Tradição, prestígio e inovação são valores da Queen Elizabeth´s School, fundada em Lisboa em 1935, e que hoje continuam a ser reforçados pela liderança de Conceição Oliveira Martins, Maria de Lourdes Cabral e Ana Maria Nunes. Venha conhecer esta histórica Escola que garante a melhor preparação escolar dos seus alunos, estimulando-os a desenvolver competências a nível da sua formação pessoal e social, sendo a educação para os valores e cidadania, objetivos primordiais na sua política educativa, numa sociedade cada vez mais global e inclusiva.
O projeto educativo da Queen Elizabeth’s School assenta no estreitamento de laços entre Portugal e o Reino Unido, mantendo o culto da aliança mais antiga do mundo e no ensino bilingue Português – Inglês. Esta escola oferece os seus serviços educativos na valência de Berçário, Creche, Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, oferta que assenta nos princípios de uma formação humanista e holística, adaptada a cada criança, visando o seu desenvolvimento pleno. A somar a esta filosofia, acresce o foco no ensino do Inglês como segunda língua, e o contacto com a cultura britânica assegurando a existência de professores nativos da língua inglesa no corpo docente. A Queen Elizabeth’s School acompanha os programas de ensino vigentes no Reino Unido através da internacionalização do seu currículo, lecionando o programa primário da Cambridge Assessement International Education.
Desde o ano letivo de 2013/2014, a Queen Elizabeth’s School segue um modelo integrado de ensino bilingue em todas as valências, recorrendo a uma metodologia aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, denominada Content Language Integrated Learning (CLIL). Além das orientações curriculares do Jardim de Infância e do currículo oficial do 1º Ciclo do Ensino Básico Português, são lecionadas as disciplinas do currículo da Cambridge Primary Programme: Cambridge Primary English as a Second Language, Mathematics e Science. Na Educação Pré-escolar e Creche é adotado um modelo de imersão parcial no ensino do Inglês, sendo valorizada a expressão dramática e musical como instrumentos de excelência na aprendizagem desta língua enquadrada numa cultura de escola de cariz luso-britânico.
A dimensão internacional da Queen Elizabeth’s School é também patente enquanto Cambridge International School e Cambridge Primary School da Cambridge Assessement International Education, propondo alunos aos English, Maths and Science Chekpoint Tests, que permitem
uma avaliação externa da aprendizagem dos conteúdos programáticos ministrados neste currículo. Esta Escola é ainda centro de exames da Cambridge English – preparando os alunos para a realização dos Young Learners English Tests (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers), B1 Preliminary for Schools, B2 First for Schools, C1 Advanced e C2 Proficiency; dos exames do Trinity College London – Trinity Stars Young Performers in English Award (Stage 2 e Stage 3) e membro do Instituto Britânico do Programa de Parceria de Exames “Addvantage”. Os níveis acima do Flyers destinam-se aos antigos alunos que frequentam os Clubes de Inglês, em horário extra letivo.
Os alunos que frequentam as aulas de piano podem realizar um exame de Música, adequado às suas faixas etárias, que vai do nível preparatório até ao nível 2 da Associated Board of the Royal Schools of Music – líder mundial na área de avaliações e exames de Música de quatro dos mais prestigiados conservatórios do Reino Unido (Royal Academy of Music de Londres, Royal College of Music de Londres, Royal Northern College of Music Manchester e Royal Scottish Academy of Music and Drama, Glasgow).
A política educativa desta Escola centra-se numa boa formação de base, respeitando a individualidade do aluno e potenciando o seu desenvolvimento integral, com uma crescente responsabilização pela construção do seu saber e autonomia que se reflita positivamente
no seu rendimento e bem-estar em contexto escolar.
A Queen Elizabeth’s School tem visto reconhecidos os seus 86 anos ao serviço da educação nos bons resultados escolares alcançados pelos seus alunos quer a nível do Currículo Nacional Português quer a nível dos resultados obtidos em Exames Internacionais, o que é motivo
de regozijo para toda a comunidade educativa desta Escola.