A Contimetra – Instrumentos Industriais foi fundada em 1964 com o objetivo de dar resposta à crescente procura de soluções técnicas de qualidade nas áreas da instrumentação industrial e controlo e de difusão de ar condicionado, que se verificava à época em Portugal. Desde a sua fundação, a Contimetra tem trilhado uma senda de inovação e excelência na área de instrumentação e controlo, fornecendo os mais sofisticados equipamentos e aplicando as mais recentes tecnologias. Fique a conhecê-la um pouco melhor nesta edição da Mais Magazine.
A história da Contimentra–Instrumentos Industriais começou a ser escrita há 57 anos, por Júlio Gama Caldas, fundador e atual presidente. Desde então, a empresa vem acompanhando a natural evolução do mercado alargando o seu espetro de serviços às necessidades e exigências que o mercado português vai evidenciando. O projeto que começou para dar resposta à crescente procura de soluções técnicas de qualidade nas áreas da instrumentação industrial e controlo e de difusão de ar condicionado, conta hoje com um vasto leque de serviços destinados a áreas tão diversas como as de Controlo, Sistemas e Gestão Técnica Centralizada, Ar Condicionado, Indústria e Ambiente, e de Químicos e Ferramentas. Desde então, tem mantido no seu ADN esta característica de atuação em múltiplas áreas de negócio, o que tem permitido à empresa ultrapassar, sem disrupções dignas de nota, várias crises ao longo dos seus quase 60 anos de vida.
Um grupo, três empresas de sucesso
“Presentemente, somos um grupo de três empresas, que integram já elementos da terceira geração, sendo que o meu pai, o fundador, ainda marca presença regular nas suas instalações”, começa por nos elucidar Cristina Caldas, Managing Partner. De forma a dar uma resposta adequada a todos os seus clientes, a empresa conta já com um vasto portefólio de serviços, disponíveis ao mercado através das três empresas que integram o grupo: Contimetra–Instrumentos Industriais, Contimetra–Instalações Mecânicas, Sistimetra–Sistemas e Medidas Industriais.
“A empresa-mãe, Contimetra-Instrumentos Industriais, é uma empresa comercial que importa e distribui equipamentos de marcas de referência a nível mundial, no âmbito de instrumentação industrial, sistemas e componentes para instalações de ar condicionado, vedantes e lubrificantes especiais”, explica Cristina Caldas. Com presença em mercados industriais chave, nomeadamente o setor da pasta e papel e petroquímica, o setor farmacêutico, o setor da indústria química e fabricantes de sistemas de tratamento de águas, a Contimetra–Instrumentos Industriais preparou o caminho para que anos mais tarde surgisse uma nova empresa no grupo. “A Contimetra-Instalações Mecânicas surgiu uns anos mais tarde, para prestar serviços para os equipamentos que representamos, fornecendo soluções “chave-na-mão” na área da Gestão Técnica Centralizada de Edifícios, controlo de ventilação em laboratórios, sistemas validados para a indústria farmacêutica, sistemas de deteção de fugas de água, sistemas de medição de caudal de efluentes em tubagem, e muitos outros”. Dada a vitalidade do mercado na zona norte do país, a Contimetra abre uma delegação na cidade do Porto em 1982, que viria a dar origem à Sistimetra–Sistemas e Medidas Industriais.
Na senda da inovação
Desde a sua fundação, a Contimetra tem trilhado uma senda de inovação e excelência na área da instrumentação e controlo, fornecendo os mais sofisticados equipamentos e aplicando as mais recentes tecnologias, como explica Cristina Caldas: “No início, a Contimetra foi extremamente inovadora pelo facto de não se limitar a fornecer equipamentos, como as restantes empresas presentes no mercado, mas sim a envolver-se na solução dos problemas apresentados pelos clientes, ajudando a delinear soluções e colaborando na sua implementação”. A entrevistada reconhece nesta virtude, um dos principais diferenciais da empresa no mercado, mas também um dos fatores que contribui para o rápido sucesso alcançado no mercado português. Da fórmula de sucesso faz ainda parte a escolha e aposta em fornecedores com os mais elevados padrões de qualidade e capacidade de inovação, nomeadamente com um forte investimento continuo em I&D. “A forte ligação, de décadas, à grande maioria das nossas representadas (as principais desde há mais de 50 anos), confere-nos um know-how muito relevante, bem como uma confiança muito assinalável do mercado nacional. Para isso contribui também, em muito, a qualidade dos recursos humanos que são um ativo importantíssimo nas nossas empresas. O facto de conseguirmos uma estabilidade bastante assinalável dos nossos colaboradores, a par com uma renovação constante e uma forte política de formação interna, faz com que toda a equipa assimile a cultura da empresa e os nossos valores, nomeadamente o respeito pelos clientes, profissionalismo, qualidade e honestidade”, afirma Cristina Caldas.
Na verdade, este é um dos principais diferenciais do Grupo Contimetra/Sistimetra. Percecionado pelo mercado pela sua qualidade e profissionalismo, “quem nos procura sabe que vai encontrar uma excelente relação qualidade/preço, e profissionais dedicados que tudo fazem para prestar o melhor serviço ao cliente, envolvendo-se no problema e procurando a melhor solução”.
Para o futuro: evolução
Prestes a completar 60 anos de existência, o grande desafio passa pela procura permanente de novos produtos, novas áreas de negócio e novos clientes, sem nunca descurar os clientes antigos. “O mercado está em constante evolução e se não evoluirmos com ele, morremos”, afirma Cristina Caldas. A par disso, “a entrada da terceira geração na empresa e, a médio prazo, a consequente e necessária evolução na liderança é um grande desafio, mas, principalmente, uma grande oportunidade”, que a nossa entrevistada acredita que irá continuar a transmitir confiança no futuro a todos os parceiros, colaboradores e clientes.