O Colégio de Gaia conta com uma longa história de dedicação à educação que começou pelas mãos do então Bispo do Porto, D. António Castro Meireles, em 1933. Dele recebeu alguns dos seus principais valores, ainda hoje preconizados pela atual direção que assume o compromisso de proporcionar aos seus alunos uma formação integral, assente na qualidade, no conhecimento e no desenvolvimento das dimensões humana, social, cultural e ética. Fique a conhecer nesta edição da Mais Magazine, pela voz do seu Diretor, Pe. António Manuel Barbosa Ferreira, esta instituição de referência nacional que faz da constante inovação no ensino uma das suas principais premissas.
O Colégio de Gaia, inicialmente denominado de “Colégio Externato de Gaia”, nasceu numa quinta doada por D. Maria Margarida Peixoto Guimarães e Silva à Diocese do Porto, para benefício da instrução dos jovens de Vila Nova de Gaia. Em 1933/34, o externato diocesano, por decisão de D. António Castro Meireles, Bispo do Porto, iniciou a sua atividade, tendo como primeiro diretor o Pe. Nédio de Sousa. Seguiram-se o Pe. Manuel Leão, o Pe. João Carlos, o Dr. Queirós Ribeiro, um cargo atualmente assumido pelo Pe. António Manuel Barbosa Ferreira.
Com o passar dos anos foi aumentando a oferta formativa, graças ao Pe. Manuel Leão, grande impulsionador e dinamizador deste projeto que não parou de crescer. Assim, acompanhando a evolução do ensino, em 1984, entraram em funcionamento os primeiros cursos técnico- profissionais, com planos próprios, de Eletrónica, Eletrotecnia e Técnico de Contabilidade e Gestão, em regime de autonomia pedagógica. Em 1985, foi criado o curso técnico-profissional de Informática.
No ano letivo de 1994/1995, foi concedida autonomia pedagógica a todos os níveis de ensino. O leque de oferta educativa aumentou a partir do ano letivo 1995/1996, com a criação do curso de Administração e Marketing e, no ano seguinte, o de Animação e Gestão Desportiva, com o apoio de dois pavilhões, uma piscina e uma sala de musculação, além de espaços exteriores para a prática de várias modalidades desportivas.
“Os desafios lançados pela comunidade local provocaram-nos a dar novas respostas pedagógicas e, em 2002/2003, a nossa oferta educativa aumentou com a criação dos cursos, com planos próprios, de Análises Químico-Biológicas e de Comunicação Multimédia”, explica o diretor.
No ano letivo 2009/2010, iniciou-se a lecionação do curso de Desenhador de Projetos – Arquitetura e de Engenharia e Tecnologias e Sistemas de Informação. Em 2014/2015, são aprovados os cursos secundários científico-tecnológicos de Produção e Controlo Industrial, Tecnologias da Saúde e Tecnologias e Segurança Alimentar. “Estas são as nossas propostas e respostas a jovens que desejam entrar, com excelência, no ensino
superior ou ingressarem no mundo do trabalho”, esclarece.
Oferta formativa/educativa diferenciadora
Ao longo da sua história, o estabelecimento de ensino tem procurado manter vivos os valores preconizados pelo seu fundador. “Somos uma escola inclusiva, aberta a todas as confissões e nacionalidades, igualdade de género, numa educação permanente para a cidadania, com
um currículo abrangente e respostas formativas num leque de diversas áreas de saberes. Mais que os nossos alunos tenham saberes, queremos que eles saibam ser e saibam fazer”.
O Colégio de Gaia é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo com 89 anos dedicados à educação e com uma população escolar que, atualmente, se estende dos três anos de idade ao 12.º ano de escolaridade, com um total de 1395 alunos, 56 turmas, 100 docentes e 44 não docentes. Atualmente, possui um Projeto Educativo próprio, de forma a melhor servir a sua população escolar. “Há mais de 35 anos que o Colégio de Gaia proporciona uma oferta educativa/ formativa diferenciadora, atenta ao meio envolvente, dando respostas atuantes às solicitações daqueles que procuram esta instituição de ensino”, afirma o atual diretor.
Ao nível do ensino secundário, a oferta formativa é constituída por 13 cursos com planos próprios (39 turmas), cofinanciados pelo POCH: Administração e Marketing; Análises Químico-Biológicas; Animação e Gestão Desportiva; Comunicação Multimédia; Contabilidade e Gestão Empresarial; Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia; Eletrónica, Telecomunicações e Computadores; Eletrónica Industrial e Automação; Informática e Tecnologias Multimédia; Mecânica e Design Industrial; Tecnologias da Saúde; Tecnologias e Segurança Alimentar; Tecnologias e Sistemas de Informação. “Por tudo isto, tem um contexto muito peculiar e inovador, do ponto de vista da inovação pedagógica e educacional. Aliás, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social têm reconhecido a excelência do papel desempenhado pelo Colégio nos domínios da promoção, da qualificação dos jovens e do combate ao abandono escolar”, ressalva.
O caminho feito na formação qualificante, desde o arranque do ensino técnico-profissional em 1984/85 até aos atuais cursos com planos próprios, tem conhecido uma procura crescente, quer de candidatos, motivados pela mais-valia que as aprendizagens, com forte, efetiva
e vincada componente tecnológica lhes proporcionam, a par da possibilidade do prosseguimento de estudos, com vantagens, num amplo conjunto de instituições de Ensino Superior, quer do tecido empresarial da região que os procura.
Redes, parcerias e protocolos
O ensino no Colégio de Gaia tem sido marcado pela elevada taxa de empregabilidade e/ou prosseguimento de estudos, pelos bons resultados ao nível do ingresso dos alunos no ensino superior e ainda pelo feedback positivo das entidades acolhedoras de estágio, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Atendendo à preocupação que a instituição tem com a preparação dos seus alunos para o ingresso na vida ativa, dispõe de um Gabinete de Inserção na Vida Ativa (GIVA), que trabalha em estreita colaboração com os diretores dos cursos com planos próprios do ensino secundário, alunos e encarregados de educação. “Procuramos, igualmente, envolver os alunos em projetos realizados em parceria com entidades externas, sejam elas do setor empresarial ou do ensino superior”, adianta. Por forma a facultar aos alunos a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o seu perfil profissional, de acordo com o curso frequentado, o Colégio de Gaia aposta em protocolos e parcerias com o meio empresarial, autarquias, instituições de ensino superior, organismos públicos e privados. O reforço do envolvimento institucional com o tecido económico, social e cultural através do desenvolvimento de atividades/projetos nacionais e internacionais tem sido um dos grandes trunfos do Colégio na preparação dos seus alunos para o ingresso na vida ativa, como nos explica o diretor do estabelecimento de ensino privado: “Em consonância com o Plano Anual de Atividades, são inúmeros os projetos/concursos trans e interdisciplinares de âmbito local, nacional e internacional que têm vindo a ser implementados. Atualmente, no âmbito da FCT, o Colégio de Gaia tem celebrados cerca de 460 protocolos institucionais”. Salientam-se, entre outros, os inúmeros projetos de voluntariado e os projetos/concursos de âmbito local (GOP + Jovem, Volta de Apoio ao Emprego – Melhoria da Empregabilidade em Contexto Europeu; EU/ON; Projeto “Melhor Escola”); projetos/concursos de âmbito nacional (os programas “Braço Direito” e “A Empresa” – Junior Achievement Portugal; Campeonato das Profissões – World Skills Portugal); projetos de âmbito transnacional (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Euroscola – Parlamento Europeu em Estrasburgo; COLGAIA BEE – Balões Estratosféricos (Projeto STRAtospheric PLatform EXperiment), em parceria com o Departamento de Eletrónica e Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Agência Espacial Europeia (ESA), a German Aerospace Center e a Swedish National Space Board; o Programa de Voluntariado Jovem alinhado
com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, da AIESEC – Faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto; GAIAMUN – Gaia Model United Nations (simulação da Assembleia-Geral das Nações Unidas). Para além disso, o Colégio realiza ainda, “de dois em dois anos, uma ‘Mostra de Ensino Superior e Formação’ dirigida a alunos e pais/ encarregados de educação, permitindo o contacto com as instituições participantes, ajudando-os a clarificarem as suas opções”.
Selo de Conformidade EQAVET
Atualmente, o Colégio de Gaia é certificado com o Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, que comprova que o Ensino Profissional promovido pelo Colégio está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais. O Pe. António Manuel Barbosa Ferreira garante que assegurar o alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), foi, é e será, sempre um desígnio estratégico desta Instituição, com vista à melhoria contínua da sua oferta de educação e formação. “Trata-se de um processo exigente que envolve, permanentemente, toda a comunidade educativa (alunos, encarregados de educação, docentes e
não docentes, empregadores, parceiros sociais, autarquia e a entidade titular do Colégio) em torno da consecução dos objetivos da instituição. Contudo, salienta-se que mesmo antes de o Colégio ter iniciado o processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, em 2018, sempre assumiu a qualidade do serviço que presta como uma mais-valia. Com efeito, o Colégio já possuía e reforçou os mecanismos de monitorização e avaliação da eficiência e eficácia da formação que ministra”. Desta forma, o alinhamento com o Quadro EQAVET surgiu com uma oportunidade para melhorar, explicitar e reforçar as práticas já existentes.
Novas dinâmicas e metodologias de ensino
Desde a sua génese, o Colégio de Gaia ensaiado diferentes metodologias de ensino. “Experimentamos e acolhemos novas dinâmicas e novas pedagogias, apostamos na formação e atualização permanentes”. São exemplos concretos e recentes a adoção da metodologia EKUI e o Projeto Escola Mais, que dotou de um computador portátil/tablet todos os alunos do ensino básico. Por outro lado, o Xadrez é um exemplo de uma
aposta ganha, que acabou por incorporar o currículo em todos os níveis do ensino básico. “A nível desportivo, orgulhamo-nos da formação que fazemos no andebol feminino, que nos leva a ter uma equipa na primeira divisão que, todos os anos, disputa o primeiro lugar. Com o desenvolvimento de diferentes projetos, pensamos que os nossos alunos ganham um poder crítico e uma consciência pessoal, social e ambiental, cada vez mais, responsáveis”, afirma.
Para o futuro? Novos projetos
O Colégio de Gaia, com 89 anos dedicados à educação, é sinónimo de história e prestígio. Com um presente que vem sendo alicerçado numa aposta pedagógica vocacionada para proporcionar aos alunos uma formação integral assente na qualidade, no conhecimento e no desenvolvimento das dimensões humana, social, cultural e ética, a instituição de ensino privado mostra-se confiante num futuro repleto de novos projetos. “É nosso objetivo próximo a abertura da oferta de Creche. O projeto está concluído, temos local, apenas aguardamos autorização pelas entidades competentes. Queremos investir financeiramente na renovação energética do edifício, na permanente atualização tecnológica e na criação de espaços amplos e pedagogicamente multifacetados”.
Estrategicamente, os objetivos futuros do Colégio de Gaia decorrem de três perspetivas: a dos stakeholders internos e externos (alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes, empregadores, parceiros institucionais, autarquia, entre outros), a dos processos internos e a do desenvolvimento organizacional. Na perspetiva dos stakeholders, são objetivos institucionais prosseguir com a apresentação de
ofertas formativas únicas e inovadoras, que respondam com qualidade a áreas emergentes e diagnosticadas como necessárias ao desenvolvimento regional e nacional. Para além disso, a instituição pretende ainda melhorar os índices de sucesso escolar e reforçar o envolvimento de entidades parceiras em todo processo educativo.
Na ótica dos processos internos são objetivos do Colégio de Gaia desenvolver e acolher, com regularidade, atividades de âmbito profissional, cultural, artístico e científico, diversificar e dinamizar as atividades complementares do currículo dos alunos, prosseguir com a implementação do sistema de gestão da qualidade, promovendo a adoção de uma abordagem sistemática de modernização da oferta formativa. “No que se refere à perspetiva do desenvolvimento organizacional, são objetivos institucionais proporcionarmos aos alunos o bem-estar escolar e social, de modo a que estejam motivados para a sua formação e consigam terminá-la com sucesso pessoal e académico”, revela o diretor, acrescentando ainda à lista de objetivos “consolidarmos o corpo docente existente e reforçá-lo, quando necessário, com formadores especializados na componente de formação tecnológica dos cursos, melhorarmos os índices de sucesso escolar, monitorizando os indicadores e os resultados, nomeadamente os que dizem respeito às classificações internas dos alunos, aos resultados dos exames nacionais, à taxa de conclusão dos cursos, à taxa de colocação após a conclusão dos cursos, entre outras preocupações pedagógicas”.