: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fátima69A ACF – Associação Caminhos de Fátima nasceu em 2016, da vontade de 14 municípios que pretendiam criar um percurso alternativo para os peregrinos, com melhores condições de segurança. Hoje, é uma instituição de referência, no fomento e defesa destes caminhos, que ficará a conhecer melhor nesta edição.

A ACF nasceu em 2016 fruto da vontade dos Municípios de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém. Nestes seis anos, a ACF tem vindo a consolidar-se, definindo o seu espaço de ação no âmbito da gestão dos Caminhos de Fátima.

Para a concretização do projeto que serviu de base à criação da associação, foram já desenvolvidas inúmeras iniciativas com vista a dotar de melhores condições de segurança os percursos de peregrinação. A primeira medida passou por garantir o envolvimento dos 14 municípios no desígnio comum de criar um projeto de caminho mais seguro, cujo traçado foi desenvolvido com a articulação de todos e fruto de uma exigente análise de cada um dos territórios. Com a oportunidade de financiamento comunitário foram realizadas duas candidaturas (Norte 2020 e Centro 2020), que foram aprovadas e possibilitaram a realização de intervenções físicas de melhoria dos caminhos para a circulação terrestre (supressão de descontinuidades de passeios, meios de separação de modo pedonal e motorizado, passadeiras, reparação de pequenas obras de arte, iluminação ou medidas de acalmia de tráfego), bem como a colocação de sinalização e sinalética do percurso.

Não restam dúvidas de que a ACF tem vindo a fazer uma importante caminhada, que pretende dotar de melhores condições de segurança os caminhos que levam milhares de peregrinos até ao Santuário de Fátima, mas que pretende também elevar estes percursos a uma dinamização cultural, patrimonial e turística. “Atualmente, o nosso trabalho passa precisamente pela identificação de todos estes atrativos e sua incorporação na estratégia de comunicação a concretizar a curto prazo”, explica Pedro Pimpão, Presidente da Associação Caminhos de Fátima. Neste aspeto, é de realçar a parceria com os municípios envolvidos, mas também a colaboração estreita com o Centro Nacional de Cultura e o Turismo de Portugal, para uma ação integrada de promoção dos Caminhos de Fátima e que permita melhor servir os peregrinos e caminhantes.

Movidos pela fé, milhares são os peregrinos que todos os anos rumam ao Santuário de Fátima. Presentemente são oferecidos dois caminhos: a Rota Carmelita e o Caminho Centenário. Pedro Pimpão deixa-lhe desde já o convite: “Coloquem a mochila às costas e façam–se ao caminho, percorrendo estas rotas que nos levam até ao Santuário, deixando-se absorver por todas as experiências transformadoras que estes percursos proporcionam. Muitas vezes, mais importante que a meta física é o próprio caminho de reflexão interior e espiritualidade, que nos desafia a procurarmos sempre alcançar a melhor versão de nós próprios. Bom caminho!”