A “primeira sala de aula” do ISCE abriu há 40 anos. Hoje desenvolvem atividades de ensino nas áreas das ciências da educação, desporto, empresariais, sociais e humanas. Destacam-se no Ensino Superior português por darem certezas de uma entrada no mercado de trabalho. A Mais Magazine falou com vários membros da instituição.
O ISCE foi fundado em 1984, de que forma é que a instituição foi conquistando destaque no ensino superior português?
Ricardo Martins (Representante da Entidade Instituidora): São quase 40 anos de história, onde formámos milhares de profissionais em diferentes áreas do conhecimento, estando hoje espalhados em todo o território nacional, exercendo atividades de enorme relevância social e económica. Os nossos diplomados são o nosso melhor cartão de visita. Temos ex-alunos nas melhores escolas, clubes, hotéis, em câmaras municipais, relevantes IPSS ou na Assembleia da República. Os jovens quando nos escolhem sabem que o mercado de trabalho os irá absorver.
O ISCE irá mudar as suas instalações para o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo de Odivelas, edifícios históricos da cidade. Para o ISCE, em termos logísticos e culturais quais são os benefícios desta mudança?
Ricardo Martins: Valorizar o património secular do Mos-teiro, ao mesmo tempo que contribuiremos para revitalizar a zona histórica de Odivelas. Será erguido um Campus Académico moderno, multifuncional, aberto para a cidade e com a oferta do metropolitano no seu perímetro.
O Grupo PEDAGO é hoje a entidade instituidora do ISCE. Que tipo de mais-valias traz para a instituição, esta associação?
Ricardo Martins: É o maior e mais completo projeto de educação intergeracional em toda a Lusofonia. Os nossos alunos, as suas famílias, a sociedade no geral, confiam no nosso Projeto. São muitos os exemplos de pais a estudarem no ensino superior e os filhos no berçário ou pré-escolar, de avós na Universidade Sénior e netos no secundário, de pais como colaboradores numa das instituições e filhos como alunos noutra. A credibilidade que fomos conquistando ao longo dos anos é um enorme ativo.
E de que forma conseguem diferenciar-se das demais faculdades, com ofertas semelhantes?
Luis Picado (Presidente do ISCE): A nossa identidade é construída em torno do CONHE-CIMENTO (técnico e científico com aplicabilidade), da PRÁTICA (ao longo dos cursos), da PESQUISA (inclusão em projetos de investigação), da INTERNACIONALIZAÇÃO (Erasmus e outras parcerias), da INOVAÇÃO (nas metodologias e recursos digitais), da SUSTENTABILIDADE (de acordo com a agenda 2030) e, muito importante, do HUMANISMO (cultura organizacional de proximidade e empatia).
O ISCE foi pioneiro na implementação do sistema de formação b-learning no ensino superior português. Fale–nos um pouco mais sobre os motivos para o desenvolvimento desta opção de ensino e as suas vantagens.
Inês Ribeiros (Presidente do CP): O modelo pedagógico em B-learning, implementado em 2009, é inovador e diferenciador, na medida em que promove a democratização do ensino, contribui para o acompanhamento permanente dos estudantes, permite conciliar o estudo com o trabalho, faculta a expansão do projeto académico ao mundo lusófono e potencia a inclusão digital dos estudantes.
O instituto também é reconhecido por disponibilizar serviços que ajudam os alunos a terem sucesso nas aprendizagens, na inclusão no mercado de trabalho e na formação ao longo da vida. Como desenvolvem estas iniciativas?
Andreia Morgado (Presidente da AE): Estas iniciativas são desenvolvidas pelo ISCE através dos mais variados serviços que disponibiliza aos alun@s, demonstrando uma grande atenção e cuidado para com quem ali estuda. Podemos referir como exemplos, o Healthclub H2OVITA, os Gabinetes psicopedagógico e de apoio psicológico, o Centro de Cooperação e Relações Internacionais, o Gabinete de Avaliação e Promoção da Qualidade e o ISCE.VIDA.ATIVA (UNIVA – Unidade de Inserção na Vida Ativa e UPA-Emp – Unidade de Promoção da Atividade Empreendedora), bem como o Programa Erasmus. Para além de se poder contar com um corpo docente de excelência, bem como com funcionários diligentes e sempre disponíveis para ajudar, a AE diz sempre aos nov@s alun@s que esta é uma família. Mas, onde o ISCE faz a diferença é na atenção personalizada a cada um de nós, respeitando as nossas diferenças enquanto indivíduos inseridos, não só na Família ISCE, mas nesta comunidade académica como um todo.
Para finalizar, quais os projetos que o ISCE tem para o futuro para continuar a definir-se como referência nacional, nas áreas das ciências da educação, sociais, do desporto e empresariais?
Albino Lopes (Presidente do CTC): O ISCE promoverá a melhoria contínua da sua formação de modo a servir a comunidade educativa com excelência. Também alargaremos o projeto a novas áreas formativas como o marketing e a gestão de recursos humanos. A nossa aposta é na inovação tecnológica, na experiência prática de aprendizagem, nas pedagogias inclusivas e de performance, e na empregabilidade.