Sob a liderança visionária de Luís Candeias, a Siemens Mobility Portugal vive uma fase de forte crescimento e inovação. Apostada em reforçar a engenharia “Made in Portugal” e em liderar a digitalização da mobilidade, a empresa afirma-se como um hub de talento e tecnologia sustentável, com impacto dentro e fora de portas.
Passado cerca de dois anos desde a última entrevista à Mais Magazine, que balanço faz do percurso da Siemens Mobility Portugal e da concretização das metas que então definiu?
Nestes dois anos, a Siemens Mobility Portugal percorreu um caminho de transformação profunda e crescimento sustentado, sempre alinhada com a visão estratégica global da Siemens Mobility. O balanço que faço é francamente positivo — não apenas pelos objetivos que alcançámos, mas sobretudo pela forma como nos posicionámos para o futuro. Começámos por reorganizar a estrutura interna, com o objetivo de a tornar mais ágil, colaborativa e orientada para resultados. Esta mudança permitiu-nos acelerar a tomada de decisão, reforçar a proximidade com os nossos clientes e aumentar a eficiência operacional em todas as áreas da empresa. Esta reorganização interna também inclui a implementação de um plano de formação, no sentido de homogeneizar processos e cultura de empresa.
Paralelamente, apostámos fortemente na digitalização interna, com a adoção de ferramentas colaborativas, automatização de processos e integração de plataformas de gestão de projeto e operação. Esta transformação digital não só melhorou a produtividade e colaboração, como também aumentou a transparência e a capacidade de resposta da organização. Um dos pilares mais importantes deste percurso foi a valorização da Engenharia “Made in Portugal”. Reforçámos as nossas equipas com contratações estratégicas em áreas-chave, como software, sistemas de sinalização e gestão de projetos. Hoje, temos uma equipa mais robusta, mais especializada e com maior capacidade de entrega — tanto a nível nacional como internacional. Este investimento refletiu-se numa melhoria clara da eficiência operacional, com ganhos visíveis em prazos, qualidade e fiabilidade. Conseguimos entregar projetos complexos com elevados padrões de exigência, o que reforçou a confiança dos nossos clientes e parceiros. Crescemos de forma sustentada, com base em projetos sólidos e numa cultura de excelência. E, mais importante ainda, preparámos a organização para o futuro. Estamos já envolvidos em iniciativas internacionais, temos equipas portuguesas a contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais e de inteligência artificial aplicadas à mobilidade, como a plataforma Railigent X.
Olhando para o futuro, vejo a Siemens Mobility Portugal como um hub de inovação, engenharia e talento, com capacidade para liderar projetos de mobilidade inteligente em qualquer parte do mundo. O nosso compromisso é claro: continuar a crescer com responsabilidade, a inovar com propósito e a contribuir ativamente para uma mobilidade mais sustentável, eficiente e segura — em Portugal e além-fronteiras.

De que forma a sua liderança tem contribuído para o desenvolvimento da equipa e para reforçar as competências nacionais de engenharia?
O verdadeiro motor do nosso sucesso tem sido, sem dúvida, a equipa. A nossa abordagem à liderança privilegia o envolvimento ativo das pessoas, promovendo uma cultura de responsabilidade, inovação e desenvolvimento. Acreditamos que o crescimento da equipa é o alicerce para o fortalecimento da engenharia nacional.
Temos investido em formação técnica especializada, que capacita os nossos talentos para enfrentar desafios complexos e assumir papéis de maior responsabilidade. A exposição internacional — através de projetos globais e mobilidade entre equipas — tem sido um catalisador para o crescimento individual e coletivo.
Lançámos um programa de formação em liderança para alinhar práticas e conceitos de liderança dentro da organização. Desenvolvido com especialistas externos, inclui sessões de autoconhecimento, competências interpessoais, liderança autêntica e comunicação eficaz. Composto por várias fases, combina workshops, mentoring entre pares e momentos de partilha coletiva, sendo essencial para reforçar a cultura de exigência e criar uma base comum de competências entre as chefias intermédias. A criação de hubs de competência como o SIBAS16, o Centro de Software em Aveiro e outros que temos vindo a negociar internamente são marcos importantes. Estes centros não só desenvolvem soluções tecnológicas para clientes em todo o mundo, como também funcionam como plataformas de crescimento e inovação para as nossas equipas multidisciplinares. São exemplos concretos da força da Engenharia “Made in Portugal”.
O reconhecimento externo é reflexo direto da competência interna. Dois dos nossos engenheiros da área de Inovação foram recentemente distinguidos como “Senior Key Experts” pela Siemens Mobility na Alemanha, integrando a rede global de especialistas da empresa. Esta distinção valida a qualidade técnica da nossa engenharia e reforça o posicionamento de Portugal como referência internacional na área. Praticamos a liderança orientada para criar condições que desafiem cada pessoa a ir mais longe, a evoluir, a inovar e contribuir ativamente para uma equipa que se distingue pela sua competência, resiliência e paixão pelo que faz. Apostamos numa cultura de melhoria contínua, sustentada por objetivos, medição e monitorização permanente, garantindo evolução consistente e resultados tangíveis, elevando a engenharia portuguesa a novos patamares — dentro e fora de portas.
Quais os projetos nacionais e internacionais mais relevantes que a Siemens Mobility desenvolveu/está a desenvolver em Portugal e qual o impacto esperado?
Um dos projetos nacionais mais emblemáticos é a Modernização dos Sistemas de Sinalização Ferroviária na Grande Lisboa, recentemente adjudicado, e que representa muito mais do que uma simples atualização tecnológica — é uma intervenção estrutural que permitirá uma gestão mais eficiente do tráfego ferroviário na zona de Lisboa, especialmente em estações com elevado volume de circulação. A infraestrutura será preparada para integração com o ETCS (European Train Control System) e com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), assegurando compatibilidade funcional e promovendo uma rede ferroviária mais segura, interoperável e competitiva.
Outro pilar menos visível, mas essencial, da nossa atuação em Portugal são os projetos de manutenção ferroviária. A Siemens Mobility garante a operação segura da rede ferroviária nacional, em todo o território, através de equipas altamente qualificadas, que operam de forma contínua. Esta competência técnica altamente especializada e operacional é absolutamente crítica para assegurar a continuidade e segurança dos serviços, a segurança dos passageiros e a fiabilidade da infraestrutura. A manutenção preventiva e corretiva que realizamos é um dos pilares da excelência operacional da ferrovia portuguesa. No plano internacional, a Siemens Mobility Portugal tem contribuído de forma ativa e reconhecida para projetos em todo o mundo. Destaco com particular orgulho o projeto de Alta Velocidade no Egito, onde tive a responsabilidade de liderar a componente de sinalização e telecomunicações. Este projeto é um marco global pela sua dimensão, complexidade e impacto, ligando cidades com tecnologia de ponta e promovendo mobilidade sustentável. A nossa participação em projetos internacionais estende-se à Austrália, Ásia, América do Norte e do Sul, África — com destaque para o Egito — e também na Europa, em países como Bélgica, Itália, Finlândia, entre outros. Esta abrangência reflete a confiança na competência técnica e na qualidade da Engenharia “Made in Portugal”, reconhecida como referência no grupo Siemens Mobility.
Que valores orientam a atuação atual da Siemens Mobility e de que forma se refletem no trabalho da equipa?
Os nossos valores — Excelência, Inovação, Sustentabilidade, Ética, Integridade e Colaboração — não são apenas princípios orientadores, mas sim pilares que moldam a forma como trabalhamos e evoluímos enquanto equipa. Estes valores estão profundamente integrados na nossa cultura e são compromissos diários que orientam decisões e regulam a relação com clientes. A nível global, estamos comprometidos com a eficiência e eficácia operacional, promovendo uma abordagem de “fazer bem à primeira”, que valoriza a qualidade técnica, a responsabilidade individual e o foco no cliente. Em Portugal, a filosofia tem sido adotada com grande empenho, e, elevando o nível da nossa equipa e reforçando a competitividade através de entregas com maior valor acrescentado. Um exemplo claro desta transformação é o nosso investimento em digitalização, com destaque para a integração de metodologias BIM (Building Information Modeling) e o desenvolvimento de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning. Estas tecnologias não servem apenas para automatizar tarefas, mas para redefinir processos, melhorar a tomada de decisão e aumentar a produtividade, com forte envolvimento e espírito empreendedor da equipa, que contribui com ideias aplicadas em projetos estratégicos.
Acreditamos que o sucesso coletivo nasce da valorização do talento individual, da colaboração entre equipas multidisciplinares e da capacidade de inovar com propósito. É com este espírito que continuamos a construir o futuro da mobilidade, alinhados com a visão global da Siemens Mobility e com o compromisso de transformar ideias em soluções sustentáveis e impactantes.

Quais os principais desafios atuais da mobilidade e como a digitalização pode ajudar a superá-los?
A mobilidade enfrenta hoje desafios complexos e interligados, nomeadamente, a descarbonização, a urbanização acelerada, a pressão sobre infraestruturas existentes, o custo de investimento ou manutenção da infraestrutura e a necessidade de maior eficiência operacional. Superá-los exige uma resposta estratégica e tecnológica robusta, baseada em inovação, sustentabilidade e escalabilidade. O setor ferroviário, pela sua natureza sustentável e capacidade de transporte em massa, tem um papel central na mobilidade. Para cumprir esse papel, é essencial transformar a forma como operamos e é na digitalização que encontramos o motor dessa mudança. Estamos a aplicar tecnologias digitais avançadas como Big Data, Inteligência Artificial, Digital Twins, redes 5G e FRMCS (Future Railway Mobile Communication System) para aumentar a fiabilidade, segurança e eficiência dos sistemas ferroviários. Um exemplo emblemático é o ATO (Automatic Train Operation) sobre ETCS (European Train Control System), que permite a operação automática de comboios em linhas existentes, adiando a necessidade de investimentos significativos na infraestrutura. Esta solução já demonstrou resultados concretos: aumento da capacidade das linhas até 30%, redução do consumo energético até 30% e melhoria da pontualidade em cerca de 15%, como comprovado na linha de Hamburgo, em parceria com a Deutsche Bahn.
A digitalização também permite uma gestão de tráfego em tempo real, maior resiliência operacional, redução de custos e uma experiência mais fluida para os passageiros. Plataformas Siemens como a Signaling X, baseadas em tecnologia Cloud, estão a transformar a gestão de tráfego, mais centralizada, disponível, flexível e escalável. Em Portugal, estamos a dar passos firmes nesta direção. Lisboa assume-se como cidade-piloto na adoção de tecnologias como o CBTC em GoA2 com ATO da Siemens em fase de implementação em 3 das 4 linhas do Metropolitano de Lisboa, preparando-se para uma operação mais automatizada e eficiente. A futura Linha Violeta que está em concurso para adoção desta tecnologia, e temos uma perspetiva positiva de expansão futura a toda a rede. Apesar dos avanços, persistem desafios técnicos e organizacionais: compatibilidade entre sistemas, atualização do material circulante, integração com infraestruturas existentes, formação contínua e cibersegurança. A uniformização através do ETCS é essencial para garantir interoperabilidade transfronteiriça e segurança em redes internacionais, o STM é sem dúvida um desafio que temos de ultrapassar como país e no qual a Siemens Mobility tem contribuído de forma direta com soluções criativas enquadradas nos standards e padrões europeus que garantem uma visão de sustentabilidade a longo prazo.
Na Siemens Mobility Portugal, estamos a transformar a forma como entregamos engenharia, através de transformação para uma cultura AGILE colaborativa com adoção de práticas e metodologias SCRUM, apostando em pacotes de trabalho com maior valor acrescentado, melhoria da qualidade técnica e maior previsibilidade, uma Engenharia “Made in Portugal” — marcada pela excelência, inovação e impacto real. A digitalização não é apenas uma ferramenta — é uma estratégia transformadora que nos permite enfrentar os desafios da mobilidade com confiança, inteligência e visão de futuro, e que impulsiona uma ferrovia mais inteligente, eficiente e sustentável, com impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos e na competitividade do país.

De que forma a Siemens Mobility está a promover a sustentabilidade e a inovação no setor dos transportes?
Na Siemens Mobility, acreditamos que a sustentabilidade e a inovação não são apenas prioridades — são responsabilidades. A nível global a nossa abordagem assenta em três pilares fundamentais — tecnologia verde e digitalização, integração inteligente e compromisso com a neutralidade carbónica — e em Portugal estes princípios ganham forma através de iniciativas concretas: Tecnologia verde e digitalização – Apostamos em transporte elétrico e plataformas digitais que melhoram a operação e manutenção ferroviária. O Centro de Competências de Software em Aveiro é outro exemplo da nossa ambição: desenvolvemos ferramentas digitais que suportam soluções de mobilidade inteligente e intermodal, como o Software Suite X, com impacto direto em projetos internacionais — desde a gestão integrada de redes à previsão de falhas e otimização de recursos, com engenharia portuguesa. Integração inteligente – Sistemas como ETCS e ATO aumentam a segurança, eficiência e capacidade das linhas existentes, adiando a necessidade de investir em novas infraestruturas e com menor impacto ambiental. Em Portugal, modernizamos infraestruturas com encravamentos eletrónicos compatíveis com o ETCS, garantindo interoperabilidade europeia e preparando a rede ferroviária para o futuro da mobilidade.
Compromisso com a neutralidade carbónica – Estamos alinhados com os objetivos climáticos globais e empenhados em tornar as nossas operações e soluções neutras em carbono. O comboio, por definição, é o meio de transporte mais sustentável — e garantir que está sempre disponível, seguro e eficiente é um contributo direto para esse objetivo. As nossas equipas de manutenção, discretas, mas fundamentais, asseguram diariamente os mais altos níveis de desempenho, incentivando a escolha do transporte coletivo em vez do automóvel. A inovação está no nosso ADN. Trabalhamos lado a lado com clientes, parceiros e governos para moldar o futuro da mobilidade —mais sustentável, mais digital e mais acessível para todos.
Qual a sua visão para o futuro da Siemens Mobility em Portugal e o contributo que pretende deixar para o país?
A minha visão para o futuro da Siemens Mobility Portugal é posicionar o país como um polo estratégico de inovação, engenharia e excelência na mobilidade inteligente e sustentável — alinhada com a visão da Siemens Mobility global e com a estratégia a nível regional. Além disso, ter uma participação no desenvolvimento da infraestrutura ferroviária, quer na convencional, quer na de Alta Velocidade, onde somos líderes e pioneiros a nível mundial. Vivemos uma transformação profunda no setor dos transportes, impulsionada pela digitalização, sustentabilidade e inteligência artificial. A Siemens Mobility Portugal tem todas as condições para ser protagonista neste novo paradigma, com uma operação cada vez mais orientada para soluções digitais baseadas em dados, IA generativa e algoritmos preditivos aplicados à manutenção, operação e planeamento ferroviário.
Paralelamente, reforçamos a liderança na modernização da infraestrutura ferroviária nacional com Engenharia “Made in Portugal”, como nos projetos do Metro de Lisboa e na Linha de Cintura e Linha do Norte, com encravamentos eletrónicos preparados para ETCS e ATO. Estas competências têm potencial para escalar internacionalmente, consolidando Portugal como centro de excelência em sinalização ferroviária. A fiabilidade dos nossos sistemas e o trabalho das equipas de manutenção são fundamentais para garantir que o comboio — o meio de transporte mais sustentável — seja cada vez mais utilizado.
Em suma, vejo a Siemens Mobility Portugal como um hub de talento, inovação e impacto positivo, que contribui para a descarbonização da mobilidade, o desenvolvimento económico e a projeção internacional da engenharia “Made in Portugal”.

