Criada em 2011, a Xylem tem se tornado em uma das maiores empresas de tecnologia no setor da água. Todos os serviços são efetuados com recurso a ferramentas e plataformas digitais inovadoras.
As ferramentas e plataformas, têm acompanhado a evolução da tecnologia do setor da água, que no ponto de vista de Nuno Pinho “é hoje um dos principais fatores de crescimento económico a nível mundial”.
Contudo, apesar de ser um dos principais setores económicos a nível mundial, Nuno Pinho aponta que “metade da população mundial, ainda não tem acesso a saneamento básico e, por esse motivo, a prevalência de doenças como a diarreia, cólera, febre tifoide e hepatite A, continua a ser uma realidade em países subdesenvolvidos, ao mesmo tempo que agrava as desigualdades entre povos.” Atualmente, três em cada dez pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável, e cinco em cada dez pessoas não tem acesso a serviços de saneamento.
Para combater a falta de saneamento básico, a Xylem fornece soluções completas e eficientes de tratamento de água e água residual. Dentro da gama de soluções, encontram-se produtos, tais como “eletrobombas submersíveis ou de superfície, geradores de ozono ou sistemas de UV para tratamento e desinfeção de água, sobrepressores e outros sistemas de arejamento, agitadores e acessórios de montagem”.
Para uma empresa que faz face aos problemas, a Xylem considera um dos seus maiores desafios “ajudar a resolver, através da inovação, os mais críticos desafios da água, incluindo aqueles que resultam do fenómeno das alterações climáticas, como sejam a falta de água e a resiliência das infraestruturas da água”.
Sobre o fenómeno das alterações climáticas, a empresa parece estar a ter sucesso para criar e manter boas práticas ambientais. Inclusive, em 2019, a Xylem optou por uma abordagem “mais abrangente face à sustentabilidade, com a definição de oito objetivos para 2025 que estão intimamente ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da União Europeia”.
Motivadas pelos valores da Xylem, algumas marcas centenárias optaram por adotar, desde muito cedo, a inovação como estratégia de crescimento. Um exemplo é a Flygt, uma marca da Xylem e que foi pioneira ao inventar o conceito de bomba de drenagem submersível em 1948 ou o da primeira eletrobomba submersível de esgoto em 1956.
Este progresso e crescimento, não ficará por aqui! Atualmente a empresa conta com cerca de 16.000 colaboradores em mais de 150 países. O objetivo continua a ser o mesmo, que pelas palavras de Nuno Pinho é “Ajudar, através da tecnologia e inovação, os nossos clientes a enfrentar e resolver os problemas mais críticos do sector da água.”