: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Caminho do Centenário parte de Vila Nova de Gaia e termina em Fátima. Ao longo de 212 quilómetros leva milhares de peregrinos rumo ao altar do mundo. Uma das suas principais etapas passa por Pombal, numa experiência que permite observar as melhores paisagens que o nosso país tem para oferecer e conhecer um pouco da história e da cultura deste território.

O Município de Pombal é um dos 14 municípios atravessados pelo Caminho do Centenário, importante trajeto de fé e espiritualidade, que tem o seu início em Vila Nova de Gaia e que culmina no Santuário de Fátima, em Ourém. Ao longo de todo o percurso, o contacto com a natureza, tão rica na sua biodiversidade, mas também no espaço de introspeção que proporciona, possibilita a todos os peregrinos uma verdadeira experiência de fé. Para além do património natural, os peregrinos têm a oportunidade de fazer várias paragens em locais religiosos e culturais que, neste concelho, encontram o seu epicentro, precisamente, na cidade de Pombal. Aqui os caminhantes poderão conhecer pontos culturais de grande relevância, como a Biblioteca Municipal de Pombal, a Casa Varela ou a Ponte D. Maria. É precisamente a partir daqui que, a poucos passos, poderão dirigir-se à zona histórica, embelezada pela Praça Marquês de Pombal e edifícios envolventes, e que tem como pano de fundo o Castelo de Pombal. “Quem faz o Caminho do Centenário, passa a poucos metros do centro da cidade, onde poderá encontrar a Câmara Municipal de Pombal e a Igreja do Cardal, fortemente ligada às seculares Festas do Bodo e à grandiosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Cardal, que marcam Pombal no final de julho”, acrescenta ainda Pedro Pimpão, Presidente do Município.

Este caminho, que todos os anos é percorrido por milhares de peregrinos que rumam em direção ao altar do mundo, simboliza hoje a grande preocupação que os autarcas têm vindo a demonstrar na procura de meios para garantir melhores condições de segurança para os peregrinos. Há décadas que os municípios se envolvem, juntamente com diversas entidades, para acautelar que nos momentos de maiores fluxos de peregrinos são garantidos os postos de apoio, o reforço das medidas de segurança, o acompanhamento e todas as condições necessárias para conferir dignidade a quem faz esta caminhada de esforço e devoção. “É necessário também proporcionar outro tipo de oferta, com condições de segurança e fruição que correspondam a cada um dos peregrinos ou caminhantes que, em qualquer momento do ano, pretendam fazer este percurso”, ressalva.

Neste contexto, importa salientar a grande preocupação que o Município de Pombal tem demonstrado com a preservação e valorização dos Caminhos de Fátima. Assim, além do apoio nos momentos de peregrinação, a melhoria das condições de circulação são uma prioridade, pelo que foram realizadas intervenções ao nível do acondicionamento de percursos para a circulação pedestre, sinalização e sinalética rodoviária. A par disso, o Município de Pombal integra a estratégia de promoção e divulgação, no seio dos objetivos da ACF – Associação Caminhos de Fátima, associação a que preside.