Sabia que a água termal de Luso tem a sua origem na água da chuva infiltrada na Serra do Bussaco? Quando infiltrada a água atinge mais de 500 metros de profundidade, acabando por imergir ao solo a 28º graus centígrados. Graças a este circuito, a água adquire características únicas, que a tornam indicada para usos terapêuticos e de bem-estar. Fique a conhecer pela voz de Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, todo o potencial deste importante ativo turístico.
A água mineral de Luso é um recurso de exceção, reconhecido e usado há vários séculos. Graças à sua baixa mineralização, a água termal de Luso tem uma notável ação terapêutica nas afeções crónicas do aparelho reno-urinário, hipertensão arterial, perturbações do metabolismo, afeções respiratórias crónicas, reumatismos, perturbações do aparelho locomotor e patologias dérmicas.
Uma nova dinâmica no termalismo
As Termas de Luso foram totalmente renovadas e requalificadas. Após profundas obras de remodelação e modernização, a histórica estância termal conta com a Buvete Termal, um Emanatório construído sobre a nascente termal e 13 salas de tratamento. “O novo espaço mantém a sua génese, disponibilizando um conjunto de tratamentos que atuam na prevenção e tratamento de diversas patologias”, explica Filomena Pinheiro.
Hoje, quem visite este complexo poderá usufruir dos seus três espaços: a área de termalismo terapêutico, a área de Medical Center e a área de Spa termal. “O termalismo terapêutico atua em doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho respiratório, doenças crónicas da pele, doenças metabólico-endócrinas, reumáticas e músculo-esqueléticas”, explica.
Por sua vez, o Medical Center aposta num apoio médico especializado para fazer face às necessidades crescentes de uma melhor qualidade de vida e um equilíbrio entre corpo e mente, com destaque para programas de reabilitação física, nomeadamente a reabilitação ortopédica, a neurológica e a reumatológica. Através do conceito inovador de Spa termal, as Termas de Luso imprimem hoje uma nova dinâmica de termalismo a nível nacional. “A complementar tenho que referir o Grande Hotel de Luso, uma extraordinária obra arquitetónica, representativa de um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX em Portugal: Cassiano Branco”.
Rodeadas do mais alto valor turístico deste território – a Mata Nacional do Bussaco -, as Termas de Luso são hoje um importante ativo turístico para o Concelho da Mealhada. “Quem escolher as Termas de Luso como destino termal, está a escolher um destino que lhe oferece termas, bem estar, natureza, património natural e arquitetónico, história militar e religiosa e cultura, com programas que se desenvolvem em torno de todas estas vertentes. Tudo isto combinado com uma oferta gastronómica singular, as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, onde o leitão é rei! Estou ciente que haverá poucos destinos que consigam reunir uma tão diversificada oferta”.