A Yoçor é uma marca de iogurtes e gelatinas 100% açorianas, usando o leite dos Açores como matéria-prima principal na sua produção. Hugo Garcez, CEO da Yoçor, falou à Mais Magazine sobre o funcionamento da sua empresa e o seu percurso que o levou até ao leme da Yoçor.
Comece por nos falar um pouco sobre a história da marca Yoçor.
A marca Yoçor foi criada e registada no final da década de 70 aquando da constituição da empresa Garcez & Santos, Lda., em 1978, para o efeito, precisamente, de ser e entidade comercial responsável pela produção e comercialização dos iogurtes criados e confecionados na sua fábrica própria, em Rabo de Peixe, sendo a primeira fábrica de iogurtes dos Açores. A empresa por detrás da marca é familiar, e ainda hoje se mantém na mesma família Garcez, com origens Madeirenses, que se formou e especializou na confeção de iogurtes artesanais. Foi nesse mercado, na Madeira, que a Yoçor ganha mais impulso e volume numa fase inicial, vendendo para uma hotelaria já forte na altura e um mercado mais evoluído no consumo. Em 2020 começamos a mais recente expansão da fábrica, e já olhamos para outras fases de expansão, sendo que o respeito pela origem do projeto é o foco, mas usando o que a tecnologia e a ciência têm para oferecer hoje.
E o seu percurso? Como chegou a CEO da Yoçor?
Nasci no seio desta família e, claro, deste projeto. Desde cedo ia visitar a fábrica e experimentar os seus produtos, era como um provador de iogurtes. Sempre foi um dos princípios da marca ter a capacidade de oferecer um produto passível de ser consumido por todos os tipos de pessoas, incluindo grupos sensíveis. Fui crescendo nesta envolvência, formei-me em Gestão pela Universidade dos Açores, e em 2011 surgiu o desafio de trabalhar na empresa da família, através do meu avô, António Garcez. Acredito que a conjugação da teoria da formação superior com a enorme experiência e conhecimento do meu avô, fez a conjugação ótima para o que ambos atingimos neste projeto. Em 2013, agarro o papel de diretor financeiro acumulando com a gestão geral nas várias vertentes do negócio e é nesse ano que adquiro uma posição de gerente e sócio minoritário. Após a expansão da empresa para outros mercados, com atuação direta e meios próprios, em 2015, dá-se um significativo crescimento e com isso a minha gestão autónoma na empresa. Consequentemente, e por via da chegada de algumas propostas para aquisição do capital da empresa, é em 2018 que se efetiva a negociação final e compra da maioria do capital aos meus avós, dando assim continuidade a este projeto familiar onde também a minha mãe ainda faz parte.
Que produtos tem a Yoçor para oferecer aos seus clientes?
Neste momento a Yoçor conta com uma vasta gama de produtos diversificados e para vários gostos, desde iogurtes sólidos a iogurtes líquidos, iogurtes tipo grego e gelatinas, com ou sem açúcar e com ou sem lactose. Para além do leite, tentamos sempre ter os nossos sabores únicos inspirados nos Açores ou mesmo a utilização da fruta característica da região, como o ananás de São Miguel DOP, o maracujá de São Miguel DOP ou a meloa de Santa Maria IGP, por exemplo. Temos algumas investigações em curso levadas a cabo por uma equipa interna, que se dedica à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, assim como com o apoio da Universidade dos Açores nessa mesma I&D. Recentemente aumentamos a gama de gelatinas 0% com a gelatina de frutos vermelhos, acompanhando, assim, as tendências de consumo.
Fale-nos um pouco sobre os segredos do modo de produção dos vossos produtos.
Um dos nossos segredos, que acaba por não ser segredo, mas sim um motivo de orgulho, é o facto de trabalharmos com um pequeno número de produtores de leite de pastagem dos Açores que asseguram níveis superiores de qualidade do leite. Valorizamos o esforço e o cuidado que os produtores de leite têm, e por isso pagamos acima da média. Rececionamos o leite diariamente do produtor nas nossas instalações, assim podemos garantir todo um processo de qualidade e controlo. As receitas para as diferentes tipologias de iogurte são praticamente as mesmas, mudamos apenas algumas técnicas.
Quais as metas para médio e longo prazo?
A Yoçor veio para ficar. Procuramos trazer produtos de valor acrescentando pela matéria-prima, mas também pelo respeito na confeção dos mesmos, ambiental e social. A empresa reduziu drasticamente o seu consumo de combustíveis fósseis com este investimento e um dos grandes focos é tornarmo-nos cada vez mais eficientes energeticamente até chegarmos à autonomia. Queremos ser a marca de iogurtes favorita dos portugueses e é nesse foco que trabalhamos todos os dias.