Em entrevista, Sofia Andrez, CEO da Andrez Andrez, salienta os valores fundamentais que moldaram a excelência da empresa ao longo de mais de uma década no mercado.
Conte-nos um pouco sobre a história e valores fundamentais da Andrez Andrez.
Fundei a empresa há cerca de 13 anos atrás, embora na minha anterior empresa estivesse durante 10 anos a ajudar os proprietários dos imóveis a melhorar o look & feel dos mesmos através da transformação a nível da decoração, mas fazia-o de forma intuitiva, não tinha formação profissional na área. Quando engravidei da minha segunda filha, Maria, decidi que estava na altura de seguir o que eu realmente gostava de fazer: transformar os espaços na área dos interiores. Decidi fazer uma formação de um ano na área de Design de Interiores em Lisboa e seguir os meus sonhos! Abri um atelier de 30 m2 de área em Faro e comecei sozinha nesta nova viagem. Entretanto, abri um novo atelier em Vilamoura, numa casa de madeira muito simpática e charmosa e a equipa foi crescendo. Passados 6 anos, éramos cerca de 7 pessoas e a minha filha mais velha, Joana Andrez, acabada de ser formada em Business na Universidade Católica Portuguesa decidiu juntar-se à equipa, criando procedimentos e métodos. Gostou tanto da área que acabou por decidir ficar e promover o desenvolvimento e crescimento da empresa. Ficou responsável pelo atelier de Lisboa, abrimos um espaço nas Avenidas Novas e, entretanto, há cerca de 5 meses mudámos para a Av.António Augusto de Aguiar, porque a equipa foi crescendo e o anterior atelier ficou limitado a nível de dimensão. No início de 2023, fizemos o rebranding da empresa, passando o nome para Andrez Andrez, dado o envolvimento da Joana ao longo dos últimos anos .Decidimos também abrir um novo atelier na Quinta do Lago , para estarmos mais próximos dos nossos projetos e clientes. Contamos agora com uma equipa de Arquitetura e Design de Interiores de 26 pessoas entre o Algarve e Lisboa. Os nossos valores principais são o foco nos objetivos do cliente e nos timings do Projeto. Trabalhamos sempre para atingir o melhor resultado possível, com base nos pedidos do cliente e dentro do budget que nos foi dado desde o início. Superar as expectativas do cliente é algo que está sempre presente em qualquer momento do projeto.
Como descreveria a abordagem única ao nível do design da Andrez Andrez?
O nosso envolvimento num projeto começa, muitas vezes, ainda antes do mesmo ser submetido na câmara municipal. Quando os clientes percebem a importância de envolver uma equipa de interiores numa fase muito inicial do projeto, isso acaba por ser fundamental no resultado final do mesmo, porque temos a possibilidade de fazer todo um trabalho de arquitetura de interiores, escolhendo todos os acabamentos e revestimentos. Temos uma forte componente de compatibilização junto dos projetos de engenharia, para garantir que os mesmo atingem o nosso objetivo em termos de design. Após esta fase, entramos no projeto de Design de Interiores propriamente dito, onde fazemos todas as escolhas que dizem respeito a esta nova etapa que engloba a escolha de todo o mobiliário e respetivo acabamento, iluminação, tapetes, obras de arte, entre outros. Gostaríamos de mencionar que, em média, cerca de 80% do nosso mobiliário é feito à medida, com base nos acabamentos escolhidos e desenhos feitos por nós, tornando assim o projeto único e diferenciador. Todos os nossos projetos são acompanhados de imagens 3D para mais fácil visualização da parte do cliente relativamente ao espaço no seu todo, incluindo todo o mobiliário e os acabamentos escolhidos na fase da arquitetura de interiores.
Pode compartilhar um ou dois projetos notáveis em que a Andrez Andrez esteve envolvida recentemente?
O nosso portfólio inclui projetos residenciais e de hotelaria. Dentro dos projetos residenciais destaca-se a área da Quinta do Lago e Vale de Lobo onde desenvolvemos a maioria dos projetos, assim como na área da Comporta / Melides.
No entanto, a nível de projetos de hotelaria, podemos aqui referir alguns como por exemplo o Verdelago , localizado na Praia Verde, no Algarve, e o Palácio Condes da Ribeira, localizado em Lisboa, este ainda em fase de construção.
Existem planos ou aspirações específicas para o futuro da empresa?
A nossa equipa continua em acelerado crescimento e o nível de clientes com que temos lidado nos últimos anos é cada vez mais exigente, o que resulta numa melhoria constante da nossa parte a nível de conceção e execução dos projetos. Temos tido algumas solicitações para fazer projetos a nível internacional. Este é um caminho possível, mas que ainda estamos a avaliar internamente, porque gostamos muito de estar focadas no cliente e pelo perfecionismo patente na equipa, temos de garantir que com este passo conseguimos continuar a manter o serviço de excelente qualidade que temos prestado a todos os nossos clientes e não queremos abrir mão disso.