O Colégio Paulo VI de Gondomar tem construído uma verdadeira história de sucesso, não só porque assenta todo o seu funcionamento em valores intemporais, mas também porque procura, de forma constante, a qualidade no processo de ensino/aprendizagem.
Profissionalismo, competência, esforço, responsabilidade, liberdade, respeito e tolerância são alguns dos valores que, em conjunto com uma vontade única de fazer mais e melhor a cada dia, nos permitiram chegar ao patamar de excelência onde nos encontramos. Em termos de oferta formativa e inovação pedagógica, o Colégio assume uma visão realista perante as exigências e solicitações da sociedade contemporânea. Assim, apostamos no domínio da língua inglesa, dando primazia à componente da oralidade (Speaking & Listening), bem como promovemos, no âmbito da língua portuguesa, o hábito de ler (Laboratório de Leitura), não apenas com um objetivo cognitivo, mas também como forma de crescimento cultural. Outra dimensão distintiva no currículo do Colégio diz respeito ao pensamento computacional e crítico (Robótica e Filosofia para Crianças e Jovens), levando os alunos a saber pensar e saber fazer, realizando projetos na área da robótica, debates e pequenas conferências. Estas áreas promovem a autonomia, o pensamento algorítmico e heurístico, assim como as competências de argumentação, aproximando os alunos dos desafios da vida real. Estes são também estimulados ao longo de todo o currículo a saber falar em público e a fazer apresentações orais. Porque a formação dos alunos não se esgota no currículo formal, procuramos valorizar a dimensão artística (Dança, Música e Teatro) e oferecemos um vasto leque de atividades de complemento do currículo na sua dimensão cultural, desportiva, de cidadania e de atitudes e valores. Conscientes da importância da dimensão emocional e psicológica dos alunos, assim como da necessidade de autoconhecimento, possuímos uma equipa especializada (Serviços de Psicologia) para acompanhar os alunos em atividades de autorregulação da aprendizagem, assim como atividades preventivas e remediativas no âmbito da saúde mental. Em termos pedagógicos, destacamos, entre outros aspetos, o trabalho em equipa e colaborativo entre os professores, a realização de trabalhos de grupo e trabalhos de projeto por parte dos alunos, a avaliação centrada nas competências, a valorização da avaliação formativa, realizando testes com pouco ou nenhum efeito direto no cálculo da nota final (low stakes tests), com o intuito de fornecer feedback imediato aos alunos, assim como a promoção de métodos de estudo centrados na aprendizagem por testagem, amplamente corroborada por estudos científicos no âmbito das ciências da educação. Educar não é tornar as pessoas meramente inteligentes, mas fornecer-lhes uma forma de guiar eticamente as suas faculdades, preparando-as para a vida em comunidade.