Património
Benavente afirma-se como um território tipicamente ribatejano, onde as terras da borda d’ água, da lezíria e da charneca, marcam profundamente a identidade cultural. A riqueza histórica e cultural, aliada a um património natural de inestimável valor, confere a toda esta região uma beleza singular, e quem nos visita não ficará indiferente à diversidade de pontos de interesse que o concelho oferece.
O Núcleo Museológico Agrícola em Benavente, apresenta uma exposição etnográfica “O Calendário Agrícola” que representa o ciclo produtivo da cultura do arroz.
Damos particular destaque aos núcleos históricos de Benavente e Samora Correia, marcados por um casario regular com pontos de interesse do maior relevo. Em Samora Correia, a Igreja Matriz de Samora Correia, datada de 1721, consagrada a Nossa Senhora de Oliveira, Padroeira da freguesia, que inclui altares de talha dourada, painéis de azulejos e pinturas murais. Em Benavente, o Pelourinho, de 1516 e o Cruzeiro de Calvário, século XVII, como um excelente miradouro sobre o rio Sorraia.
Gastronomia
A gastronomia ribatejana reflete a tradição campina e a influência do rio. Entre os pratos regionais destacamos o Cozido de Carnes Bravas, o Torricado com Bacalhau, o Ensopado de Enguias e, naturalmente, todos os pratos confecionados com o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Este arroz, dá o nome ao Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, um evento de grande sucesso que já se afirma como marca deste território, tendo lugar no mês de maio. Na doçaria regional destacamos o arroz-doce, o bolo podre e o bolo branco. Os vinhos da Companhia das Lezírias e A+MA+RU+FA, refletem a sua história e a harmonia com a natureza.
Tradição, Lezíria Ribatejana, Charneca, Toiros, Cavalos, Património e Gastronomia…
As suas gentes envaidecidas fazem do município de Benavente um lugar acolhedor.