em enfermagem; mestrados de enfermagem de: reabilitação, saúde infantil e pediátrica, saúde mental e psiquiátrica e médico cirúrgica; pós-graduações em viabilidade tecidular, bioética, emergência, gestão de serviços de saúde; e CTESP em gerontologia e cuidados de longa duração. Neste sentido, a ESESJCluny é uma referência no ensino graduado e pós-gradua-www.esesjcluny.pt do, sendo, até o momento, a única IES a disponibilizar mestrados em enfermagem fora de Portugal continental.
A ESESJCluny tem uma forte ligação à área da investigação
A tipologia de ensino implementada nas salas de aula diferencia-se pela forte vertente de investigação, igualmente refletida pelo Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC), uma entidade dinamizadora e aglutinadora de toda a investigação desenvolvida na instituição, contribuindo para a construção do conhecimento científico em enfermagem. Atualmente, 4 dos investigadores desta secção estão integrados em unidades de I&D avaliadas pela FCT, desenvolvendo a sua investigação em estreita articulação com a comunidade e em que participam os estudantes de primeiro e segundo ciclo, aliando o ensino à investigação. Nesta lógica, a ESESJCluny desenvolve uma série de programas de investigação na área da saúde com a participação de estudantes e docentes, onde se destaca o projeto “+Cuidador” que tem como objetivos avaliar a qualidade de vida dos cuidadores informais dos concelhos da Calheta e da Ponta do Sol, promover a sua valorização, capacitação e consequente melhoria dos cuidados prestados e da qualidade de vida dos envolvidos.
Um vasto leque de parcerias que constituem uma mais-valia para a formação dos estudantes
A ESESJCluny conta com o Serviço Regional de Saúde da Madeira como o seu maior parceiro, o que possibilita a realização de estágios na entidade de saúde. Ainda na Ilha da Madeira, a instituição conta com parcerias com as casas de Saúde Mental, o Serviço Regional de Proteção Civil e outras instituições, dependendo dos projetos em curso. Já em Portugal continental, são parceiros da Cluny várias unidades de saúde desde o Porto até Lisboa, dando oportunidade a que os estudantes possam ter acesso às mais diferenciadas unidades de saúde do país. Especificamente ao nível de mestrados, contém parceria com três IES nacionais e uma com a Universidade de Santiago–Cabo Verde, o que contribui para a diversificação de perspetivas científicas e culturais. Paralelamente, a ESESJCluny abre caminhos para que os seus estudantes possam participar em programas de Erasmus+, com bolsa, uma vez que faz parceria com 13 instituições sediadas em sete países, onde se inclui o melhor hospital da Europa em 2023, o Karolinska, na Suécia. Constituem metas a médio e longo prazo a manutenção da certificação (6 anos pela A3es) do Sistema Interno de Garantia da Qualidade e o reforço dos restantes eixos estratégicos, como sejam a investigação, a internacionalização, a prestação de serviços à comunidade e o crescente investimento na formação diferenciada dos seus RH e na modernização das instalações, onde se salienta a desmaterialização dos seus processos.