Se ainda não visitou o município da Chamusca, então fique a saber que são inúmeras as razões que tornam este município um importante centro turístico e cultural na região do Ribatejo. Em conversa com a Mais Magazine, Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, dá-nos a conhecer os principais pontos turísticos na Chamusca, bem como a agenda cultural do município.
A Chamusca é um concelho mui-to rico em cultura e tradição. Quais são os principais pontos de interes-se turístico que o território chamus-quense tem para oferecer a quem o visita?
O Concelho da Chamusca oferece razões de sobra para o visitar. Visitar a Chamusca é sentir o Coração do Ribatejo, terra de encantos e tradições que num só território, reúne Charneca, Campina e Lezíria do Tejo. A diversidade de paisagens com grande valor natural, aliado a um rico património edificado e às tradições, constituem a identidade cultural da nossa região que vale a pena visitar. As nossas igrejas, que só na Chamusca são sete, datadas do século XVII e XVIII são autênticas joias arquitetónicas, que contam histórias de épocas passadas, enriquecem o património cultural e contribuem para a beleza única do nosso concelho. O clima ameno, marcado pelo cheiro do campo, da floresta e do montado de sobro, assim como pelos sons das aves com os arrozais a perder de vista, e o estilo de vida tranquilo cercado pela natureza são também um cartão de visita do nosso território.
Qual é a melhor altura do ano para se visitar a Chamusca?
Chamusca convida a uma visita durante todo o ano. Cada uma das nossas freguesias tem o seu próprio evento temático, para valorizar os recursos endógenos do território chamusquense. Em Ulme, por exemplo temos o “O Festival do Arroz” (setembro), na Parreira “O Festival do Cogumelo” e em Vale de Cavalos “O Festival das Sopas Ribatejanas”, estes últimos em março. Além disso, temos também a centenária “Feira de São Pedro e do Chocalho” ( junho) no Chouto, as Festas do Arripiado, com a tradicional e emocionante procissão no dia 15 de agosto e o Eh! Toiro (outubro), um evento que enaltece a tradição e a cultura tauromáquica do território chamusquense, onde a afición, o toiro, o cavalo e a festa brava ocupam um lugar de destaque. O nosso concelho tem também uma agenda cultural vibrante, que inclui ao longo de todo o ano grandes espetáculos de teatro e música, com artistas de renome nacionais. No que diz respeito à gastronomia a mesa é farta e deliciosa. A gastronomia local é imperdível, exemplo disso são os nossos pratos tradicionais, dos quais se destacam a couve a soco com bacalhau assado, a carne à pinéu, o ensopado de enguias, a açorda de sável, o cabrito assado à moda do Ribatejo e a feijoada à lavrador. Na doçaria destaque para as deliciosas trouxas de ovos, lampreia de ovos, queijinhos do céu, peixe doce, fios de ovos, broas ou a sopa dourada. Quem nos visita pode desfrutar de passeios de barco ao pôr do sol, safaris pela Charneca, stand-up paddle no rio Tejo e de caminhadas pelos nossos percursos e circuitos turísticos (circuito da Charneca Ribatejana, da Lezíria ao Coração da Charneca, Circuito Borda D’Água, pelas margens do rio Tejo e o Circuito Pedonal Terra Branca), que são uma agradável forma de conhecer o que de melhor a Chamusca tem para oferecer.
A Semana da Ascensão é um dos eventos mais importantes da agenda cultural do concelho da Chamusca?
A Feira da Ascensão na Chamusca é o maior evento cultural do nosso concelho, que tem o seu expoente máximo em Quinta-Feira da Ascensão com a tradicional Entrada de Toiros. Neste dia a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A feira da Ascensão é um evento crucial para a valorização do património e do ADN da região enquanto Ribatejo, que atrai milhares de visitantes para desfrutar do território, quer a nível paisagístico, gastronómico, desportivo ou cultural. Durante esta semana, enaltecemos o melhor que o nosso concelho tem para oferecer, incluindo o comércio, a indústria e os serviços locais e regionais. Também apostamos em atividades culturais, como peças de teatro e concertos, principalmente com artistas locais. Somos o “Coração do Ribatejo” e queremos transmitir aos visitantes as emoções e sensações únicas de estar na Chamusca.
O Parque dos Sonhos de Natal afirma-se atualmente como o maior parque temático de Natal do Ribatejo?
O “Parque dos Sonhos de Natal” é o maior parque temático de Natal do Ribatejo, um espaço de partilha e que reúne a família e os amigos, num ambiente maravilhoso e repleto de magia, onde a presença do Pai Natal e dos seus duendes, assim como do Presépio Vivo é obrigatória. O Parque dos Sonhos realiza-se em dezembro, este ano de 07 a 23, num dos jardins mais bonitos do ribatejo.