A água é um recurso vital, sendo indispensável para o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e a manutenção da vida no planeta.
A gestão dos recursos hídricos apresenta-se como um dos grandes desafios do nosso tempo, num cenário agravado pelas alterações climáticas, nomeadamente com períodos de seca mais frequentes e intensos que ameaçam a disponibilidade de água doce, com maior incidência nas regiões mais a sul do nosso território. É, assim, exigida a implementação de estratégias eficazes, que promovam a resiliência dos sistemas, envolvendo todos os atores da sociedade, incluindo o setor público, o privado e a sociedade civil.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) desempenha um papel crucial neste processo, tendo como missão a gestão integrada das políticas ambientais. Como Autoridade Nacional da Água, a APA tem competências na gestão dos recursos hídricos, promovendo a monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo o principal regulador ambiental em Portugal.
O desafio da gestão integrada da água obriga a uma resposta coletiva e responsável, envolvendo a adoção de práticas sustentáveis e a colaboração entre os diferentes setores da sociedade nessas dinâmicas de transformação.
O compromisso com a conservação e proteção da água é, portanto, um legado que devemos aspirar a deixar para as gerações futuras, garantindo um mundo onde a água continue a ser fonte de vida e prosperidade.
José Pimenta Machado, Vice-presidente do Conselho Diretivo da APA-Agência Portuguesa do Ambiente