Incluída no Grupo Oriental, Santa Maria é a ilha mais meridional do arquipélago dos Açores. Composta por um único concelho, cuja sede se localiza em Vila do Porto, é constituída por 5 freguesias: Almagreira, Santa Bárbara, Santo Espírito, São Pedro e Vila do Porto. A data da sua descoberta é, ainda hoje, controversa, no entanto, é apontada por alguns historiadores como a primeira ilha açoriana onde os navegadores portugueses aportaram, entre 1423 e 1432, tendo sido os seus primeiros habitantes originários do Algarve, Alentejo e Beiras, impulsionados por Gonçalo Velho.
Santa Maria é a ilha que nasceu duas vezes, fazendo com que geologicamente seja tão rica em termos ambientais e paisagísticos. É também “a ilha dos céus”, com um património valioso no que diz respeito à aviação civil e com os olhos postos na dianteira do setor do Espaço, olhando já para as estrelas através da Estação RAEGE e vendo os satélites passar através do Teleporto de Santa Maria. Toda a costa da ilha de Santa Maria é bastante recortada, quer em pontas, quer em baías, que oferecem excelentes condições para prática de desportos náuticos. Praias de águas límpidas e paisagem envolvente de grande exuberância, constituem os principais cartazes turísticos de Santa Maria.
Uma ilha de mar, experiências e sabores
Venha com tempo para experimentar todos os produtos: mergulhar com jamantas e tubarões baleia; aproveitar a serenidade de todas as nossas baías (Anjos, Praia Formosa, São Lourenço e Maia); apreciar a paisagem vitivinícola; fazer a rota dos fósseis e ver jazidas a céu aberto; fazer o grande trilho de 78 km à volta de toda a ilha; aventurar–se pelas cascatas; fazer BTT nos nossos trilhos cicláveis (os únicos nos Açores) e tentar avistar a ave mais pequena da Europa – a Estrelinha de Santa Maria. Aproveite para visitar o Museu de Santa Maria, a Cooperativa de Artesanato, a Casa dos Fósseis, o Centro Interpretativo Dalberto Pombo, requisitar um livro na Biblioteca Municipal, ver um filme ou espetáculo no Atlântida Cine e fazer o Roteiro do Aeroporto de Santa Maria, numa verdadeira emersão por este património histórico. Compre no artesanato local (tecelagem, cerâmica e vime) e desfrute dos eventos culturais. Da terra e do mar para o prato! Delicie-se com as meloas (e a compota), o mel, o queijo de ovelha, o borrego, o caldo de nabos, as tradicionais Sopas do Espírito Santo, os biscoitos de orelha (e o gelado já com esse sabor), as júlias, as cavacas, o bolo colombo, as rosas, o pão caseiro, as cervejas artesanais, o vinho local, as alheiras e os molhos. Visitar Santa Maria é fazer uma viagem de sabores entre o tradicional e o contemporâneo.