: Mais Magazine:: Comentários: 0

O caminho que insistimos, todos os dias, em fazer é o de contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, solidária e tolerante, onde o desenvolvimento económico está aliado ao respeito pelas necessidades de cada um e ao mesmo tempo que se promove uma melhoria da qualidade de vida das populações, garante-se a preservação do ambiente e dos recursos naturais que temos ao nosso dispor.

Em Águeda, há muito que este conceito da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável é aplicado nas medidas e políticas que implementamos, um desafio que se alicerça em deixar para as novas gerações algo melhor do que encontrámos. “A persistência é o caminho do êxito”, dizia Charles Chaplin e é neste pressuposto de persistir em fazer e aplicar medidas de respeito pelo ambiente e que conduzem a um desenvolvimento e progresso equilibrados sem comprometer as gerações futuras que sustentamos a nossa ação.

Águeda é um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo e uma das 88 cidades em todo o mundo a liderarem ações ambientais, integrando a lista “Classe A” do CDP (Carbon Disclosure Project), distinções internacionais que posicionam Águeda como um destino turístico de excelência. Nacionalmente, somos o Município do Ano, um dos cinco melhores nos Prémios Nacionais de Turismo, na categoria Turismo Autêntico, e também um dos cinco melhores no galardão Bandeira Verde ECOXXI, com um índice superior a 85%. No âmbito da estratégia que desenvolvemos e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, temos um Índice de Sustentabilidade Municipal acima da média nacional, o que é revelador do bom trabalho desenvolvido.

O Laboratório Vivo para a Descarbonização, o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas para o concelho de Águeda, o Plano de Ação para a Energia Sustentável, o Plano de Drenagem para a cidade de Águeda, as intervenções de reabilitação de rios e ribeiras com recurso a soluções de base natural, as ações de sensibilização e educação para a comunidade, entre outras medidas quer na área da adaptação quer mitigação das alterações climáticas, nas áreas da mobilidade, edifícios, economia circular e energia, são alguns dos projetos que desenvolvemos.

Entre uma zona serrana de tirar o fôlego ao encanto de uma lagoa que inspira artistas, Águeda é um destino que promove a harmonia entre o progresso, a urbanidade e as boas práticas de conservação da natureza e da biodiversidade. O turismo de natureza, os trilhos pedestres e cicláveis que proporcionam uma “viagem” única pelo concelho, desde os espaços mais rurais e outros mais urbanos, que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.

A oferta cultural e desportiva é enorme, seja nos equipamentos municipais ou através das coletividades e estruturas associativas do concelho, Águeda é um Município que vive e “transpira” cultura e promove o bem-estar social. Criatividade e irreverência são adjetivos que nos definem. Temos projetado Águeda além-fronteiras e hoje a cidade dos guarda-chuvas coloridos é uma imagem icónica de Águeda. O AgitÁgueda Art Festival regressa já em julho com muitas e surpreendentes novidades que vão cativar, mais uma vez, milhares de pessoas ao nosso concelho. O Águeda é Natal, o turismo ferroviário e de natureza, o turismo religioso (com o Caminho Português de Santiago) são alguns dos “produtos” que fazem de Águeda um destino atrativo.