Com sede em Sintra, estão há cinco décadas a “brilhar” no mundo da joalharia portuguesa, exprimindo no processo criativo das joias a tradição e intemporalidade. As peças de ouro de “grande qualidade” trouxeram uma “nova roupagem” a esta área.
“Nada foi criado ao acaso”. É desta forma que Maria João Catarino começa por descrever à Mais Magazine a história, origem e os produtos da 4 Leaf Clover. A Sócia-Gerente desta marca adianta que a mesma nasceu há um ano, no “seio de uma família com 50 anos de experiência” no setor da Ourivesaria, distinguindo-se no mercado pela tradição e inovação que imprimem nas joias, com “linhas intemporais alinhadas ao design atual e fabricadas em ouro de 19.2 Quilates”. Atualmente, todas as peças são como um conto de histórias, tendo “um significado associado” e “traçam um novo caminho, não esquecendo os valores que sempre nortearam a sua identidade na área da Ourivesaria Tradicional Portuguesa”, bem como a “satisfação do cliente’’.
A escolha do nome 4 Leaf Clover foi como uma “musa” de inspiração para o desenho, criação e conceção das joias, “que carregam uma enorme simbologia, estando associada ao trevo de 4 folhas”. E é a partir desses ingredientes que “valores como o amor, a família, fé e a esperança ganham forma em cada peça idealizada, permitindo colocar no mercado peças distintas, personalizadas e de valor eterno, que podem passar de geração em geração, sem nunca perder o seu encanto e personalidade”. Maria João Catarino explica que, mediante este cenário, a primeira grande coleção da empresa, “baseada na experiência” no ramo e no “contacto com os clientes”, surgiu “da vontade de colmatar as necessidades existentes na área da joalharia, com peças em ouro de alta qualidade, revestidas de grande significado e delicadeza”.
Questionada sobre o perfil de utilizador que veste as joias da 4 Leaf Clover, a empresária caracteriza-o como um público de “ocasiões e celebrações especiais”, que procura esta entidade para os marcos importantes da sua vida e das respetivas famílias, encontrando sempre “opções de peças intemporais, cheias de valor e com forte significado”.
Este “ilustre” tem como montras principais as três lojas físicas situadas no sul do país, em Queluz, Alegro Sintra e Alegro Alfragide, mas também as plataformas digitais, compreendendo assim a importância da comunicação online para o “complemento” do trabalho que realizam. Contudo, a responsável desta marca ressalta que “os artigos, devido à sua delicadeza e pormenores, associados ao seu valor monetário, requerem uma elevada transmissão de segurança e confiança ao cliente, no momento da compra, sendo mais fácil fazê-lo com um “atendimento muito personalizado, nunca podendo dessa forma o digital substituir as vendas em lojas físicas”.
Relativamente aos objetivos para o futuro da 4 Leaf Clover, Maria João Catarino refere que passarão, a nível geral, “pela aposta na qualidade e valorização dos produtos”. Por isso, destaca o desejo de desenvolver um website próprio da marca, levando os consumidores a compreenderem a essência da mesma, servindo também como uma “ferramenta de apoio”. A par disso, assume que não “fecha as portas à expansão e ao crescimento’’ e, com cautela, exprime que o fará “no seu tempo, com pequenos passos, mas seguros”, sendo de imediato prioritário “solidificar e tornar mais forte tudo o que foi criado até ao momento”.