: Mais Magazine:: Comentários: 0

O ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo é uma das instituições de Ensino Superior privado de maior relevância e prestígio em todo o país. Há mais de três décadas a formar jovens e adultos, à luz de um de um projeto marcado por um perfil exigente
de rigor científico e de cariz humanista, esta instituição constrói hoje os melhores profissionais do amanhã. Fique a conhecê-la um pouco melhor, nesta edição da Mais Magazine, pela voz do seu Diretor, Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho.

O ISCET integra a rede do ensino superior privado, estatuto que inspira a originalidade de um projeto marcado por um perfil exigente de rigor científico e de cariz humanista. Assim, “o desenvolvimento dos cursos procura garantir aos estudantes as melhores condições de formação, valorizando- se o mérito demonstrado e solicitando- se empenhamento”. Atualmente, o ISCET tem várias estruturas de apoio das quais se destacam: o CIIIC – Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária, o GRI – Gabinete de Relações Internacionais, o GESP – Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais e o GAB – Gabinete de Comunicação.

Como instituição de Ensino Superior privada, que se traduz numa sistemática capacidade de inovação, que concilia com a segurança de uma experiência intensa, entretanto também adquirida. Estas características da sua identidade institucional resultam essencialmente de uma constante abertura à comunidade envolvente e de “uma atenção cuidada aos contributos dos seus estudantes, docentes e demais colaboradores”. Sendo evidente o grande propósito da sua atividade, o ISCET vem atualizando os seus métodos de formação pondo a tónica nas aprendizagens. Para isso os estudantes são motivados a desenvolver uma avaliação contínua assente, sobretudo, em casos práticos identificados e caracterizados quanto à sua natureza e enquadramento.

Adequação da oferta formativa às necessidades do mercado

Enquanto instituição de utilidade pública, o ISCET pretende apontar para um crescimento orientado pelas necessidades do país, contribuindo assim para o desenvolvimento qualificado, integrado e harmónico da educação superior em Portugal. “O ISCET assume na sua plenitude a responsabilidade do papel que desempenha como organização que promove e apoia a formação de quadros empresariais. Na verdade, o país, confrontado com a concorrência internacional, tem de proporcionar desde logo a construção de itinerários aos seus jovens e, de uma forma geral, a todos quantos buscam uma formação que lhes permita realizar os seus projetos, os seus sonhos, isto é, as suas vidas”, explica o Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho. É assim que, no ISCET, os estudantes podem adquirir formações iniciais ou pós-graduadas em áreas como o Turismo, o Marketing e a Publicidade, a Gestão, a Solicitadoria e o Comércio Internacional, usufruindo de especializações em que as conexões interdisciplinares não são desprezadas em favor da compreensão da complexidade das situações reais. Em quase todas as licenciaturas funcionam horários laborais e pós-laborais. “A licenciatura em Turismo proporciona uma formação transdisciplinar nos domínios das Ciências Empresariais, da Cultura, das Ciências da Informação, das Línguas Estrangeiras e do Território, conferindo aos seus diplomados competências-chave como profissionais empreendedores capazes de gerar e dinamizar projetos turísticos inovadores”, elucida. A licenciatura em Marketing e Publicidade é a única que concilia as formações em Gestão e Comunicação Publicitária, ficando assim os seus diplomados especialmente habilitados para responder às atuais necessidades das empresas e outras organizações.

Por sua vez, a licenciatura em Solicitadoria visa responder às exigências técnicas e deontológicas inerentes ao exercício da profissão de Solicitador e assegurar uma aproximação à vida profissional através de atividades de contacto com a prática forense, registral, notarial, bem como com a deontologia profissional. “A licenciatura em Comércio Internacional tem como objetivo assegurar a preparação de profissionais
capazes de dar resposta aos novos desafios do comércio externo, no contexto das empresas nacionais e multinacionais”, acrescenta o Diretor sendo que, por seu turno, a licenciatura em Gestão de Empresas proporciona aos seus estudantes uma formação que lhes permite, enquanto quadros superiores, interpretar situações problemáticas, tomar decisões em contextos de incerteza e risco, planear estratégias e assumir responsabilidades organizativas.

Nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) a dinâmica, inerente à identidade do ISCET, mantém-se. Assim, o CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património permite a construção e definição de itinerários turísticos que, envolvendo um conjunto de competências
transversais, exige um conhecimento aprofundado em diferentes temas, das línguas à geografia ou história da arte, e o domínio de um conjunto de instrumentos e práticas. O CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing insere-se na área de formação de marketing e publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do seu programa de estudos. O CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento confere especial importância à procura da indústria hoteleira por profissionais do setor, o que se traduz na abrangência e operacionalidade do seu plano de estudos.

“As inúmeras reformas operadas na justiça criaram novas funções no domínio das profissões forenses. O CTeSP em Serviços Jurídicos apresenta-se como uma resposta à reorganização das atividades que hoje se situam na esfera dos profissionais forenses e empresas”, afirma. A realização do mercado interno, a redução dos obstáculos ao comércio e ao investimento internacional, bem como a necessidade reforçada de assegurar a proteção e a segurança nas fronteiras externas da UE, inspiraram os objetivos e estrutura curricular do CTeSP em Gestão e Comércio Internacional.

Por sua vez, o CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional prepara técnicos qualificados para o adequado apoio em assessoria e comunicação, interagindo com responsáveis de organizações e públicos de contextos diversificados. “O CTeSP em Marketing Digital e Comércio
Eletrónico surge como resposta à crescente procura de profissionais capazes de interpretar os novos paradigmas da comunicação moldados pela tecnologia e por consumidores cada vez mais familiarizados e ativos nas plataformas digitais”. O Diretor reforça que “em consonância com as diretrizes da União Europeia e as exigências legais e funcionais em vigor, o CTeSP em Contratação Pública é o único que confere a profissionalização em contratação pública”.

Já no que aos Mestrados diz respeito, importa referir que o Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos está estruturado como um programa de formação avançada especialmente preparado para estudantes e profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, adquirindo competências especializadas em segmentos relevantes do turismo e na perspetiva do desenvolvimento de negócios. Para além de tudo isto, o ISCET oferece ainda um conjunto de Pós-Graduações nas áreas do Turismo, da Gestão e Finanças, dos Registos e Notariado e do Marketing e Comércio Internacional.

ISCET e empresas aprendem e evoluem juntos através de parcerias

O ISCET tem uma oferta formativa abrangente e atrativa, que possibilita aos seus alunos o contacto com a realidade laboral – uma importante ferramenta na preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho. “O ISCET mantém um importante conjunto de parcerias com empresas e associações particularmente relevantes para os seus cursos. Para além disso, dispõe no seu próprio corpo docente de doutorados e especialistas oficialmente reconhecidos, bem como de profissionais com responsabilidades no universo das mais prestigiadas sociedades e empresas”, salienta. Assim, o Conselho Consultivo integra entidades como ADHP- Associação dos Hotéis de Portugal, AEP – Associação Empresarial de Portugal, ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários, APAT – Associação dos Transitários de Portugal, APHORT- Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, Associação Portuguesa de Designers, ATP – Associação de Turismo do Porto, Câmara Municipal do Porto: Pelouro do Turismo e da Internacionalização, Casa da Música, CTP – Confederação do Turismo Português,
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Entidade de Turismo Centro de Portugal, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Hotel Sheraton Porto, Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., Ordem dos Despachantes Oficiais. “Para o ISCET é também fundamental proporcionar
formações em que a dimensão ética da atividade profissional seja devidamente valorizada em atenção à organização das instituições, ao respeito pelos seus colaboradores e pelo público em geral”.

Investigação para um ensino superior de qualidade

Assente num projeto novo e inovador, o ISCET reúne todas as condições para responder aos desafios colocados pela sociedade em constante mutação. Ciente de que a investigação é um elemento fundamental no ensino universitário, o seu desenvolvimento constitui uma das frentes da atividade do ISCET, não só pela sua importância para a criação e desenvolvimento de conhecimentos, como também enquanto instrumento pedagógico promotor do trabalho autónomo dos estudantes. Assim, a participação destes em muitas das atividades do CIIIC (Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária) permite-lhes integrar-se ativamente naquelas que são as grandes frentes de problematização da vida prática. As atividades desportivas e de lazer são também muito valorizadas pela instituição.

O ISCET afirma-se como um projeto que trabalha continuamente para melhorar a qualidade dos processos e dos resultados educativos. O futuro da instituição passa por dar continuidade a este projeto inovador e dinâmico, orientado por elevados padrões de exigência, capaz de preparar para o futuro cidadãos de cultura e profissionais competentes. “Na sequência de tudo o que aqui afirmei, espero que se compreenda que o futuro do projeto do ISCET é a componente dinamizadora do seu próprio presente”, finaliza o Professor Adalberto Dias Carvalho.