O Instituto Nun’Alvres (INA), que pertence a uma rede mundial de mais de 890 escolas dos jesuítas, conta com uma história de 90 anos de dedicação à educação e ao ensino. Abriu portas, em Portugal, em 1932 e rapidamente conquistou uma posição de destaque no panorama nacional, tendo-se tornado num marco do ensino de excelência em toda a região, mas também no país.
Ao longo da sua história, o INA passou por diferentes países, por diversas etapas, mas nunca desistiu de cumprir a sua missão de educar a cabeça, o coração e as mãos. Tão longa quanto a história desta escola são as histórias de tantos antigos alunos que se formaram aqui e que ainda hoje reconhecem a importância desta casa nas suas vidas, seja pela formação académica, seja pela formação do carácter. Por onde quer que vamos, é quase impossível não encontrar um antigo aluno desta casa, cheio de histórias para partilhar, memórias vivas que nos falam dos grandes pilares deste Castelo, como carinhosamente lhe chamam os seus atuais alunos.
No presente, o INA é uma das cinco escolas que compõem o centro educativo do Colégio das Caldinhas, que este ano celebra 90 anos de história. Um centro formativo inovador, ao serviço da educação do país e da região, que promoveu e promove uma formação académica e humana de excelência. “Os nossos objetivos não se centram apenas nos resultados académicos, mas na pessoa como um todo, isto é, na forma como os resultados académicos são reflexo de uma formação integral, que, numa visão holística do ser humano, procura desenvolver de forma equilibrada todas as suas dimensões”, explica o Pe. Carlos Carvalho, Diretor Pedagógico.
Como escola da Companhia de Jesus, o INA é orientado pelos princípios do seu Ideário, assumindo assim uma missão educativa a partir de valores humanistas e cristãos. Como escola católica, o INA não só tem por missão assegurar as aprendizagens académicas dos seus alunos, como também educá-los, como cidadãos globais, como agentes de transformação do mundo e da sociedade. “Procuramos educar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, isto é, conscientes de si e das suas capacidades, competentes no serviço e no exercício dos seus talentos, compassivas com o outro e descentradas de si, comprometidas com a resolução dos problemas e com a transformação do mundo. Esta é a nossa visão sobre a educação, uma visão humana, que faz da nossa casa, todos os dias, um espaço para crescer”, confidencia. Neste processo de educação integral, a par das atividades letivas, são também essenciais a presença e as atividades da pastoral, assim
como, um conjunto de atividades desportivas. Em estreita colaboração com as famílias, a pastoral e os educadores, procuram acompanhar de forma individual cada aluno, dentro e fora da sala de aula, ajudando-os a tomar consciência do seu próprio processo de crescimento. “Este acompanhamento personalizado, que é muito valorizado pelas famílias, reflete-se nas boas relações existentes entre educadores, professores e alunos, e no cuidado que é posto no acompanhamento de cada um”.
Fundamental, ainda, são os espaços verdes do Colégio (Bosque, Quinta e Horta Pedagógica), que favorecem um contacto diário com a natureza. “Estes espaços são uma mais-valia pedagógica e são frequentemente usados para diferentes atividades, incluindo aulas ao ar livre, educando para o cuidado da casa comum”. A par destes espaços verdes, existem também salas inovadoras, com mobiliário adaptado às novas
metodologias de ensino, que facilitam uma maior interação entre os alunos e uma maior dinâmica colaborativa na aprendizagem. “A inovação não passa só pela pedagogia, mas também pelos espaços, tornando a escola um lugar agradável e motivador”, explica.
A nível do ensino regular, o INA tem uma oferta educativa desde o 1.º ano até ao 12.º ano, tendo em funcionamento todas as áreas dos cursos científico-humanísticos. Neste contexto importa referir que, desde há três anos, o INA é uma Cambridge Partner School, aplicando este método de ensino do Inglês desde o 1.º ao 12.º ano e reforçando os tempos letivos da disciplina. Esta mudança tem permitido aos alunos melhorar as suas aprendizagens nesta língua e aceder mais facilmente à certificação linguística, no final de cada ano letivo, obtendo excelentes resultados. Para além disso, o INA dispõe também de uma parceria com o Centro de Cultura Musical (CCM), que pertence ao Colégio das Caldinhas, para o
ensino da música no 1.º CEB, reforçando a formação cultural dos seus alunos, e para o ensino articulado da música no 2.º e 3.º CEB. “Esta parceria permite aos nossos alunos desenvolver o gosto pela arte e pela cultura”.
A nível do Ensino Profissional, o INA dispõe de uma oferta de quatro cursos técnico-profissionais, financiados pelo POCH e de acesso gratuito, nas áreas da saúde, restauração e eletrónica. “Procurando adaptar a nossa oferta educativa à realidade do mercado de trabalho, para o próximo ano letivo, temos em aprovação a abertura de um novo curso: Curso Técnico de eletrónica médica (TEM)”. Em reconhecimento do trabalho diário que há vários anos os seus educadores desenvolvem na educação humana e profissional dos alunos e da vasta rede de parcerias de que dispõe, o INA é certificado com o Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, vendo assim reconhecidos externamente as suas práticas educativas.
Os Colégios da Companhia de Jesus, em Portugal e Espanha, têm procurado responder aos atuais desafios da sociedade revendo práticas educativas e promovendo uma reflexão profunda sobre o perfil do aluno de hoje e o cidadão que querem educar para o futuro. Assim, após um longo período de reflexão, têm vindo a introduzir pedagogias mais ativas, enriquecendo o currículo, criando novas disciplinas e projetos, como são exemplo o Projeto Pensamento Crítico, o Projeto de Programação e Robótica, o Projeto da Interioridade, ou ainda o Projeto da Horta Pedagógica. “Temos, ainda, em curso diversos projetos promovidos pelo nosso Gabinete de Psicopedagogia e pelo Gabinete de Apoio
ao Aluno e à Família, que procuram atender mais ao desenvolvimento emocional e social dos nossos alunos, ajudando-os a lidar com a frustração, com os seus sentimentos e emoções, capacitando-os para a resolução autónoma de conflitos e ajudando-os a refletir sobre
os seus atos”. Dentro dos projetos de cariz mais social, o INA tem procurado promover um contacto amplo com realidades próximas e distantes, sensibilizando os alunos para as grandes questões mundiais, como a ecologia ou a pobreza.
Se há um elemento que define o INA, ao longo dos seus quase 120 anos de história, é a inovação. E é também por aqui que passará o futuro da instituição. “Sabemos que temos muito desafios pela frente, sabemos que a educação é cada vez mais uma ciência complexa, sabemos que o mundo está em constante mudança, por isso não queremos desistir de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de construírem um projeto de vida que lhes permita ser felizes e transformar o mundo. Não queremos desistir de formar cidadãos globais: homens e mulheres para e com os outros”.