: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Castelo de Faria, localizado no concelho de Barcelos, foi um dos equipamentos militares mais importantes do sistema de vigilância e defesa da costa e do território a sul do Cávado desde os alvores da nacionalidade, tendo servido de habitação a D. Afonso Henriques antes da Batalha de São Mamede, em 1128.

A comemoração dos 650 anos do feito dos Alcaides de Faria pretende rememorar o ato de heroísmo que custou a vida ao Alcaide Nuno Gonçalves diante de seu filho, Gonçalo Nunes. Preso pelos castelhanos, preferiu a morte à entrega do Castelo de Faria. O acontecimento foi narrado por Fernão Lopes e por Alexandre Herculano, constituindo um dos episódios mais carismáticos da história nacional e uma referência na literatura portuguesa.

A estação arqueológica do Castelo de Faria passou para gestão do Município de Barcelos, em março de 2022, estando Autarquia a trabalhar no projeto de reabilitação e de fruição pública, onde não podia faltar a celebração desta efeméride. O destaque nas comemorações de 2023 vai para a sessão solene e inauguração da exposição: “O Castelo de Faria: História, Arqueologia e Memória”, no dia 3 de junho, e para o seminário “Do Municipalismo ao Poder Local – relendo Herculano”, de 26 a 28 de outubro, com distintos académicos das universidades portuguesas, artistas e representantes de projetos internacionais, no âmbito da recriação histórica e promoção de oficinas criativas.