: Mais Magazine:: Comentários: 0

As regiões da Madeira e dos Açores apresentam um recorde de distinções de bandeira Azul.

A época balnear abriu oficialmente no início de maio, e com os dias de calor e de sol a chegar, vem a vontade de conhecer novos locais com extensas areais brancos e pretos e água cristalina. A excelência das praias é já um dado adquirido em Portugal, motivo pelo qual todos os anos o país é procurado por turistas para aproveitar os dias mais longos do ano.

Uma qualidade que, este ano, é reconhecida em 431 praias e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, um símbolo de qualidade ambiental atribuído todos os anos a praias fluviais e costeiras que cumpram os quatro grupos de critérios: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços.

Bafejadas por um clima subtropical, que lhes garante temperaturas amenas durante todo o ano, a Madeira e os Açores usufruem de águas do mar temperadas e paisagens de cortar a respiração. Este ano, no arquipélago dos Açores, foram distinguidas 42 praias costeiras que abrangem dez concelhos. Também o arquipélago da Madeira este ano regista um recorde de distinções. A região soma agora 16 praias distinguidas distribuídas por oito concelhos. Funchal é o município com mais bandeiras, com cinco praias e uma marina. As praias de Barreirinha, Ponta Gorda, Praia Formosa, Lido, Clube Naval e marina do Funchal são as distinguidas.

O número de candidaturas das zonas balneares à Bandeira Azul nestas regiões, tem vindo a crescer, de “forma consistente”, sinal do nível de desenvolvimento sustentável dos territórios, da cidadania ambiental e do trabalho desenvolvido pelos municípios. As praias dispõem de estruturas de apoio que incluem balneários, instalações sanitárias, inclusive para indivíduos com mobilidade condicionada, posto de primeiros socorros, bares, restaurantes e parque de estacionamento. Uma excelente escolha para quem procura o sol e o mar para desfrutar de um dia de praia animado e relaxante debaixo do sol para aproveitar já este verão. Se desportos náuticos são a sua praia, a costa leste da Madeira, é o ideal para a prática de surf e bodyboard.

Comece já a preparar o fato de banho e a toalha e venha conhecer algumas das melhores relíquias das ilhas portuguesas.