O gosto pelo design e arquitetura surgiram de forma muito natural na vida de Tatiana Roque, uma vez que cresceu num ambiente familiar muito vinculado a estas áreas. Assim, em 2008, em parceria com a sua irmã, abriu a sua própria empresa de desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Decoração, Design de Comunicação e Produção de imagens tridimensionais (3D). Em entrevista à Mais Magazine, Tatiana Roque, fundadora e diretora da Baobart, conta como este projeto, que começou por ser um mero hobby, tomou conta da sua vida profissional e tornou-se numa empresa de referência na sua área de ação.
Começando esta entrevista pelo lado pessoal, como surge a sua ligação à área do design e da arquitetura? Sempre foi um objetivo de vida para si ou foi um gosto que desenvolveu?
O meu percurso académico foi sempre ligado à área das ciências e da matemática, sendo que a minha formação de base é na área da Informática – formei-me no Curso de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante seis anos a minha carreira profissional passou por essa área, enquanto trabalhava na empresa de consultoria Accenture, acumulando nos dois últimos anos a gestão da recém-criada Baobart. Enquanto estive na Accenture, para além do desenvolvimento das minhas competências nas diferentes áreas informáticas a que me propus e que me propuseram, desenvolvi ainda o gosto e competências pela gestão de recursos e projetos. De facto, as áreas de design e de arquitetura estavam longe de ser o meu objetivo de vida, mas, o gosto por estas áreas esteve sempre presente na minha família e acompanhou o meu crescimento e desenvolvimento enquanto pessoa. Desde o meu pai, que sonhou ser arquiteto, mas que não fez os exames para se candidatar e que ainda hoje é aficionado pela área; à minha mãe, que era economista, mas tinha o hobby da pintura – pintava telas com diversas temáticas, desde as mais abstratas, às mais realistas; à minha irmã, que acabou por tirar o curso de arquitetura; e ainda às viagens e imensas visitas a museus, era praticamente impossível que o meu presente e futuro não se interligassem com estas áreas. Assim, foi para mim natural aceitar, com gosto, a proposta, da minha irmã, de sociedade na criação de uma empresa de desenvolvimento de projetos de arquitetura. A ideia era eu tratar de todos os assuntos relacionados com a gestão da empresa e finanças. Com o crescimento da empresa acabei por abarcar responsabilidades de outras áreas – logística, gestão de clientes e fornecedores. Optámos ainda por associar o nome da empresa à nossa terra de origem, Angola, através da junção das palavras Baobá (imbondeiro) + Art, tendo assim nascido a Baobart.
Por que razão decidiu abrir a sua própria empresa, a Baobart?
A Baobart Arquitetura e Design foi criada em junho de 2008, mais como um hobby já que, quer eu quer a minha irmã, estávamos empregadas. A ideia da empresa nasceu da resposta a um desafio lançado pelo PCG da Clínica Sagrada Esperança, em Luanda. Este pretendia decorar os quartos da clínica com pinturas alusivas a Angola, que não fossem díspares entre si e apresentassem algum sentido de coesão e continuidade. Após algum estudo foi então selecionado o tema Províncias Angolanas para elaborar esse trabalho. Lançámos o desafio a um grupo de pintores, por nós selecionado, para dar boa continuidade a esse projeto. O projeto correu muito bem e revelou a nossa capacidade de reunir e gerir recursos que geraram a apresentação de um trabalho muito apreciado pelo cliente. Outros pedidos foram surgindo, inicialmente apenas no âmbito da arquitetura, e uns anos depois no ramo da arquitetura e design de interiores. A empresa foi crescendo e diversificando as áreas, disponibilizando mais serviços aos clientes. Apesar de inicialmente a Baobart ser um projeto da minha sócia, há cerca de 3 anos ela decidiu sair da empresa, para abraçar novos desafios. Eu continuei dedicando–me em exclusivo à Baobart e contando com a mesma equipa de excelentes profissionais que garantem a qualidade do nosso trabalho e a satisfação dos nossos clientes.
Quais os serviços/produtos que a Baobart disponibiliza aos seus clientes e em que áreas a empresa atua?
Ao longo dos seus anos de existência, a Baobart Arquitetura e Design foi agregando mais competências ao core business da empresa por forma a suprir as diversas e distintas necessidades do cliente e prestar um serviço “chave na mão”. Atualmente, a Baobart Arquitetura e Design atua principalmente no desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Decoração, Design de Comunicação e Produção de imagens tridimensionais (3D), aliando ainda as componentes de real estate e venda de mobiliário e acessórios de decoração como áreas diretamente complementares. A Baobart aliou-se ainda a uma série de parceiros distintos e diferenciados em áreas relacionadas aos serviços fornecidos à priori aos clientes, por forma a antecipar e colmatar todo o tipo de necessidades. São estes, por exemplo, parceiros nas áreas dos pequenos serviços complementares como os de disponibilização / gestão dos serviços de telecomunicações, eletricidade, gás e água; limpezas pós-obras / montagens; mudanças, transportes, armazenagem e montagem de mobiliário e outros artigos de decoração; construção civil para a elaboração de pequenas remodelações ou de grandes obras (construção de raiz); arquitetura paisagística; levantamentos topográficos; projetos de especialidades; entre outros. A Baobart criou ainda uma vasta rede de parceiros, tanto agentes como representantes e fábricas, entre os quais se encontram diversas marcas de renome nacional e internacional, por forma a disponibilizar, de acordo com o objetivo do cliente, a melhor oferta de produtos em qualquer gama de artigos. Quer o cliente pretenda o desenvolvimento de um projeto comercial – por exemplo: um restaurante, hotel, alojamento, escritório, etc. – ou de um projeto residencial, a Baobart apresenta várias soluções de qualidade. Estes parceiros e serviços oferecidos não são estáticos nem imutáveis e continuam a evoluir e a crescer conforme as necessidades da empresa e dos clientes.
Quais os valores e caraterísticas identitárias da empresa que a distinguem no mercado em que se insere. Por que escolher a Baobart?
Como em todos os negócios, sem clientes, não há negócio. Por isso, na Baobart, o foco principal é e sempre foi a satisfação do cliente. Neste sentido, para além de um total e completo acompanhamento ao longo de todo o projeto, garantimos um acompanhamento pós-venda de excelência aquando do término deste. Isso significa que o nosso trabalho não termina aquando da finalização do projeto, mas continua nos anos seguintes, seja a esclarecer, ou a dar resposta a novas necessidades (nos dois anos seguintes continuamos a acompanhar o cliente e a dar-lhe assistência, quer seja na reparação ou substituição de um candeeiro, alguma peça de mobiliário, ou de outro artigo fornecido no âmbito do projeto). Este acompanhamento personalizado não tem custos para o cliente, desde que o dano detetado não seja consequência de má utilização da peça. Na Baobart acreditamos primordialmente que a fidelização e satisfação, passam pelo total e correto acompanhamento do cliente. Apesar de todos os esforços, e tendo em consideração que, no desenvolvimento de um projeto estão usualmente envolvidas inúmeras entidades distintas, nem sempre é possível garantir que os processos corram sem quaisquer incidentes. No entanto, na Baobart garantimos que estaremos presentes para a resolução de qualquer situação que possa ocorrer e que não desaparecemos durante ou após o processo. Hoje em dia, e na maioria das situações, pensamos que isso seja o mais difícil de encontrar nas empresas e parceiros.
Dado que vivemos numa sociedade onde a competitividade é cada vez mais intensa, é importante que cada empresa inove nas suas metodologias e trabalho. Neste sentido, de que forma a Baobart inova no ramo do design e da arquitetura? Que novos métodos e técnicas a empresa trouxe para o mercado?
Diria que os nossos projetos “chave na mão” são o mais interessante do ponto de vista da inovação, pois vão muito além da arquitetura e do design e permitem ao cliente concentrar numa única entidade a gestão de todos esses serviços e ainda ter acesso a uma rede de parceiros de serviços complementares previamente selecionados e extremamente fiáveis. Na Baobart, consideramos ainda fundamental que o cliente compreenda o projeto ao detalhe. Nesse sentido, as imagens tridimensionais e a realidade virtual são ferramentas essenciais de uso corriqueiro para atingirmos esse objetivo.
Naturalmente que cada cliente tem os seus próprios gostos, ambições e planos que gostariam de ver replicados no seu projeto. De que forma a Baobart mantém uma ligação de proximidade com o cliente de forma a garantir que as suas ideias são aplicadas na realidade?
Para a Baobart, a proximidade com o cliente é da maior importância para o resultado final do projeto. Ouvir o cliente, conhecer os seus gostos, valores e objetivos é fundamental para apresentarmos propostas que vão ao encontro às suas expetativas. Na Baobart desenvolvemos sempre o projeto tendo em consideração as normas e leis aplicáveis e os objetivos finais do cliente. Nem sempre as duas estão alinhadas, mas temos conseguido, com maior ou menor flexibilidade, chegar a soluções de compromisso, quando necessário, por forma a não inviabilizar o projeto e atingir as metas do cliente. Muitas vezes, pelas conjunturas económicas do país e do mundo, ou outras vicissitudes da vida, temos projetos que não chegam ao seu termino ou então são desenvolvidos em mais do que uma fase, acabando por se prolongarem mais tempo do que o previsto. Nestes casos, a Baobart apoia e continua a dar seguimento aos projetos. Acreditamos que, em parte por este motivo, e em parte porque acreditam no nosso trabalho, temos tido a felicidade de os nossos clientes recorrerem à empresa quando pretendem dar continuidade a projetos estagnados ou iniciar novos projetos.
O portfólio de trabalhos com a marca da Baobart é já extenso, sendo que certamente todos eles a devem ter marcado de alguma forma. Ainda assim, desafiava-a a escolher aqueles projetos onde deposita maior carinho e orgulho.
É certo que todos os projetos marcam–nos de alguma forma, mas tenho um orgulho particular nalguns que desenvolvemos no ramo da hotelaria e da restauração, talvez porque não serem os chamados “projetos tradicionais”, uma vez que englobaram sempre uma componente mais divertida e diferenciadora – pela temática selecionada ou tons usados – mas foram projetos que permitiram aos arquitetos uma grande liberdade criativa, sem perder o foco do objetivo do cliente e de terem sido desenvolvidos em diferentes fases da empresa. Por exemplo, um cliente disse-nos que sempre tinha sonhado ter um hotel onde os planetas fossem o core e centro das atenções. Acabou por nascer o Planet House, na zona velha de Lisboa, onde podemos encontrar tetos com papel de parede da via láctea e candeeiros alusivos aos diferentes planetas do sistema solar. Outro projeto muito engraçado desenvolvido para um hotel, teve como temática personalidades icónicas. Situado na Praça de Espanha, o The Icons alia uma decoração clean e contemporânea e apresenta em cada quarto um vinil com uma imagem e frase alusivos a uma figura emblemática. A localização acabou por ser crucial na definição da temática do hostel LX History Rooms. Situado na Rua Álvaro Coutinho, o tema “Os Lusíadas” e os Descobrimentos tornaram-se na seleção natural, uma vez que Álvaro Coutinho, o Magriço, foi um guerreiro português citado por Luís de Camões nessa obra. Caravelas e excertos d’Os Lusíadas em vinil, dão vida aos espaços deste hostel. Estes projetos tiveram todos uma componente gráfica muito presente e impactante, inteiramente criada e desenvolvida na Baobart.
Na sua ótica, quais os segredos para que se possa singrar no ramo da arquitetura e design?
Acho que o mais importante é não perder o foco, ter objetivos bem definidos e não desistir. Penso que isto é válido para qualquer área de negócio.
Perspetivando o futuro, quais as metas a curto/médio prazo que gostaria de implementar na sua empresa?
Temos alguns projetos na calha para lançar a curto/médio prazo: a Baobart e-commerce (baobart-home.com), um site onde apresentaremos produtos mais sofisticados para o cliente que gosta de peças diferenciadas, a par com produtos mais práticos para suprir qualquer outro tipo de necessidade. Numa vertente completamente díspar, surgirá a Baobart Tecnologia e Inovação (www.baobart.pt/tecnologia), na qual pretendemos abarcar, entre outros, projetos mais relacionados com o mundo IT, bem como projetos de decoração para espaços comerciais onde possamos integrar ecrãs led, agregando um novo tipo de valor ao negócio da empresa e do cliente.