Fundada em 1981, a Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A. é uma referência na produção de bacalhau, controlando todo o processo, desde a captura à comercialização.
Poderia começar por nos contar um pouco sobre a história da empresa? Como e quando surgiu a ideia de a fundar?
A empresa Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A. foi fundada em 1981, em Tondela pelo seu atual Presidente do Grupo: Sr. Rui Costa e Sousa.
Inicia a sua atividade com a comercialização de bacalhau, mas, rapidamente, alarga a operação, incluindo a transformação. Adquiriu a empresa Brites, Vaz & Irmãos S.A. – unidade de transformação de bacalhau, que é atualmente a seca mais antiga de Portugal, fundada em 1929.
Visionando a necessidade de responder a um outro segmento de mercado, em 2007, inaugurou a fábrica Bacalhau Demolhado Ultracongelado.
Com a aquisição, na Noruega, da Andenes Fiskemottak, uma estação de receção de peixe, e a construção da unidade de escala e salga Andoya Fisheries, permitiu à empresa controlar todo o processo produtivo, desde a captura do peixe até à sua comercialização.
Ao longo dos anos, a empresa expandiu-se significativamente, estabelecendo-se em mercados internacionais como o Brasil, Estados Unidos da América e a Noruega. Com empresas próprias e com capacidade para competir globalmente, mantendo a qualidade e a tradição do bacalhau português.
Na sua opinião, quais são os principais fatores distintivos desta empresa face aos seus concorrentes?
O Grupo Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A., orgulha-se de ser a única empresa que controla todo o processo produtivo do bacalhau, da captura até à comercialização.
A verticalização na fileira do bacalhau, permite atestar a qualidade, desde a aquisição das matérias-primas, passando por todas as etapas de processo, com o desígnio de levar o genuíno sabor do mar a todas as mesas do mundo.
É o rigor implementado em todas as operações, a dedicação e a paixão que distingue enquanto Grupo e que é reconhecido nas marcas autenticadas internacionalmente: Sr. Bacalhau e BomPorto.
Com décadas de experiência no setor, a empresa combina o conhecimento adquirido ao longo de gerações, os métodos tradicionais de cura e secagem com tecnologias modernas e inovadoras, assegurando a sustentabilidade das gerações futuras, obtendo um produto final de excelência, garantindo a satisfação de todos os seus clientes.
Com a aproximação do Natal, uma época em que o bacalhau é dos alimentos mais consumidos, como é que a empresa se está a preparar para responder à elevada procura?
A estratégia é planeada no arranque de cada ano.
Com a proximidade do Natal, intensifica a produção nas suas unidades.
Mantém um rigoroso controlo de stocks, com especial atenção nos picos de procura.
Implementa uma logística eficiente para garantir que o bacalhau chega em perfeitas condições aos pontos de venda.
Fortalece as parcerias com distribuidores e retalhistas para assegurar que o bacalhau está disponível em todos os mercados onde a empresa opera.
Realiza campanhas promocionais e de marketing para atrair os consumidores e destacar a qualidade do seu bacalhau, aproveitando a tradição e o aumento do consumo deste produto, durante a época natalícia.
Que metas esperam alcançar nos próximos cinco anos?
Ser reconhecida como a empresa que produz o melhor bacalhau português do mundo com domínio total do processo do mar até à mesa.
Pretende aumentar a sua presença em mercados internacionais, continuar a investir em tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis para melhorar a eficiência dos processos produtivos e reduzir o impacto ambiental.
Reforçar a marca Sr. Bacalhau como sinónimo de qualidade e tradição, através de campanhas de marketing e parcerias estratégicas.