O Justa Nobre Vinhas Velhas Branco 2022 e Tinto 2020, com assinatura da Costa Boal Family Estates, dois vinhos grande reserva DOC Trás-os-Montes, com homenagem às vinhas velhas de região, foram os selecionados pela chef portuguesa Justa Nobre e António Boal, transmontanos de gema, para serem os protagonistas do restaurante, O Nobre, em Lisboa. Em causa estão duas edições exclusivas que ostentam no seu rótulo a ilustração de Justa Nobre, “num traço solto a preto e branco que lhe conferem um toque acrescido de elegância e distinção”. Para cada “Escolha da Transmontana”, limitada a 1500 garrafas, e disponível com um PVP de 45 euros, a chef preparou uma harmonização especial. A escolha recaiu sobre colheitas branco de 2022 e tinto de 2020, que para Justa Nobre foram as referências Costa Boal “que melhor expressam a identidade e a qualidade das vinhas transmontanas, e que se sentem, aliás, aquando da abertura de cada garrafa”.
O branco com 12,5% de teor alcoólico, harmoniza com lombo de robalo com camarão com molho bulhão pato. Já o tinto 2020, com 14,5% de álcool, pede um acompanhamento mais composto e intenso, como Justa Nobre sugere perninha de cabrito no forno a transmontana.
“A relação de amizade que temos com a Chef Justa Nobre, filha de Trás-os-Montes, tal como nós, já soma alguns anos felizes. Sabíamos que desde a abertura d’O Nobre apresentava na carta de vinhos todas as referências da nossa marca, pelo que decidimos fazer, juntos, um vinho de homenagem a Trás-os-Montes, para isso foi necessário fazer uma prova de vinhos, branco e tinto, no seu restaurante e adequar aos pratos, Fizemos a nossa seleção e desafiamo-la a escolher aquelas com as que mais se identificava e que se pudessem tornar-se nos vinhos Justa Nobre, para apresentar em exclusivo aos seus clientes”, adianta António Boal, CEO da Costa Boal Family Estates.
Os vinhos Justa Nobre, recorde-se, são uma edição exclusiva da Costa Boal, que pode ser encontrada apenas no restaurante “O Nobre”, da chef portuguesa, sito em Lisboa.