: 25 de Abril, 2025 Redação:: Comentários: 0

A Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) nasceu em 2004, em resultado da convergência de interesses entre os setores público e privado, concretamente do Governo Regional, através da Direção Regional do Turismo (DRT), e da ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e fruto da necessidade de criar uma entidade que, em colaboração com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, por intermédio da DRT, trabalhasse exclusivamente na promoção do destino Madeira. Assim é desde então. Ao longo dos anos, a associação tem desenvolvido a sua atividade em torno da promoção e divulgação deste destino, quer no mercado interno, quer no mercado internacional, desenvolvendo para isso um conjunto de iniciativas que comunicam a oferta que o destino apresenta. “Estamos constantemente junto dos mercados a desenvolver ações com os operadores, precisamente para apoiá-los e incentivá-los em promoverem e venderem a Madeira aos seus clientes. Por outro lado, patrocinamos centenas de fam trips e press trips, todos os anos, com o propósito de mostramos in loco o destino que depois venderão nas lojas físicas ou plataformas online, e, igualmente, através das reportagens que escrevem no regresso às suas origens e publicam nas revistas, jornais e portais”, explica Eduardo Jesus, presidente da AP Madeira.

Ano após ano, a ilha da Madeira vem conquistando um lugar de destaque nas preferências de milhões de turistas. “A Madeira e Porto Santo são duas ilhas de um mesmo arquipélago com ofertas que se complementam, sobressaindo na segunda a extensa praia de areia dourada”. No que diz respeito à Madeira, realce para a multiplicidade de experiências que proporciona, onde um dos atrativos principais são os passeios levadas e trilhos, com cerca de três mil quilómetros para seguir e explorar, descobrindo paisagens de cortar a respiração, num encontro único com a natureza. As Reservas Naturais e Áreas Protegidas da Região Autónoma da Madeira, que representam 2/3 do território em terra, sendo que 89% do mar sob gestão do arquipélago, até as 12 milhas, é protegido, incluindo das ilhas Desertas e Selvagens,

E porque falar da Madeira é falar de um destino abençoado pela natureza, os jardins e parques, cuidadosamente tratados, e que demostram a grande diversidade de flores, plantas e árvores que existem na ilha, são o convite perfeito para vivenciar uma experiência única. “A Floresta Laurissilva, composta por árvores da família das lauráceas e endémico da Macaronésia, é marcante. A Madeira possui uma área preservada de cerca de 15 mil hectares, considerada Património Natural da Humanidade, pela UNESCO em 1999. A observação de cetáceos, os passeios de barco, a prática de desportos aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque, são algumas das propostas que podem ser feitas no mar”, acrescenta Eduardo Jesus.

Numa celebração que simboliza a renovação e a esperança, a Festa da Flor enche de cores, decorações e perfumes inesquecíveis a ilha da Madeira que, por esta altura, torna-se ainda mais especial, para os que a visitam, mas sobretudo para os que a vivem. “A Festa da Flor diz muito aos madeirenses que se orgulham do destino que partilham de braços abertos com milhares de turistas todos os anos. O destino Madeira é deslumbrante todo o ano. A Festa da Flor é um dos momentos que o torna ainda mais apelativo naquela altura primaveril”. Um evento que aconselhámos vivamente a não perder. Eduardo Jesus deixa-lhe também desde já o convite: “Deixamos um convite especial para programar uma visita à Madeira e testemunhar a bela homenagem dos madeirenses às flores nesta ilha de encantos.