Portugal pode ser um país pequeno, mas de braços abertos, sempre pronto a acolher, da melhor forma, as marcas de franchising. Para Vítor Oliveira, a recetividade dos portugueses a este modelo de negócio reflete-se na “modernidade e evolução do país.”
Essa modernidade pode ser verificada pela adesão das redes sociais. Em Portugal, as redes sociais da McDonald ́s são usadas para comunicar com os consumidores e fãs da marca. Vítor Oliveira diz tratar-se de “mais uma ferramenta de comunicação” que tem vindo “a incorporar na estratégia de comunicação da marca”. A nível nacional, 90 por cento dos restaurantes McDonald ́s, são geridos por franquiados.
Todos os restaurantes da marca seguem os princípios definidos, há mais de 50 anos, pelo fundador da McDonald ́s, Ray Kroc. De acordo com Vítor Oliveira, foram esses princípios que fizeram com que, desde maio de 1991, os portugueses se envolvessem, rapidamente com a marca e que “se adaptassem a uma nova forma de fazer uma refeição fora de casa”. Trinta anos depois, Vítor Oliveira, afirma com orgulho: “a nossa marca está enraizada na economia e nas comunidades locais, ocupando um lugar relevante no setor da restauração de serviço rápido”.
Neste momento, Portugal tem mais de 40 empreendedores a trabalhar neste sistema, mas a procura de novos franquiados, continua. Procuram-se pessoas com perfis de empreendedores e preparadas para os desafios do futuro, mas acima de tudo, que vivam o propósito da marca: alimentar e apoiar as comunidades. Tendo em conta, a luta que tem vindo a ser travada pela igualdade de género, convém referir que, cada vez mais, o número de candidaturas, por parte de mulheres empreendedoras, tem aumentado, “o que levou à duplicação de mulheres franquiadas no sistema McDonald’s em Portugal, nos últimos três anos”.Para além da inclusão do sexo feminino, há também uma procura em superar as expectativas dos consumidores, através da implantação de novos produtos adaptados aos gostos dos portugueses.
Apesar de ser um marca global, a McDonald’s procura “sempre preservar as características locais e os valores de cada país”. Um exemplo disso, foi a inclusão da sopa, um produto exclusivamente português. No futuro, a McDonald’s vai continuar a apostar nesta estratégia e Vítor Oliveira garante que serão lançadas novidades com sabores locais, desenvolvidas em parceria com fornecedores nacionais. Para além deste objetivo, a McDonald ́s compromete-se a manter o seu papel: “fazer a diferença e retribuir aqui parte do que aqui nos dão, há 30 anos!”.