: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Ageas Seguros assume o compromisso de apoiar e acompanhar a evolução do enoturismo e contribuir para que seja um setor seguro, sustentável e inclusivo. Neste sentido, a conhecida seguradora tornou-se parceira da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), através de um protocolo que oferece às empresas deste setor um plano gratuito de prevenção e análise de risco.

O enoturismo é uma prioridade para o desenvolvimento turístico do país, e é igualmente uma atividade em ascensão. Prevê-se que este setor registe um crescimento significativo no período pós-pandémico, por estar situado em regiões menos povoadas, ter mais atividades ao ar livre e ser uma atividade bastante controlada, o que garante maior conforto aos turistas.

Com uma aposta muito forte da Ageas Seguros no segmento empresas e em proporcionar serviços e produtos de seguros personalizados, a ação da seguradora neste setor pretende ser, sobretudo, preventiva. Com a missão de tornar as empresas de enoturismo portuguesas locais mais protegidas e seguras, ao mesmo tempo que consegue dar resposta à crescente demanda por este mercado.

A formalização da parceria com a APENO vai ao encontro do plano estratégico de sustentabilidade definido pela Ageas Seguros, que pretende promover a divulgação do serviço de Prevenção e Análise de Risco (PAR) junto das empresas do setor.

Com o mote da Prevenção e Proteção das empresas, a Ageas Seguros acredita que esta é a chave para uma gestão mais eficiente e sustentável dos negócios, cujo objetivo além de apoiar o que melhor se faz no enoturismo em Portugal, também é contribuir para que este seja um setor mais protegido, seguro, sustentável e inclusivo.

Prémio Nacional de Enoturismo 2022

Clientes da Ageas Seguros do setor do enoturismo estão agora mais protegidos

A necessidade da proteção do património e do negócio das empresas, decorrente de potenciais eventos naturais, tem contribuído para o aumento da procura de produtos de seguros relacionados com esta componente. Os clientes são cada vez mais informados, planeando cada vez melhor o futuro e protegendo o seu património das incertezas. Enquanto seguradora, a Ageas Seguros, pretende proporcionar tanto a
empresas como a particulares serviços com foco na prevenção, de modo a limitar e minimizar as perdas que possam advir destes fenómenos.

Como uma seguradora que aposta na prevenção, a Ageas Seguros pode ser o parceiro ideal das empresas de enoturismo. Não só por todas as vantagens que estão relacionadas com a prevenção do risco, que visam despertar as empresas para a temática e para a implementação de boas práticas, mas também porque enquanto seguradora está sempre atenta às necessidades de cada cliente. Desta forma, a Ageas Seguros consegue incutir uma cultura de comportamento mais segura, com impacto direto na redução do número de acidentes de trabalho, proteção do património e consequentemente a melhoria da eficiência na gestão e na produtividade, com um retorno mais positivo para as empresas.

Nesse sentido, a Ageas Seguros assinou um Memorando de Entendimento com a APENO para a promoção e divulgação do serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco), um serviço diferenciador e gratuito para clientes, que tem como objetivo avaliar os riscos a que as empresas estão expostas, bem como as possíveis consequências, e atuar na sua prevenção. Como resultado desta avaliação, este serviço inclui a elaboração de relatórios com as medidas de prevenção e recomendações para reduzir os riscos inerentes à atividade das empresas. Com o PAR, a Ageas Seguros pretende ajudar o setor do enoturismo a mitigar eventuais acidentes, tanto ao nível do património como dos colaboradores.

Prémio Nacional de Enoturismo 2022

Grupo Ageas comprometido com a Sustentabilidade

O Grupo Ageas Portugal tem como parte da sua estratégia o objetivo de crescer de forma sustentável, pelo que a sustentabilidade assume um papel preponderante, possibilitando desta forma um impacto ambiental e social na sociedade.

Hoje, mais do que nunca, torna-se essencial pensar no amanhã e garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e vindouras. Enquanto Grupo segurador, a Ageas encontra-se no centro de várias questões sociais e ambientais que estão muito presentes nas vidas de todos e que geram riscos e oportunidades para as marcas do Grupo Ageas Portugal.

Prémio Nacional de Enoturismo 2022


Foi com o intuito de desenvolver trabalho com as equipas de negócio e testar soluções diferenciadores baseados numa ótica de valor partilhado, que o Grupo criou a área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Esta evoluiu e, em 2019, tornou-se clara a necessidade de a Ageas estabelecer uma abordagem integrada da sustentabilidade para todo o Grupo. Em consequência, a área de RSC foi renomeada para Sustentabilidade, definindo a sua estratégia com foco em três pilares: construir uma sociedade mais saudável, estar preparado para uma sociedade mais envelhecida e contribuir para uma sociedade mais resiliente.

Esta decisão de integrar a componente da sustentabilidade na Direção onde se encontra a estratégia, demonstra a importância que esta tem no Grupo Ageas Portugal. Enquanto grupo segurador, a Ageas pretende ir muito além dos seguros e isso passa por ser um promotor de mudança dentro e fora da sua comunidade.