: Mais Magazine:: Comentários: 0

Miminho aos Avós promove a autonomia da população idosa e de pessoas com necessidades especiais. Rui Francisco, representante da Miminho aos Avós, fala da fase de expansão da marca e da seleção de novos Franchisados, e destaca a parceria com os principais fabricantes internacionais como garantia da atualidade nos equipamentos e tecnologias.

Apesar de ser um negócio que tem visto resultados felizes, a necessidade da sua criação não representa uma realidade tão feliz assim. A empresa Miminho aos Avós, surgiu em 2005, na sequência de um familiar de Rui Francisco que adoeceu. A família de Rui Francisco quis manter o familiar por perto, mas por causa da indisponibilidade temporal para acompanhar o doente, optaram por procurar ajuda. Depararam-se com falta de respostas de instituições privadas que fossem verdadeiramente profissionais e, por esse motivo, fundaram a empresa Miminho aos Avós. A Miminho aos Avós visa contribuir para o bem-estar e autonomia da população sénior e desde o início que seguem “uma abordagem multidisciplinar onde a intervenção é sempre implementada tendo em conta a dinâmica biopsicossocial das pessoas”. A procura dos seus produtos e serviços fez com que, a prioridade seja implementar novas unidades, estando previstas para breve a abertura de uma no centro e outra no norte do país. A expansão na cidade de Lisboa, já está em cima da mesa. Independentemente do local onde atuam, o trabalho é desenvolvido em sintonia com as famílias do utente. São implementadas soluções que vão “para lá das necessidades básicas como os cuidados de higiene e alimentação”, exemplo disso são as soluções na área sociocultural, intelectual, lúdico-recreativa, ocupacional, lazer e mesmo desportiva. Estas atividades servem para promover a autonomia do dependente e a harmonia familiar. Tudo isto realizado, em serviços prestados durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em 365 dias por ano e nem o covid-19 os impediu, porque se trata de profissionalismo. A adaptação à pandemia da Covid-19 foi muito trabalhosa, tendo que criar novos procedimentos, e implementar novas e melhores metodologias de trabalho. Rui Francisco lembra que “foram criadas equipas de trabalho especializadas no SAD, em clientes diagnosticados com Covid-19, entrega de refeições e compras, foi reforçada a equipa médica e de terapeutas e inclusive a Unidade em Gaia implementou dentista no domicílio”. Mas como o esforço compensa no fim: “os resultados foram positivos e Miminho aos Avós promove a autonomia da população idosa e de pessoas com necessidades especiais. Rui Francisco, representante da Miminho aos Avós, fala da fase de expansão da marca e da seleção de novos Franchisados, e destaca a parceria com os principais fabricantes internacionais como garantia da atualidade nos equipamentos e tecnologias. a Rede teve um crescimento de 25 por cento”. Em 16 anos, a marca tem vindo a comprovar que tem concretizado os seus objetivos, nomeadamente na relação de proximidade com os seus utentes. Rui Francisco vê o franchising como a chave para o sucesso de essa aproximação. O futuro da Miminho aos Avós, passa pela continuação da expansão do franchising, tendo como objetivo a curto prazo, “estar presentes em todas as capitais de distrito” e a médio longo prazo “a internacionalização da marca”.