Paialvo é uma das 11 união/freguesias que compõem o concelho de Tomar e uma das intervenientes naquela que é a maior festividade deste concelho: a Festa dos Tabuleiros. Amâncio Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia, dá a conhecer o importante contributo da freguesia na organização desta inigualável festa.
A Festa dos Tabuleiros está de regresso a Tomar e com ela a tarefa de preparar em tempo recorde a mais grandiosa festividade da cidade templária. A preparação desta festa secular começa com seis meses de antecedência com a colaboração de todos os participantes e alguns voluntários, cheios de alegria e garra para a confeção das flores, montagem e ornamentação dos tabuleiros. Este é um evento alusivo ao Espírito Santo que une a população com um objetivo em comum.
A Junta de Freguesia de Paialvo faz parte da Comissão Central, entidade responsável pela definição do número de tabuleiros que cada freguesia leva no cortejo, bem como por todos os processos inerentes à participação. Este ano, à semelhança do que aconteceu em 2019, os paialvenses voltarão a participar em força numa das maiores festividades do país, levando 30 tabuleiros à grande festa. “Esta festa é o orgulho e a alegria de todos os tomarenses, onde todos se unem com o mesmo objetivo: o de cumprir uma tradição secular”, afirma Amâncio Ribeiro.
Ao longo do ciclo festivo de dez dias são esperadas centenas de milhares de pessoas na cidade templária. Um número que não só representa a grandiosidade desta celebração, como também se revela fundamental para a economia local, restaurantes e unidades de alojamento que, por estes dias, recebem transeuntes de todos os pontos do país. “Deixo o desafio a todos os visitantes da Festa dos Tabuleiros para visitarem a Freguesia de Paialvo, uma freguesia com muita história, com alojamentos locais de excelência e com gastronomia nacionalmente reconhecida”.
O convite está feito e não há melhor pretexto do que a Festa dos Tabuleiros para rumar ao concelho de Tomar e conhecer um dos seus segredos mais bem guardados: Paialvo, as suas gentes e a sua história.