O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma instituição de ensino superior orientada principalmente para o desenvolvimento da região do Médio Tejo, no domínio da inovação e transferência de conhecimento para sustentabilidade da atividade empresarial e institucional.
Esta instituição possui três escolas: a Escola Superior de Tecnologia de Tomar e a Escola Superior de Gestão de Tomar, que funcionam no Campus do Instituto na cidade de Tomar, e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, que funciona em Abrantes. Atualmente, conta com cerca de 2.800 estudantes, dos quais, cerca de 150 são estrangeiros. A taxa de empregabilidade é superior a 90% após seis meses de conclusão da formação do estudante e 83% dos estudantes responderem que voltariam a frequentar o mesmo curso no Instituto Politécnico de Tomar. Disponibiliza uma oferta formativa abrangente, conferente de grau ou conferente de diplomas nas áreas do conhecimento do património cultural, das artes e comunicação, das engenharias e tecnologias, e das ciências sociais e empresariais; promove atividades de investigação e desenvolvimento que, maioritariamente, estão alicerçadas nas suas Unidades de Investigação acreditadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; desenvolve atividades de extensão com os diversos parceiros empresariais, sociais, culturais e desportivos; e participa em várias redes internacionais de Instituições de Ensino Superior (IES), nomeadamente no contexto da Universidade Europeia – KreativEu, que lidera, e que permite alargar a interação dos respetivos parceiros empresariais e institucionais a todas as regiões onde se inserem as IES parceiras. O IPT está comprometido e empenhado, através da sua missão, na estratégia de inovação regional e cooperação com os diversos atores para que os necessários investimentos, nomeadamente na competitividade e na capacidade que o território tem de gerar, reter e atrair ativos, sejam potenciadores de equilíbrios sociais e económicos inerentes à competitividade da região na perspetiva da governança regional colaborativa e dos processos de transformação regional.
Universidade Europeia
A KreativEU – Universidade Europeia, é um projeto liderado pelo IPT e que integra um total de 11 instituições de ensino superior em igual número de países europeus. Este projeto tem como objetivo a Salvaguarda do Património Cultural das regiões das instituições parceiras com vista à consolidação de uma rede no contexto europeu. Para o IPT, o Património Cultural é um pilar estratégico e é por isso que se pretende que este projeto não se resuma ao ensino superior e, se revele num âmbito mais alargado permitindo que as cidades onde estão sedeadas as instituições se possam relacionar num intercâmbio e aproveitamento de oportunidades empresariais que fomentem o desenvolvimento social, cultural e económico de toda a região.
Projetos de reabilitação e a construir no IPT
• Centro de Inovação e Valorização do Conhecimento
Tem um investimento que deverá ascender a um montante de três milhões e meio de euros que se destina a reabilitar um edifício no campus de Tomar, com condições de formação especializada e acolhimento de empresas, para o desenvolvimento de projetos comuns para a valorização da região.
• Residência para Estudantes
Reabilitação de um edifício do IPT, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, no centro histórico da cidade de Tomar, com um valor global do projeto de cerca de três milhões de euros, irá permitir mais 68 camas aos estudantes.
• Centro de Difusão do Conhecimento
Este novo centro visa potenciar um importante apoio e maior impulso ao progresso na área do conhecimento digital e da inovação pedagógica, a sua construção, no campus de Tomar, tem o valor global de cerca de um milhão e trezentos mil euros na construção.
• Complexo Pedagógico e de Formação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
No quadro de novos projetos de infraestruturas a edificar está prevista a construção do Complexo Pedagógico e de Formação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), localizado junto dos atuais laboratórios de investigação e desenvolvimento da ESTA.