No preciso local onde se travou a Batalha do Vimeiro, a 21 de agosto de 1808, situa-se atualmente o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV). Com portas abertas desde 2008, esta instituição serve como um importante arquivo histórico e cultural da herança e identidade comuns das nações envolvidas no confronto que pôs fim à Primeira Invasão Francesa de Portugal.
Com o objetivo de manter bem vivo na memória de todos os portugueses o esforço dos combatentes durante o derradeiro confronto referente à Primeira Invasão Francesa, nasceu o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV). Este espaço localiza-se no mesmo local onde foi travada a Batalha do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, e assume-se como um agen-te de preservação do património material e imaterial da batalha e da sua divulgação e ativação turística. O Centro de Inter-pretação da Batalha do Vimeiro oferece um rico acervo composto por armamento, fardamento, documentação da época, peças arqueológicas únicas e equipamentos que fazem do CIBV um equipamento turístico inclusivo e acessível: réplicas 3D, audioguias com audiodescrição, folhas de sala com informação simplificada, Braille e LGP, vídeos com legendagem e LGP, piso tátil e elevador.
“Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”
Este espaço histórico e cultural apresenta uma grande variedade de iniciativas que visam promover o património local, sendo a mais afamada a “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”. Durante o mês de julho a história ganha vida e recria-se um cenário alusivo à época da Primeira Invasão Francesa. Este ano, o evento vai ter lugar nos dias 14, 15, 16 de julho e contará com a presença de um Mercado Oitocentista, tasquinhas, animação de rua e um programa de iniciativas diversificado que conta com concertos, baile oitocentista, espetáculos de fogo, mostras de produtos gastronômicos, peças de teatro e workshops.
Este ano a programação cultural centra-se na temática “Educar para a Paz”
Anualmente, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro conta com uma programação cultural temática, focando-se este ano no tema “Educar para a Paz”. Uma iniciativa que decorre da atual situação de guerra na Europa e propõe um conjunto de atividades em torno do conceito de paz, contrariando a ideia de que os locais que assinalam batalhas têm que remeter unicamente para matérias relacionadas com episódios de guerra. A par disso, este ano celebra-se, no dia 21 de agosto, o 215ª aniversário da Batalha do Vimeiro, efeméride que será relembrada com comemorações oficiais organizadas em conjunto com o exército português. Dando continuidade ao trabalho de valorização do património militar, o município da Lourinhã tornou-se associado da Rota Histórica das Linhas de Torres e integra o consórcio dos Itinerários Napoleónicos, um consórcio de 13 municípios que trabalha conjuntamente para desenvolver ações de qualificação da oferta, capacitação de recursos, inovação da rede e comunicação do produto. Neste último âmbito, foi desenvolvido o jogo exclusivo “Napoleão Bonaparte: O princípio do Fim” com a empresa Science4You. Assim, não faltam razões para visitar o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e viver uma página dourada da história de Portugal.