O projeto educativo da Queen Elizabeth’s School assenta no estreitamento dos laços entre Portugal e o Reino Unido, mantendo o culto da aliança mais antiga do mundo e no ensino bilingue Português – Inglês.
A Queen Elizabeth’s School oferece os seus serviços educativos na valência de Berçário, Creche, Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, oferta que assenta nos princípios de uma formação humanista e holística, adaptada a cada criança, visando o seu desenvolvimento pleno. A somar a esta filosofia, acresce o foco no ensino do Inglês como segunda língua, e o contacto com a cultura britânica assegurando a existência de professores nativos da língua inglesa no corpo docente. A Queen Elizabeth’s School acompanha os programas de ensino vigentes no Reino Unido através da internacionalização do seu currículo, lecionando o programa primário internacional da Cambridge Assessement International Education. Desde o ano letivo de 2013/2014, que a Sua Majestade Carlos III, Rei do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações e Chefe da Commonwealth Oferta de S.A.R., Príncipe de Gales, à Queen Elizabeth’s School, aquando da sua visita oficial em 12 de fevereiro de 1987. Queen Elizabeth’s School segue um modelo integrado de ensino bilingue em todas as valências, recorrendo a uma metodologia aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, denominada Content Language Integrated Learning (CLIL). Além das orientações curriculares do Jardim de Infância e do currículo oficial do 1º Ciclo do Ensino Básico Português, são lecionadas as disciplinas do currículo da Cambridge Primary Programme: Cambridge Primary English as a Second Language, Mathematics e Science. Na Educação Pré-escolar e Creche é adotado um modelo de imersão parcial no ensino do Inglês, sendo valorizada a expressão dramática e musical como instrumentos de excelência na aprendizagem desta língua enquadrada numa cultura de escola de cariz luso-britânico. A dimensão internacional da Queen Elizabeth’ School é também patente enquanto Cambridge International School e Cambridge Primary School da Cambridge Assessement International Education, propondo alunos aos English (as a Second Language), Maths and Science Chekpoint Tests, que permitem uma avaliação externa da aprendizagem e dos conteúdos programáticos ministrados deste currículo. Esta escola é ainda centro de exames: da Cambridge English – preparando os alunos para a realização dos Young Learners English Tests (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers), B1 Preliminary for Schools, B2 First for Schools, C1 Advanced e C2 Proficiency; do Trinity College London – Trinity Stars Young Performers in English Award. Os níveis acima do Flyers destinam-se aos antigos alunos que frequentam os Clubes de Inglês, em horário extraletivo. Os alunos que frequentam as aulas de piano podem realizar um exame de Música, adequado às suas faixas etárias, que vai do nível preparatório até ao nível 2 da Associated Board of the Royal Schools of Music – líder mundial na área de avaliações e exames de Música de quatro dos mais prestigiados conservatórios do Reino Unido (Royal Academy of Music de Londres, Royal College of Music de Londres, Royal Northern College of Music Manchester e Royal Scottish Academy of Music and Drama, Glasgow).
A ação educativa da Queen Elizabeth’s School está direcionada para a formação e bem-estar dos alunos numa perspetiva de desenvolvimento integrado e inclusivo das crianças, respeitando a sua individualidade, realização pessoal e sucesso escolar. Os ideais definidos pela fundadora desta escola, Denise Lester, OBE (Order of the British Empire) são preconizados dando-se uma especial relevância à educação para os valores, bem como ao exercício de uma cidadania ativa com um forte sentido de responsabilidade social. A Fundação Denise Lester e a Queen Elizabeth’s School têm
vindo a desenvolver várias iniciativas de voluntariado no âmbito da integração social de idosos residentes em lares de terceira idade e de apoio a crianças desfavorecidas. A Educação Moral e Religiosa Católica é indissociável da formação de caráter que acompanha o crescimento das crianças. A maioria dos seus alunos é de confissão católica sendo, no entanto, respeitado o culto de outras confissões religiosas. Um grande
número de alunos é preparado por esta escola e pelo prior da paróquia de São João de Brito, Reverendo Padre João Valente, para receber os sacramentos da iniciação cristã. A Queen Elizabeth’s School tem vindo a participar em parcerias no âmbito de programas de intercâmbio educativo e cultural, a nível internacional e nacional, tendo coordenado duas parcerias multilaterais entre escolas europeias no programa setorial COMENIUS. A nível cultural, o coro constituído por alunos da Queen Elizabeth’s School tem sido convidado a participar em diversos eventos, nomeadamente na Missa Comemorativa do Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha Isabel II e no Remembrance Sunday, na Igreja Anglicana de St. George, à Estrela e no Concerto de Reis organizado pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém, no qual participou o coro dos alunos do 4º ano da Queen Elizabeth’s School, que decorreu no Palácio Fronteira. Além das visitas de
estudo que proporciona aos seus alunos, também tem organizado encontros de autor, recentemente com Sua Excelência, a Embaixadora dos Estados Unidos Randi Charno Levine para a apresentação do livro – “Princess Orlita the curious princess” e a visita das reputadas escritoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada (Consultora para a Educação da Casa Civil do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa) e do compositor e intérprete Daniel Completo, autores do livro – “Fábulas Musicadas”, com ilustrações de Nuno Completo, da editora Canto das Cores, que inclui canções originais.
Sua Majestade Rainha Isabel II em 1957
Anualmente, é organizado o Sports Day, um evento desportivo com todos os alunos e respetivos familiares; assim como, uma viagem de finalistas a Cambridge com os alunos do 4º ano, com duração de uma semana. Esta iniciativa tem como objetivo primordial a utilização das competências multilinguísticas e interculturais adquiridas em contexto escolar, as quais são essenciais num percurso formativo de qualidade, numa sociedade global que valoriza a riqueza da diversidade linguística e a crescente internacionalização das políticas educativas. Além dos Clubes de Inglês, a Queen Elizabeth´s School proporciona aos seus alunos como atividades extras aulas de piano e canto, neste caso em particular quando tal é solicitado pelos encarregados de edu- Sua Majestade Rainha Isabel II em 1957 cação e várias modalidades desportivas, designadamente: ténis, futebol, karaté, natação, patinagem e psicomotricidade. A Queen Elizabeth’s School tem visto reconhecidos os seus 87 anos ao serviço da educação nos bons resultados escolares alcançados pelos seus alunos quer a nível do Currículo Nacional Português, quer a nível dos resultados obtidos em Exames Internacionais, o que é motivo de regozijo para toda a comunidade educativa da Queen Elizabeth’s School. A Queen Elizabeth´s School participou na missa comemorativa do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, na Igreja de S. Jorge, no Cemitério Inglês à Estrela, com outras escolas inglesas. Nesta cerimónia, os alunos do 4º ano de escolaridade apresentaram três textos em que revelaram o que gostariam de transmitir à Rainha, se tivessem tido a oportunidade de a encontrar por ocasião da solenidade comemorativa deste marco histórico no Reino Unido, de ser a monarca com maior longevidade, tendo ultrapassado a sua trisavó, Rainha Vitória, que reinou durante 63 anos.