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A Arval está há 30 anos no mercado e é líder global na indústria de gestão de frotas. A Mais Magazine entrevistou o Diretor Geral, José Pedro Pinto, que nos destacou os fatores diferenciadores da marca e o compromisso que assumem com a sustentabilidade.

Porque é que a Arval é a escolha indicada para quem procura um acompanhamento especializado e um serviço de qualidade?
A Arval pertence 100% ao grupo BNP Paribas e isso garante-lhe uma estabilidade e resiliência acrescida, mesmo em tempos mais difíceis
como os que temos estado a atravessar. Em Portugal a Arval está presente desde 1999 e disponibiliza um serviço completo de renting para que os clientes não tenham que se preocupar com nada. Desde a manutenção e substituição de pneus, passando pela viatura de substituição, seguro e assistência em viagem, sem esquecer que os imprevistos também acontecem e por isso incluímos o nosso produto Manutenção Plus para precaver eventuais avarias. Prestamos muita atenção às suas preocupações, seja o custo do seguro, o custo total associado a cada viatura, os objetivos de responsabilidade social corporativa, incluindo a gestão do combustível e respetiva transição energética, ou segurança dos condutores.

De que forma têm cumprido com o compromisso ambiental?
Estamos profundamente comprometidos em contribuir para uma mobilidade mais sustentável e em apoiar os clientes na sua própria transição energética. A este nível, identificamos várias oportunidades para acelerar esta transição. As constantes melhorias na tecnologia de baterias, autonomias mais longas e uma rede crescente de pontos de carga públicos, tornam o Renting de um carro elétrico uma solução cada vez mais prática e eficiente. Por isso, a Arval oferece um serviço de consultoria especializada em que avalia se os veículos elétricos são uma boa opção para cada tipo de negócio, percurso e função. Temos uma abordagem consultiva a que chamamos SMaRT (Sustainable Mobility and Responsible Targets), que foi desenvolvida especificamente para dar resposta às inúmeras solicitações de empresas locais e internacionais nos mais diversos países, que nos pediam e continuam a pedir ajuda para atingirem os seus objetivos de sustentabilidade. Com esta abordagem, trabalhamos com os nossos clientes, fazendo um diagnóstico à situação atual das suas frota; clarificamos as suas metas em termos de sustentabilidade; avaliamos cenários alternativos em função das necessidades da empresa e do perfil de cada condutor e construímos um plano de ação ajustado a cada empresa.

José Pedro Pinto – Diretor Geral da Arval

Da sua experiência, os cidadãos portugueses e as empresas estão recetivos à utilização de carros elétricos ou híbridos?
Claro que sim. Os carros elétricos estão a tornar-se cada vez mais essenciais nas frotas de muitas empresas e dos carros familiares. Nos últimos anos, o número de Carros Elétricos, Híbridos e Híbridos Plug-in tem vindo a aumentar muitíssimo, tanto em termos de modelos disponibilizados pelas marcas, como em número de veículos a circular nas estradas, inclusivamente no nosso país. Isto tem sido fruto do compromisso real que os fabricantes assumiram com o desenvolvimento de tecnologias alternativas de combustível, bem como uma sensibilização generalizada relativamente à importância da transição energética. Para além de não emitirem gases poluentes, os carros elétricos têm ainda incentivos fiscais e baixos custos de operação.

Ainda há certos entraves na hora da utilização deste tipo de viaturas. Na sua opinião, em Portugal, o que deve ser feito para reverter este panorama?
A melhoria de acesso a infraestruturas de carregamento, seja na via pública, seja em muitos espaços de escritório e condomínios, assim como o tempo de carregamento são certamente os elementos que não têm acompanhado a capacidade e velocidade da oferta tecnológica das marcas e que deixam ainda algum desconforto para diversas pessoas e empresas em diversos tipos de utilização. No entanto, acreditamos que também aqui existirá uma evolução considerável nos próximos anos, tanto na simplicidade de carregamento como também pela continua evolução da autonomia elétrica das viaturas.

De que forma a plataforma Arval Mobility Observatory acompanha e ajuda os clientes a encontrarem a melhor opção, perante a grande oferta de soluções em mobilidade disponíveis?
Na Arval temos a perfeita consciência de que a mobilidade está em profunda www.arval.pt transformação. Nessa medida, sentimos a
necessidade de realizar estudos para compreender as grandes tendências do mercado. O Arval Mobility Observatory é uma plataforma de market inteligence do Grupo amplamente reconhecida como um centro de pesquisa e partilha de informações isentas no sector das frotas e mobilidade. Tem como objetivo recolher e disponibilizar dados objetivos e precisos para partilhar com todos os tipos de públicos, ajudando-os a compreender melhor o novo paradigma e as tendências da mobilidade.

Atualmente, quem faz parte da vossa rede de parceiros e de que forma constituem uma peça fundamental para que a Arval possa assegurar a qualidade dos seus serviços?

A Arval tem uma rede de oficinas protocolada que presta serviços de Manutenção (corretiva ou programada) e Colisão, sendo que dentro da mesma existe a rede preferencial, onde se encontram as oficinas para as quais encaminhamos ativamente os nossos veículos. Nesta rede mais reduzida, escolhemos parceiros para se associarem à nossa marca, os Arval Centers, que se distinguem pela identificação da marca Arval nas suas instalações, assim como espaços dedicados aos nossos condutores na receção, parque de estacionamento e sala de espera própria, equipada com Wi-Fi gratuito e também pela disponibilização de serviços adicionais como o veículo de substituição e o Pick up & Delivery.


Como projeta o futuro da Arval Portugal?
O nosso objetivo é continuar a crescer. Vamos continuar a assegurar um serviço de excelência aos nossos clientes e acreditamos que isso nos permitirá acelerar o nosso crescimento no mercado português. No fim de 2021, o Grupo Arval já contava com cerca de um milhão e 500 mil viaturas e 7.500 colaboradores. Apesar dos grandes desafios destes últimos tempos, como a pandemia e a crise dos semicondutores, a Arval continuou a crescer. Em Portugal, a Arval também cresceu 13% em 2021, tendo ultrapassado a barreira das 15 mil viaturas na frota e aspiramos a manter um crescimento acima da média do mercado.