Criado em 1997, o Clube VII procura ajudar a fornecer bem-estar e saúde, diariamente. Para Ana Dâmaso, Diretora Geral do Clube VII, o Clube ainda tem muito por fazer, nesta área.
Disponibilizando serviços de fitness, como ginásio, aulas de grupo e também serviços de bem-estar e saúde, tais como nutrição, massagens e tratamentos, o Clube VII distingue-se pela “oferta muito variada como natação, ténis, padel”. O Clube conta com uma equipa muito experiente e “especializada na área de exercício e saúde”. Esta oferta, acaba por ser procurada, por muitas gerações, o Clube VII recebe clientes desde os três meses de idade e, de momento, o cliente mais velho tem 88 anos e é utilizador regular do Clube. No que diz respeito aos mais novos, o Clube VII dispõe de “atividades para as crianças de todas as idades”. Ana Dâmaso considera que Portugal é “um país de pessoas sedentárias” e que “esta cultura de prática regular de atividade física e desporto tem que começar nas escolas”, altura em que ainda somos crianças. No entanto a Diretora Geraldo Clube VII fica feliz ao saber que os sócios do Clube VII têm a mentalidade correta sobre a atividade física e desporto, pois o Clube já conta com cerca de 600 crianças a fazer atividade física.
Prioridades do Clube VII
Ana Dâmaso considera que ainda há muito por fazer nesta área, por esse motivo, o Clube VII envolve–se em projetos de extrema importância. A empresa está a dar início a uma colocação de painéis fotovoltaicos, para começar a produzir a sua própria energia. Esta é, sem dúvida, uma das prioridades da administração, do Clube VII. No dia 7/7/2019 foi criada uma Associação para apoiar a Família VII, “esta ideia de associação surgiu com a vontade de ajudar o filho de um trabalhador do Clube que tinha um problema grave de saúde”. O objetivo da associação é angariar fundos, para ajudar qualquer elemento do Clube VII. A associação continua a existir, através de quotas que os clientes pagam para a associação e sempre que seja preciso, o Clube organiza eventos de angariação de fundos. De forma a prestar ajuda a todos os que procuram uma vida melhor, o Clube VII também se preocupa em criar conteúdos mensais para os sócios, nas áreas de exercício e saúde. Esses conteúdos, geralmente são produzidos em formato de artigos, porque são “uma forma de divulgar as diferentes áreas do Clube”. Para um Clube que tenta ao máximo manter a proximidade com os seus sócios, a adaptação ao mundo digital é uma prioridade e preocupação. Ana Dâmaso fala dessa adaptação, em tempos de pandemia da Covid-19: “No dia 13 de março de 2020 encerrámos o Clube, 6 dias antes de Governo decretar o encerramento coercivo, no dia 14 de março já tínhamos as primeiras aulas on-line. O que tentamos fazer todos os dias é dar uma resposta rápida às necessidades dos nossos clientes.” Preocupados com o bem-estar dos seus sócios, o Clube VII também leva como prioridade, as formações dos técnicos. A média de idades dos clientes é de 42 anos, muitos já com patologias, daí a importância do investimento, na área de saúde, através da formação de técnicos.
Como Portugal vê o bem-estar?
Os portugueses não praticam atividade física com regularidade, de acordo com o “eurobaro-metro – Sport and physical activity december2017, há 11 países em que mais de metade dos inquiridos nunca praticam desporto, infelizmente Portugal está entre os 4 últimos países”. Segundo Ana Dâmaso, “quanto mais tarde começarmos realmente a mudar mentalidades, mais problemas vamos ter e mais encargos com o SNS. Um euro gasto em prevenção pode significar uma poupança de 5€ em tratamento de doenças (de acordo com um estudo recente australiano)”.São muitas as pessoas que esquecem da importância do desporto para o bem-estar psicológico, a Ordem dos Psicólogos Portugueses refere que 1 em cada 5 portugueses sofre de um problema de saúde psicológico.
O padel e a sua adesão.
Num país que revela pouca prática de exercício físico, o padel tem sido uma modalidade com “um crescimento incrível”. Tem havido uma vasta procura e o Clube VII dispõe de uma oferta muito variada de aulas de padel.“Também fazemos aluguer de campos mas a área de formação tem sido a nossa aposta desde que começamos a trabalhar nesta área em 2012” – afirma a Diretora Geral do Clube VII, Ana Dâmaso.
Como será o futuro?
O Clube VII tem como principal objetivo “transformar vidas” e, para isso, no futuro o Clube vai “continuar a investir” para dar uma resposta mais adequada às necessidades dos seus sócios ao nível de saúde. “É essa a nossa motivação, melhorar a experiência diária dos clientes para que eles voltem todos os dias. O bem-estar só pode ser a consequência deste nosso esforço!” – Ana Dâmaso.