Contemporânea, arrojada e intemporal, a Styliano Jewellery é um dos nomes mais sonantes da indústria joalheira portuguesa. Responsável pela criação de peças que são o reflexo da mulher cosmopolita e sofisticada, a marca imprime em cada joia a classe e caráter inovador da sua fundadora, Gabriela Styliano. Venha connosco conhecer a empresa portuguesa, fundada na cidade do Porto, que faz do mundo o seu mercado.
Para falar de uma das mais conceituadas marcas da joalharia portuguesa é necessário recuar ao ano de 1994, altura em que nasceu na cidade Invicta, pelas mãos de Gabriela Styliano, a Styliano Jewellery. No começo a empresa familiar dedicava-se exclusivamente à comercialização de pérolas e pedras preciosas. A criação de coleções próprias surgiu mais tarde, pelas mãos e talento de Gabriela que, insatisfeita com a oferta que o mercado tinha à altura, decidiu apostar na produção de peças que fossem a expressão da sua filosofia e maneira de estar. Inicialmente com produção exclusiva de joias em ouro, a marca foi alargando o seu leque de produtos. Lançou novas linhas em prata e ouro e introduziu outros materiais. O resultado? Peças contemporâneas e intemporais, que conjugam conforto, harmonia e qualidade, e que tornaram a marca portuense uma referência na indústria da joalharia nacional e internacional.
Joias Styliano são sinónimo de intemporalidade, caráter e originalidade
Gabriela Styliano afiança o seu cunho pessoal em toda a coleção. As suas criações são plenas de força, carácter e paixão e, por isso, são feitas a pensar em mulheres cosmopolitas, independentes, de personalidade forte, que não têm medo de ousar e marcar pela diferença. Tratam-se de joias que aspiram a tudo, exceto passar despercebidas. Apaixonada pela natureza e pelas texturas, Gabriela Styliano aposta em peças criativas, realizadas de forma artesanal em prata, ouro, pedras preciosas e semipreciosas, que transportam consigo a inovação do setor. Com uma abordagem única e moderna, a Styliano diferencia-se, entre outros aspetos, pela aplicação de novas ligas, formas, volumetrias e cores improváveis, que contribuem para uma liberdade estilística e estética que continuamente não para de surpreender os admiradores da marca portuense. “Gosto particularmente da perfeição imperfeita da natureza e tento transpor isso mesmo às minhas peças”, assume a criadora.
Respeitando a liberdade das formas, mas não descurando intemporalidade do seu carácter e sofisticação, as peças Styliano aliam o gosto apurado e cosmopolita ao conhecimento profundo dos materiais utilizados, todos eles garantidamente genuínos. Todos os materiais são escolhidos por Gabriela que garante a qualidade exímia a que a marca já nos habituou. “Somos muito criteriosos com a qualidade e oferecemos sempre ao mercado o melhor no nosso segmento”, assume.
Qualidade e detalhe asseguram o sucesso da Styliano
A joalharia é uma arte milenar e em Portugal essa arte faz-se de diversidade. Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, há espaço para tudo no mercado nacional. Para a Styliano o sucesso faz-se ao preservar a identidade e tradição da marca. Graças a um atelier próprio, é capaz de conjugar várias disciplinas que permitem a criação de peças trabalhadas em detalhe, que se congregam na criação de um estilo muito próprio. “A premente atenção na conceção e desenvolvimento, a excelente e célere resposta e uma justa relação de qualidade vs preço são fundamentais para merecer a confiança dos nossos clientes”.
Marca é tão portuguesa como internacional
A Styliano é uma das mais destacadas marcas da joalharia portuguesa, sendo atualmente um exemplo cimeiro da dinâmica exportadora deste setor. A verdade é que, apesar de ter coração portuense, a Styliano Jewellery é cada vez mais uma marca com alma internacional e já são várias as mulheres de todo o mundo que usam as suas criações.
A realidade de viajar para conquistar há muito que faz parte da história da empresa. A entrada no mercado internacional aconteceu há mais de duas décadas, com a participação em feiras em Lyon, Abu Dhabi, Corunha e Madrid, e numa altura em que, recorda Gabriela Styliano, “não havia qualquer tipo de ajudas”. Na sequência da sua participação em algumas das maiores feiras mundiais, a marca foi-se destacando e investindo cada vez mais além-fronteiras, em países como Espanha, França, Itália, Suíça e Holanda. De resto, a empresa possui ainda atualmente vários clientes espalhados por todo o mundo. Canadá, Estados Unidos, Chipre, Austrália ou Moçambique são apenas alguns dos mercados onde as joias Styliano têm presença assídua.
Compromisso, lealdade e respeito perpetuam relação com os clientes
Na Styliano Jewellery o caminho da internacionalização é ainda cimentado de um modo muito particular. Anualmente, Gabriela Styliano, acompanhada do marido, visita presencialmente todos os seus clientes, duas a três vezes por ano. Para o fazer percorre milhares de quilómetros, mas não dispensa o contacto pessoal com cada um deles. Esta relação de lealdade e compromisso tem sido um dos fatores diferenciadores da marca e que tem contribuído para que hoje a Styliano tenha centenas de clientes fidelizados, alguns deles há mais de 25 anos. “A relação que temos com cada um dos nossos clientes é única. Acredito que sejam poucas as marcas que façam o que fazemos. Temos uma grande relação de lealdade e de compromisso com cada um deles e é essa relação de longa data que pretendemos manter”.
A caminhar a passos largos para as três décadas de existência, Gabriela Styliano tem bem definido o que pretende para o futuro da marca. O objetivo principal passa por continuar no mercado com a mesma postura, cuidado e qualidade que lhe são reconhecidos. “Enquanto conseguir ter prazer naquilo que faço, continuarei a dar o meu melhor e a oferecer a todos os clientes que tenho, e que adoro, o melhor serviço possível”, assume. Crescer desmesuradamente não faz parte dos planos da criadora, uma vez que não se identifica com nada que “seja massificado”. Apesar do foco incidir em manter mercados e clientes, Gabriela Styliano não descarta a hipótese de apostar na presença em novas localizações, sem nunca perder a linha identitária e essência ímpares da marca que fundou.